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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0541 - Sociologia Digital
Digital Sociology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo introduzir os discentes na especialidade sociológica “Sociologia Digital”, abordando as principais vertentes dessa nova especalidade, seus principais temas e problemas, assim como os métodos e técnicas de pesquisa por ela desenvolvidos, e com isso avaliar a sua contribuição para a compreensão do mundo no qual vivemos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3507654 - André Vereta Nahoum
810397 - Leopoldo Garcia Pinto Waizbort
 
Programa Resumido
A disciplina tem por objetivo introduzir os discentes na especialidade sociológica “Sociologia Digital”, abordando as principais vertentes dessa nova especalidade, seus principais temas e problemas, assim como os métodos e técnicas de pesquisa por ela desenvolvidos, e com isso avaliar a sua contribuição para a compreensão do mundo no qual vivemos.
As mídias, formas e dinâmicas digitais ocupam um lugar cada vez mais destacado nas formas contemporêneas de vida, do lazer ao trabalho, dos afetos aos objetos, da educação à saúde, das práticas às ideias, da política à cultura. Compreender a dinâmica da “era digital”, da “sociedade digital”, do “mundo digital” é em grande medida compreender o mundo em que vivemos. A disciplina “Sociologia Digital e Inteligência Artificial” tem por objetivo apresentar problematizações da nascente especialidade “sociologia digital”, e em mesma medida procurar desenvolver seus conteúdos e métodos. 
Para tanto, discute os desenvolvimentos da especialidade nos últimos anos, procurando elencar temas de discussão preponderantes e construção dos objetos de investigação, metodologias de investigação e pesquisa, conceitos e perspectivas analíticas, impactos sociais.
 
 
 
Programa
As mídias, formas e dinâmicas digitais ocupam um lugar cada vez mais destacado nas formas contemporêneas de vida, do lazer ao trabalho, dos afetos aos objetos, da educação à saúde, das práticas às ideias, da política à cultura. Compreender a dinâmica da “era digital”, da “sociedade digital”, do “mundo digital” é em grande medida compreender o mundo em que vivemos. A disciplina “Sociologia Digital e Inteligência Artificial” tem por objetivo apresentar problematizações da nascente especialidade “sociologia digital”, e em mesma medida procurar desenvolver seus conteúdos e métodos. 
Para tanto, discute os desenvolvimentos da especialidade nos últimos anos, procurando elencar temas de discussão preponderantes e construção dos objetos de investigação, metodologias de investigação e pesquisa, conceitos e perspectivas analíticas, impactos sociais.
1. O que é sociologia digital?
2. Era digital, sociedade digital.
3. O que há de social no digital?
4. Digital divide
5. Trabalho digital
6. Economia digital, finanças digitais
7. Algoritmos
8. Cidades digitais
9. Digital Surveillance
10. Digital Self
11. Inteligência Artificial (AI) e sociedade
12. Big Data, quantificação e sociedade
13. Como pesquisar a vida social na internet: métodos e técnicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões de textos em sala de aula, seminários, participação em sala de aula, fichamentos, trabalhos, provas.
Critério
A nota final será composta das notas da participação em sala de aula, dos fichamentos, dos trabalhos e das provas.
Norma de Recuperação
A recuperação é destinada aos alunos que alcançarem a frequência (70%) e a nota (3,0) mínimas obrigatórias. A nota da recuperação será somada à nota final do período regular e dividida por 2 para a obtenção da média final.
 
Bibliografia
     
Amoore, L. (2020) Cloud Ethics. Algorithms and the Attributes of Ourselves and Others. Durhman/London: Duke UP.
Amoore, L., & Piotukh, V. (Eds.). (2015). Algorithmic life: Calculative devices in the age of big data. London and New York: Routledge
Big Data & Society.
Birch, K. & Muniesa, F. (Eds). (2020) Assetization: Turning Things into Assets in Technoscientific Capitalism. Cambridge/London: MIT Press. 
Campos-Castillo, C. & Hitlin, S. (2013) “Copresence: Revisiting a Building Block for Models of Social Interaction” in Sociological Theory, 31/2, pp. 168-192.
Devlin, Kate. (2018) Turned On: Science, Sex, and Robots. Bloomsbury Sigma. 
Elliot, Anthony. (2019) The Culture of AI: Everyday Life and the Digital Revolution. Polity.
Erwig, Martin. (2017) Once upon an Algorithm. Cambridge/London: MIT Press.
Esposito, E. Stark. (2019) “What's Observed in a Rating? Rankings as Orientation in the Face of Uncertainty” in Theory, Culture & Society, 36/4, pp. 3-26
Eubanks, Virginia. (2017). Automating Inequality: How High-Tech Tools Profile, Police, and Punish the Poor. New York: St. Martin’s Press.
Fuchs, Christian. (2014) Digital Labour and Karl Marx. New York/London: Routledge. 
Gillespie, T. & K. Foot et al. (2013) Media Technologies: Materiality, Technology, Society. Cambridge: MIT Press
Kitchin, Rob. (2014). The Data Revolution: Big Data, Open Data, Data Infrastructures and Their Consequences. Thousand Oaks: Sage.
Lupton, Deborah. (2015) Digital Sociology. London/New York: Routledge.
Lupton, Deborah. (2085) Digital Health. London/New York: Routledge.
Lyon, David. (2018). The Culture of Surveillance. Cambridge: Polity.
Marres, N. (2017) Digital Sociology. The reinvention of social research. Cambridge: Polity.
Morozov, Evgeny. (2019) A cidade inteligente. São Paulo: Ubu. 
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Pasquale, Frank. (2015) The black box society.
Salganik, M.J. (2019) Bit by Bit: Social Research in the Digital Age. Princeton UP.
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Stalder, Feliz. (2018) The Digital Condition. Cambridge: Polity. 
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Zuboff, Shoshana. (2019) The Age of Surveillance Capitalism. New York: Public Affairs.
 

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