O curso tem como objetivo apresentar aos alunos autores e obras do período moderno brasileiro, refazendo sua leitura à luz das questões atuais trazidas pela pesquisa historiográfica e sociológica sobre participação política, cidadania e formação da sociedade civil.
Encenações do Brasil: sociedade e poder nas obras fundadoras das ciências sociais brasileiras. A construção da noção de "república": os historiadores. A cidadania, justiça social e o mundo do trabalho: a discussão atual. Cultura política e tradições imaginárias: as heranças do pensamento brasileiro e suas reformulações.
( I ) ENCENAÇÕES DO BRASIL: SOCIEDADE E PODER NAS OBRAS FUNDADORAS1. Gilberto Freire2. Sergio Buarque de Holanda3. Caio Prado Júnior4. Florestan Fernandes( II ) A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE REPÚBLICA: os historiadores1. A herança do passado: ordens e desordens- a polêmica "escravo-coisa"/ "escravo-sujeito"- homens e mulheres livres no século XIX: a noção de trabalho, pobreza e violência- as elites: o sentido da urbanidade2. A sociedade republicana e o liberalismo- cidadania, favor e hierarquia: ainda as idéias fora do lugar?- a cidade e suas culturas: os retratos da diversidade( III ) A CIDADANIA, JUSTIÇA SOCIAL E O MUNDO DO TRABALHO: a discussão atual- A "questão social" e Estado nacional: cultura e ação da classe operária e direitostrabalhistas- A "democracia social brasileira": intervencionismo estatal, corporativismo e lei noEstado Novo- A ordem social, conflitos de classe e o significado do domínio público( IV ) CULTURA POLÍTICA E TRADIÇÕES IMAGINÁRIAS: as heranças do pensamento brasileiro e suas reformulações
Item 1:FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regimento da Economia Patriarcal. Rio de Janeiro: José Olympio, 17ª ed. cap. IVHOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, 7ª ed. (Prefácio de Antonio Cândido) caps. V, VII, VIII.PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. S. Paulo: Brasiliense, 1963, 7ª ed. caps 1 e 3.CÂNDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito.FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil. R. Janeiro: Zahar, 1975. caps. 2 e 3ARANTES, Paulo. Sentimento da dialética na experiência intelectual Brasileira, Paz e Terra, cap. I.Item 2:CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: Uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, caps. "Visões da Liberdade"e "Epílogo".FRANCO, Maria Silvia de Carvalho. Homens Livres na Ordem Escravocrata. São Paulo, Ática, 1974, 2ª ed.SILVIA DIAS, Maria Odila. Quotidiano e Poder em São Paulo no Século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1984.FREIRE COSTA, Jurandir. Ordem Médica e Norma Familiar.SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extatico na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.SCHWARTZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1977, Ensaio "As idéias fora do lugar".CHAUÍ, Marilena. "Apontamentos para uma crítica da Ação Integralista Brasileira". In: Chauí e Franco. Ideologia e Mobilização Popular. São Paulo, CEDEC/Paz e Terra, 1978.Item 3:FOOT HARDMAN, Francisco. Nem pátria nem padrão: Vida operária e cultura anarquista no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1983.OLIVEIRA, Lúcia L. et alii. Estado Novo, Ideologia e Poder. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.SANTOS, Wanderley Guilherme. Cidadania e Justiça. Rio de Janeiro, Campus, 1979, cap. "Do laissez-faire repressivo a cidadania em recesso".GOMES, Angela de Castro. Burguesia e Trabalho. Rio de Janeiro: 1979, cap. "O redescobrimento do Brasil".Item 4: aula de fechamento do curso.