Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0607 - Temas Classicos da Sociologia
Classical Themes of Sociology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1989 Desativação:

Objetivos
Pretende-se com esse curso discutir as relações entre ética e modernidade. Tomando como referência e ponto de partida o debate contemporâneo em torno da polaridade universalismo vs. relativismo, pretende-se mostrar que a questão é constitutiva da sociologia, de tal forma que esta pode ser entendida como forma de tematização dos dilemas morais da modernidade. Em um primeiro momento, o curso tratará de armar as linhas de força desse dilema e o debate que em torno dele se estrutura. Em um segundo momento, serão discutidas, em um segundo momento, as obras de Durkheim e Weber, analisando a problemática de cada um e a polaridade entre ambos. Em um terceiro momento, se fará um percurso alternativo aos termos como a questão da moralidade foi debatida pela sociologia clássica, tendo como eixo alguns componentes do que se poderia chamar como "experiência moral". Esse percurso será feito em três tempos, cada qual destacando uma dimensão possível da constituição do sujeito moral: (a) a experiência de si, (b) a experiência do outro e (c) a experiência da lei. Espera-se que ao final desse percurso, o debate contemporâneo possa ser recolocado, com novas perspectivas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60662 - Vera da Silva Telles
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. O "dilema moral" da modernidade e o debate contemporâneo
2. Durkheim e Weber: os paradigmas da sociologia
3. Dimensões da experiência moral:
a. a experiência de si
b. a experiência do outro
c. a experiência da lei
4. Conclusão: antinomias da modernidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários
Critério
Participação em seminários e duas provas
Norma de Recuperação
As atividades de recuperação estão previstas para se realizarem no mês seguinte ao do término do curso e terão como base toda a matéria ministrada. A data e horário serão divulgados pelo professor.
 
Bibliografia
     
Parte I
HELLER, Agnes. La situación moral de la modernidad. In: HELLER, A e FEHER, F. Políticas de la posmodernidad. Barcelona, Ediciones Península, 1989. (xerox)

BORNHEIM, Gerd. O sujeito e a norma. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

ROUANET, Sérgio Paulo. Dilemas da moral iluminista. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992


Parte II
FREITAG, Barbara. Itinerários de Antígona. A questão da moralidade. Campinas, Papirus, 1992. Parte II - "A sociologia da moralidade", pp.75-162 (xerox)

DURKHEIM, Emile. Sociologia e Filosofia. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1970. Cap.II - "Determinação do fato moral", pp.50-79; Cap.IV - "Julgamentos de valor e julgamentos de realidade", pp.97-114.

WEBER, Max. Rejeições religiosas do mundo e suas direções. In: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1982, pp.371-410.


Parte III
a. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II. O uso dos prazeres. Rio de Janeiro, Graal, 1985. Introdução (pp.7-31); Cap.III - Econômica (pp.127-163)
ELIAS, Norbert. O processo civilizador, vol.1 - Uma história dos costumes. Rio de Janeiro, Zahar, 1994. Cap. II - "A civilização como transformação do comportamento humano", pp.65-95; 95-202
b. TODOROV, Tzvetan. Nós e os outros. A reflexão francesa sobre a diversidade humana. vol. 1, Rio de Janeiro, Zahar, 1993. Apresentação - pp.9-18; Cap.1. O universal e o relativo - pp.19-104
TODOROV, Tezvetan. A conquista da América. A questão do outro. Cap.III, parte II - Igualdade ou desigualdade.
TODOROV, Tzvetan. Observações acerca do cruzamento das culturas. In: As morais da historia. Lisboa, Publicações Europa-America, 1992.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Antropologia e moralidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.24, ano 9, fev., 1994.
c. ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1981. Cap.II - As esferas públicas e privada (pp.31-89)
GIANOTTI, José Arthur. A moralidade pública e a moralidade privada. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. pp.239-245
COSTA, Jurandir Freire. Impasses da ética naturalista: Gide e o homoerotismo. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. Pp.275-288
 

Clique para consultar os requisitos para FSL0607

Clique para consultar o oferecimento para FSL0607

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP