Pretende-se com esse curso discutir as relações entre ética e modernidade. Tomando como referência e ponto de partida o debate contemporâneo em torno da polaridade universalismo vs. relativismo, pretende-se mostrar que a questão é constitutiva da sociologia, de tal forma que esta pode ser entendida como forma de tematização dos dilemas morais da modernidade. Em um primeiro momento, o curso tratará de armar as linhas de força desse dilema e o debate que em torno dele se estrutura. Em um segundo momento, serão discutidas, em um segundo momento, as obras de Durkheim e Weber, analisando a problemática de cada um e a polaridade entre ambos. Em um terceiro momento, se fará um percurso alternativo aos termos como a questão da moralidade foi debatida pela sociologia clássica, tendo como eixo alguns componentes do que se poderia chamar como "experiência moral". Esse percurso será feito em três tempos, cada qual destacando uma dimensão possível da constituição do sujeito moral: (a) a experiência de si, (b) a experiência do outro e (c) a experiência da lei. Espera-se que ao final desse percurso, o debate contemporâneo possa ser recolocado, com novas perspectivas.
1. O "dilema moral" da modernidade e o debate contemporâneo2. Durkheim e Weber: os paradigmas da sociologia3. Dimensões da experiência moral: a. a experiência de si b. a experiência do outro c. a experiência da lei4. Conclusão: antinomias da modernidade
Parte IHELLER, Agnes. La situación moral de la modernidad. In: HELLER, A e FEHER, F. Políticas de la posmodernidad. Barcelona, Ediciones Península, 1989. (xerox)BORNHEIM, Gerd. O sujeito e a norma. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. ROUANET, Sérgio Paulo. Dilemas da moral iluminista. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992 Parte IIFREITAG, Barbara. Itinerários de Antígona. A questão da moralidade. Campinas, Papirus, 1992. Parte II - "A sociologia da moralidade", pp.75-162 (xerox)DURKHEIM, Emile. Sociologia e Filosofia. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1970. Cap.II - "Determinação do fato moral", pp.50-79; Cap.IV - "Julgamentos de valor e julgamentos de realidade", pp.97-114.WEBER, Max. Rejeições religiosas do mundo e suas direções. In: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1982, pp.371-410.Parte IIIa. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II. O uso dos prazeres. Rio de Janeiro, Graal, 1985. Introdução (pp.7-31); Cap.III - Econômica (pp.127-163) ELIAS, Norbert. O processo civilizador, vol.1 - Uma história dos costumes. Rio de Janeiro, Zahar, 1994. Cap. II - "A civilização como transformação do comportamento humano", pp.65-95; 95-202b. TODOROV, Tzvetan. Nós e os outros. A reflexão francesa sobre a diversidade humana. vol. 1, Rio de Janeiro, Zahar, 1993. Apresentação - pp.9-18; Cap.1. O universal e o relativo - pp.19-104 TODOROV, Tezvetan. A conquista da América. A questão do outro. Cap.III, parte II - Igualdade ou desigualdade. TODOROV, Tzvetan. Observações acerca do cruzamento das culturas. In: As morais da historia. Lisboa, Publicações Europa-America, 1992. OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Antropologia e moralidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.24, ano 9, fev., 1994.c. ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1981. Cap.II - As esferas públicas e privada (pp.31-89) GIANOTTI, José Arthur. A moralidade pública e a moralidade privada. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. pp.239-245 COSTA, Jurandir Freire. Impasses da ética naturalista: Gide e o homoerotismo. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. Pp.275-288