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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0536 - Turismo, Lazer e Consumo
Tourism, Leisure and Consumption

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Este curso pretende discutir as interfaces entre lazer, turismo e consumo a partir de uma abordagem interdisciplinar, tendo como pauta os seguintes aspectos e questões: 

- a conceituação do chamado tempo livre;
- a "invenção", regulamentação e gestão o lazer no Ocidente; 
- história e categorizações do turismo; 
- as práticas de consumo, seus rituais e objetos no contexto da viagem e do lazer; 
- a reflexão sobre o turismo como fonte de novos parâmetros para a discussão dos temas da "autenticidade", "alteridade" e "preservação cultural"; 
- contribuição da pesquisa qualitativa sobre a prática do turismo para a compreensão de questões relativas à cultura e à identidade no mundo contemporâneo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5707042 - Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros
 
Programa Resumido
Este curso pretende discutir as interfaces entre lazer, turismo e consumo a partir de uma abordagem interdisciplinar, tendo como pauta os seguintes aspectos e questões: 

- a conceituação do chamado tempo livre;
- a "invenção", regulamentação e gestão o lazer no Ocidente; 
- história e categorizações do turismo; 
- as práticas de consumo, seus rituais e objetos no contexto da viagem e do lazer; 
- a reflexão sobre o turismo como fonte de novos parâmetros para a discussão dos temas da "autenticidade", "alteridade" e "preservação cultural"; 
- contribuição da pesquisa qualitativa sobre a prática do turismo para a compreensão de questões relativas à cultura e à identidade no mundo contemporâneo.
 
 
 
Programa
Parte I: Os usos do tempo

1. Ócio, Lazer & Trabalho 

2.  Lazer: Espaços, Agentes e Sociabilidades


Parte II: Três contribuições paradigmáticas ao estudo do turismo e do lazer

3. Dean MacCannel e a noção de autenticidade encenada
4. John Urry e o olhar do turista
5. Edward Bruner e o turismo como performance

Parte III: Lazer, Turismo e Consumo
6. Consumidores e cenários
7. Objetos de consumo e seus rituais

Parte IV: Temas diversos
8. Turismo Étnico: em busca do “Outro” 
9. Turismo sexual e as dinâmicas de gênero 
10. Turismo, Museus e Patrimônio
11.  A pobreza turística
12. Seminário de conclusão
Os alunos deverão apresentar o tema de seus trabalhos finais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e atividades extraclasse (não obrigatórias).
Critério
A cada sessão, cada aluno ficará encarregado de apresentar um texto e preparar o resumo correspondente – de uma página – que iremos acumulando e compartilhando ao longo do curso. Esses trabalhos representarão 30% da nota final. Ao final, deverá ser elaborado um trabalho de 10 a 15 páginas sobre um tema referido ao curso. A avaliação será feita com base nos dois itens acima.
Norma de Recuperação
A recuperação é destinada aos alunos que alcançaram a frequência (70%) e a nota (3,0) mínimas obrigatórias. A nota de recuperação será somada à nota final do período regular e dividida por 2 para a obtenção da média final. Prova individual, sem consulta e dissertativa sobre todo o conteúdo do curso.
 
Bibliografia
     
Bauman, Z. 1998. “Turistas e Vagabundos: heróis e vítimas da pós-modernidade”. In: O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Graburn, N. 2009. “Antropologia ou Antropologias do Turismo?”. In: Graburn, N., et alli. (orgs.). Turismo e Antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus.

Bruner, E. 2005. “Introduction: Travel Stories Told and Retold”. In: Culture on Tour: Ethnographies of Travel. Chicago: The University of Chicago Press..

Corbin, A. “A fadiga, o repouso e a conquista do tempo”.  In História dos tempos livres. Teorema, 2001, pp.333-361.

Elias, N. & Dunning, E. “O lazer no espectro do tempo livre”. In A busca da excitação. Difel, 1992, pp. 139-186.

Freire-Medeiros, B. et al. “Ética, estética e consumos possíveis: Notas etnográficas sobre turismo em uma favela carioca”. Os Urbanitas (São Paulo), v. 5, p. 3, 2008.

Freire-Medeiros, B., Castro, C.  A Cidade e Seus Souvenires: O Rio de Janeiro para o turista ter. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 1, p. 2, 2007.

Freyre, Gilberto. “Tempo, ócio e arte: reflexões de um latino-americano em
face do avanço da automação”. 1970. Biblioteca Virtual Gilberto Freyre. 

Farcy, J.C. . “O tempo livre na aldeia (1830-1930)”. In História dos tempos livres. Teorema, 2001, pp. 273-332.

Magnani, José Guilherme. “Os circuitos dos jovens urbanos”. Tempo Social, nov 2005, vol.17, no.2, p.173-205.

Mascarenhas de Jesus, Gilmar. “Do espaço colonial ao espaço da modernidade: Os esportes na vida urbana do Rio de Janeiro”.  In Scripta Nova  Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, nº 45 (7), 1 de agosto de 1999.

MacCannel, D. The Tourist: A new theory of the leisure class. University of California Press, 1999.

Urry, J. O olhar do turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. Sesc/Studio Nobel, 2001

Morris, Meaghan. “Things to do with shopping-centers”. In During, S. (et al), The cultural studies reader. Routledge, 1993, pp. 295-304.
Leal, Rosana. As maneiras de fazer turismo nas classes populares: Astúcia, criatividade e relações de vizinhança. VII RAM, 2007.
Mesquita, W. “Um pé no reino e outro no mundo: Consumo e lazer entre pentecostais”. Horizontes Antropológicos, ano 13, n.28, pp. 117-144, jul/dez. 2007

Pigliasco,  G. “Lost in Translation: from Omiyage to Souvenir: Beyond Aesthetics of the 

Japanese Office Ladies’ Gaze in Hawaii”. Journal of Material Culture, Jul 2005; vol. 10: pp. 177 - 196.


 

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