Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0526 - Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
Supervised Practice for Social Sciences

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina consiste em propiciar ao estudante a oportunidade de realizar estágios relacionados à docência no ensino médio. Nos encontros presenciais, são discutidos e desenvolvidos projetos na área de ensino e de educação. Esta disciplina integra o conjunto de requisitos necessários à qualificação do futuro professor de Sociologia - Ciências Sociais. Para cumprir esse objetivo, são desenvolvidas atividades que abrangem o manejo crítico de material didático, a leitura e discussão de bibliografia pertinente e a realização de seminários que têm como tema o lugar e a importância do ensino de Ciências Sociais na escola. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3554907 - Ana Paula Belém Hey
2351260 - Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo
 
Programa Resumido
O objetivo da disciplina consiste em propiciar ao estudante a oportunidade de realizar estágios relacionados à docência no ensino médio. Nos encontros presenciais, são discutidos e desenvolvidos projetos na área de ensino e de educação. Esta disciplina integra o conjunto de requisitos necessários à qualificação do futuro professor de Sociologia - Ciências Sociais. Para cumprir esse objetivo, são desenvolvidas atividades que abrangem o manejo crítico de material didático, a leitura e discussão de bibliografia pertinente e a realização de seminários que têm como tema o lugar e a importância do ensino de Ciências Sociais na escola. 
 
 
 
Programa
O aluno pode optar por uma das indicações abaixo:
I. Produção de conteúdos e estratégias didáticas voltadas à disciplina de Sociologia
no ensino médio e como recurso auxiliar ao trabalho do professor da rede
pública de ensino. Estes conteúdos, depois de avaliados, serão disponibilizados
no site USP ensina Sociologia, do Departamento de Sociologia da FFLCH.
II. Desenvolvimento de pesquisa na área de ensino de sociologia ou de educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários temáticos no Laboratório de Ensino de Sociologia. Acompanhamento individual e em grupo das atividades de produção de
conteúdo e elaboração de material didático.
Critério
Baseados nas atividades discentes supracitadas. A presença é obrigatória em todas as aulas.
Norma de Recuperação
O aluno que obtiver freqüência superior a 70%, obtiver média final superior a 5,0 e cumprir
as horas de estágio será considerado aprovado. Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
Indicada conforme o tema escolhido pelo discente.

Outras referências
DWYER Tom, “Sociologia e tecnologias de informação e comunicação”. In: Sociologia: ensino médio / Coordenação Amaury César Moraes. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 304 páginas (Coleção Explorando o Ensino; v. 15).
FREITAS, R. A. “Estágio Supervisionado: espaço privilegiado de formação na licenciatura em Ciências Sociais.” XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. 2007.
MORAES, A. “Licenciatura em Ciências Sociais: entre o balanço e o relato.” Tempo Social, 15 (1), pp. 5-20, 2003.
OLIVEIRA, A.; Barbosa, V. “Formação de Professores em Ciências Sociais: desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID”. Revista Inter-Legere, 13, 2013, pp. 140-162.
TAKAGI, C. T. “Formação de professores na licenciatura de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo”. XV Congresso Brasileiro de Sociologia.
_______. Ensinar sociologia: análise de recursos do ensino na escola média. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para FSL0526

Clique para consultar o oferecimento para FSL0526

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP