A disciplina visa introduzir o aluno à perspectiva teórica que se volta para a aplicação dasociologia à análise dos fenômenos econômicos, de modo a destacar como as açõeseconômicas (concernentes à produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços)estão delimitadas não apenas pela escassez dos recursos que as sustentam, masigualmente por características da estrutura social e das estruturas de significados, social eculturalmente produzidas.
PARTE I – A trajetória de constituição do campo de uma sociologia da vida econômica: umbreve toque de clássicos1. Karl Marx: os constrangimentos sociais (e de classe) e as leis econômicas de movimentoda sociedade capitalista2. Émile Dürkheim: o foco nas normas e o desafio de pensar os determinantes nãocontratuaisdo contrato3. Max Weber: as categorias sociológicas da ação econômica e a pesquisa na fronteira entreeconomia e sociologia.4. Georg Simmel: o dinheiro, revelador da natureza da vida moderna?5. Talcott Parsons e Neil Smelser: repensando os elos entre economia e sociedade nosmarcos de uma abordagem estrutural-funcional6. Karl Polanyi: repensando a teoria econômica das sociedades industriais e das sociedadespré-industriais; o enraizamento da economia na dinâmica socialPARTE II – A economia numa perspectiva sociológica: revisitando algumas categoriaschaveà luz de autores contemporâneos. Ou por que uma nova sociologia econômica?7. Um manifesto fundador de Mark Granovetter: explorando os mecanismos de explicaçãoque se localizam entre a estrutura social e o ator.8. O mercado como estrutura social: a construção social e simbólica das relações mercantis9. O funcionamento dos mercados e as abordagens relacionais: redes sociais10. Dinheiro, moedas e finanças: perspectivas sociológicas sobre os meios das transaçõeseconômicas11. Consumo, formação de preferências e estilos de vida12. A economia e a intimidade: a produção, circulação e consumo na intimidadePARTE III – Temas desafiantes em busca de intérpretes inteligentes: refletindo com vistasao trabalho final [5 ]13. A sociologia das transformações macro-econômicas: modernização, desenvolvimento eglobalização14. Estado, regimes de proteção e dinâmica socioeconômica15. A força de trabalho: uma mercadoria fictícia?16. Informalidade, ilegalidade e atividade econômica17. Migrações e economia étnica18. Religião e vida econômica19. Família, relações de gênero e atividade econômica20. Sexo, poder, dinheiro e consumo
Abramovay, Ricardo. « Entre Deus e o Diabo : mercado e interações humanas nas CiênciasSociais”. In: Tempo Social, vol. 16, n.2 (Sociologia Econômica), novembro de 2004Biggart, Nicole W. “Labor and leisure” in: N. Smelser e R. Swedberg (Eds.) Handbook ofEconomic Sociology. Princeton: Princeton University Press, 1a Ed. 1994, cap. 27 pp. 672-691Bourdieu, Pierre. “Gostos de classe e estilos de vida”. In: Renato Ortiz (org.). Pierre Bourdieu.São Paulo, Ática, 1983, pp. 82-121.Bourdieu, Pierre. O capital social. Notas provisórias. Edição brasileira de texto originalmentepublicado como “Le capital social – notes provisoires”, Actes de la Recherche en SciencesSociales. Paris, jan, 1980, pp. 2-3DiMaggio, Paul. Culture and economy. In: SMELSER, Neil e SWEDBERG, Richard (Eds.). Thehandbook of economy sociology. 1 ed. Princeton: Princeton University Press / Russell SageFoundation, 1994. p. 27-57.Douglas, Mary e Isherwood, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Riode Janeiro: Editora da UFRJ, 2004Fligstein, Neil and Dauter, Luke. “A sociologia dos mercados” In: Cadernos CRH, vol. 25, 66,set-dez, 2012, pp. 481-504. Originalmente publicado como: “ The sociology of markets” . AnnualReview of Sociology 2007, n. 33.Frenzen, Jonathan; Hirsch, Paul M e Zerrillo, Philip. “Consumption, Preferences, and ChangingLifestyles”. In: Smelser, Neil e Swedberg, Richard (eds). The Handbook of Economic Sociology.Princeton, Princeton Univ. Press, 1994, pp 403-425.Granovetter, Mark S. “The Myth of Social Network Analysis as a Special Method in the SocialSciences”. Keynote Address: Sunbelt Social Networks Conference San Diego, February 15, 1990.In: Connections, Spring-Summer, 1990, pp. 13-16.Granovetter, Mark S. “The Strength of Weak Ties: A Network Theory Revisited”. SociologicalTheory, Volume 1 (1983), 201-233.GRANOVETTER, Mark. “Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão”, RAEeletrônica,v. 6, n. 1, Art. 9, jan./jun. 2007 . Download em:http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=4838&Secao=FÓRUM&Volume=6&numero=1&Ano=2007.Hirata, H e Guimarães, N.A. (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care.S.P.: Atlas, 2012,HOCHSCHILD, Arlie. The commercialization of intimate Life – Notes from home and work.L.A.: University of California Press,Lie, John. “The Sociology of Markets”. Annual Review Sociology. 1997. 23:341–60Polanyi, K. A Grande Transformação. As origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus,[1944] 2000SMELSER, Neil and SWEDBERG, Richard. (eds). The Handbook of Economic Sociology.Princeton: Princeton Univ. Press, segunda edição, 2005Steiner, Philippe e Vatin, François (orgs.) Traité de Sociologie Économique. Paris, PUF, 2009,Steiner, Philippe. “Le marché vue par la sociologie économique”, Revue Euroéenne des SciencesSociales,vol. XLIII, 2005, n. 132, pp. 31-64STEINER, Philippe. A Sociologia Econômica. S.P.: Atlas, 2006Swedberg, Richard. “ Markets in society” . in N. Smelser e R. Swedberg (eds) The Handbook ofEconomic Sociology, 2nd edition, Princeton/New York: Princeton University Press/Russell SageFoundation, 2005, cap.11, pp. 233-253.SWEDBERG, Richard. “Sociologia econômica: hoje e amanhã”. Tempo Social, vol. 16, n. 2 (nov.2004), pp. 7-34.Zelizer, Viviana. The Purchase of Intimacy, Princeton: Princeton University Press, 2005.