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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0524 - Desigualdade: Conceito, Mensuração e Novas Abordagens
Inequality: Concepts, Measurement and New Approaches

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos um panorama sobre o tratamento dado pela sociologia à temática da desigualdade com ênfase nas suas formulações conceituais e seus desdobramentos na pesquisa empírica. Será dada especial atenção aos mecanismos de produção e reprodução das desigualdades, suas principais clivagens. Algumas unidades do programa serão dedicadas exclusivamente à análise do caso brasileiro e suas especificidades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5274801 - Marcia Regina de Lima Silva
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. As concepções clássicas das Desigualdades
2. As abordagens contemporâneas das desigualdades
3. Mensuração das desigualdades I
4. Mensuração das desigualdades II
5. Análise da Produção e dos Efeitos de Desigualdades Sociais
6. Novas dimensões da desigualdade I: a noção de desafiliação e o debate europeu
7. Novas dimensões da desigualdade II: a sociedade em guetos e o debate norte-americano
8. Novas dimensões da desigualdade III: os conceitos de marginalidade e vulnerabilidade no debate latino-americano
9. O debate brasileiro
10. Gênero e desigualdade
11. Desigualdade racial
12. Desigualdade e Mobilidade
13. Enfrentamento das desigualdades I: o debate sobre inclusão
14. Enfrentamento das desigualdades II: experiências na sociedade brasileira
 
 
 
Avaliação
     
Método
aulas expositivas, análise e discussão de textos previamente lidos pelos alunos ; Seminário programado.
Critério
Trabalho individual e 1 trabalho em grupo
Norma de Recuperação
O aluno que obtiver freqüência superior a 75% e obtiver média final inferior a 5,0 mas superior a 3,0 poderá realizar uma prova escrita abrangendo todo o programa da disciplina a ser realizada no primeiro mês do semestre seguinte ao de reprovação.
 
Bibliografia
     
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Wright, Erick O. (1997). Class Counts: Comparative Studies in Class Analysis. Cambridge University Press.
 

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