Este curso pretende discutir as interfaces entre lazer, turismo e consumo a partir de uma abordagem interdisciplinar, tendo como pauta os seguintes aspectos e questões: - a conceituação do chamado tempo livre; - a "invenção", regulamentação e gestão o lazer no Ocidente; - história e categorizações do turismo; - as práticas de consumo, seus rituais e objetos no contexto da viagem e do lazer; - a reflexão sobre o turismo como fonte de novos parâmetros para a discussão dos temas da "autenticidade", "alteridade" e "preservação cultural"; - contribuição da pesquisa qualitativa sobre a prática do turismo para a compreensão de questões relativas à cultura e à identidade no mundo contemporâneo.
Parte I: Os usos do tempo 1. Ócio, Lazer & Trabalho 2. Lazer: Espaços, Agentes e Sociabilidades Parte II: Três contribuições paradigmáticas ao estudo do turismo e do lazer 3. Dean MacCannel e a noção de autenticidade encenada 4. John Urry e o olhar do turista 5. Edward Bruner e o turismo como performance Parte III: Lazer, Turismo e Consumo 6. Consumidores e cenários 7. Objetos de consumo e seus rituais Parte IV: Temas diversos 8. Turismo Étnico: em busca do “Outro” 9. Turismo sexual e as dinâmicas de gênero 10. Turismo, Museus e Patrimônio 11. A pobreza turística 12. Seminário de conclusão Os alunos deverão apresentar o tema de seus trabalhos finais.
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