Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0638 - Sociologia Econômica
Economic Sociology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 4 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa introduzir o aluno à perspectiva teórica que se volta para a aplicação da
sociologia à análise dos fenômenos econômicos, de modo a destacar como as ações
econômicas (concernentes à produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços)
estão delimitadas não apenas pela escassez dos recursos que as sustentam, mas
igualmente por características da estrutura social e das estruturas de significados, social e
culturalmente produzidas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2534396 - Nadya Araujo Guimaraes
 
Programa Resumido
A disciplina visa introduzir o aluno à perspectiva teórica que se volta para a aplicação da
sociologia à análise dos fenômenos econômicos, de modo a destacar como as ações
econômicas (concernentes à produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços)
estão delimitadas não apenas pela escassez dos recursos que as sustentam, mas
igualmente por características da estrutura social e das estruturas de significados, social e
culturalmente produzidas.
 
 
 
Programa
PARTE I – A trajetória de constituição do campo de uma sociologia da vida econômica: um
breve toque de clássicos
1. Karl Marx: os constrangimentos sociais (e de classe) e as leis econômicas de movimento
da sociedade capitalista
2. Émile Dürkheim: o foco nas normas e o desafio de pensar os determinantes nãocontratuais
do contrato
3. Max Weber: as categorias sociológicas da ação econômica e a pesquisa na fronteira entre
economia e sociologia.
4. Georg Simmel: o dinheiro, revelador da natureza da vida moderna?
5. Talcott Parsons e Neil Smelser: repensando os elos entre economia e sociedade nos
marcos de uma abordagem estrutural-funcional
6. Karl Polanyi: repensando a teoria econômica das sociedades industriais e das sociedades
pré-industriais; o enraizamento da economia na dinâmica social
PARTE II – A economia numa perspectiva sociológica: revisitando algumas categoriaschave
à luz de autores contemporâneos. Ou por que uma nova sociologia econômica?
7. Um manifesto fundador de Mark Granovetter: explorando os mecanismos de explicação
que se localizam entre a estrutura social e o ator.
8. O mercado como estrutura social: a construção social e simbólica das relações mercantis
9. O funcionamento dos mercados e as abordagens relacionais: redes sociais
10. Dinheiro, moedas e finanças: perspectivas sociológicas sobre os meios das transações
econômicas
11. Consumo, formação de preferências e estilos de vida
12. A economia e a intimidade: a produção, circulação e consumo na intimidade
PARTE III – Temas desafiantes em busca de intérpretes inteligentes: refletindo com vistas
ao trabalho final [5 ]
13. A sociologia das transformações macro-econômicas: modernização, desenvolvimento e
globalização
14. Estado, regimes de proteção e dinâmica socioeconômica
15. A força de trabalho: uma mercadoria fictícia?
16. Informalidade, ilegalidade e atividade econômica
17. Migrações e economia étnica
18. Religião e vida econômica
19. Família, relações de gênero e atividade econômica
20. Sexo, poder, dinheiro e consumo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas (Parte 1), Seminários articulados com aulas
expositivas (Parte II e III)
Critério
Prova e Trabalho final
Norma de Recuperação
O aluno que teve freqüência minima de 70% e obteve média final inferior a 5,0 mas superior a 3,0 poderá realizar as atividades de recuperação. Prova (40% da nota) e Trabalho final (60% da nota)
 
Bibliografia
     
Abramovay, Ricardo. « Entre Deus e o Diabo : mercado e interações humanas nas Ciências
Sociais”. In: Tempo Social, vol. 16, n.2 (Sociologia Econômica), novembro de 2004
Biggart, Nicole W. “Labor and leisure” in: N. Smelser e R. Swedberg (Eds.) Handbook of
Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press, 1a Ed. 1994, cap. 27 pp. 672-691
Bourdieu, Pierre. “Gostos de classe e estilos de vida”. In: Renato Ortiz (org.). Pierre Bourdieu.
São Paulo, Ática, 1983, pp. 82-121.
Bourdieu, Pierre. O capital social. Notas provisórias. Edição brasileira de texto originalmente
publicado como “Le capital social – notes provisoires”, Actes de la Recherche en Sciences
Sociales. Paris, jan, 1980, pp. 2-3
DiMaggio, Paul. Culture and economy. In: SMELSER, Neil e SWEDBERG, Richard (Eds.). The
handbook of economy sociology. 1 ed. Princeton: Princeton University Press / Russell Sage
Foundation, 1994. p. 27-57.
Douglas, Mary e Isherwood, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio
de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004
Fligstein, Neil and Dauter, Luke. “A sociologia dos mercados” In: Cadernos CRH, vol. 25, 66,
set-dez, 2012, pp. 481-504. Originalmente publicado como: “ The sociology of markets” . Annual
Review of Sociology 2007, n. 33.
Frenzen, Jonathan; Hirsch, Paul M e Zerrillo, Philip. “Consumption, Preferences, and Changing
Lifestyles”. In: Smelser, Neil e Swedberg, Richard (eds). The Handbook of Economic Sociology.
Princeton, Princeton Univ. Press, 1994, pp 403-425.
Granovetter, Mark S. “The Myth of Social Network Analysis as a Special Method in the Social
Sciences”. Keynote Address: Sunbelt Social Networks Conference San Diego, February 15, 1990.
In: Connections, Spring-Summer, 1990, pp. 13-16.
Granovetter, Mark S. “The Strength of Weak Ties: A Network Theory Revisited”. Sociological
Theory, Volume 1 (1983), 201-233.
GRANOVETTER, Mark. “Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão”, RAEeletrônica,
v. 6, n. 1, Art. 9, jan./jun. 2007 . Download em:
http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=4838&Secao=FÓRUM&V
olume=6&numero=1&Ano=2007.
Hirata, H e Guimarães, N.A. (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care.
S.P.: Atlas, 2012,
HOCHSCHILD, Arlie. The commercialization of intimate Life – Notes from home and work.
L.A.: University of California Press,
Lie, John. “The Sociology of Markets”. Annual Review Sociology. 1997. 23:341–60
Polanyi, K. A Grande Transformação. As origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus,
[1944] 2000
SMELSER, Neil and SWEDBERG, Richard. (eds). The Handbook of Economic Sociology.
Princeton: Princeton Univ. Press, segunda edição, 2005
Steiner, Philippe e Vatin, François (orgs.) Traité de Sociologie Économique. Paris, PUF, 2009,
Steiner, Philippe. “Le marché vue par la sociologie économique”, Revue Euroéenne des Sciences
Sociales,vol. XLIII, 2005, n. 132, pp. 31-64
STEINER, Philippe. A Sociologia Econômica. S.P.: Atlas, 2006
Swedberg, Richard. “ Markets in society” . in N. Smelser e R. Swedberg (eds) The Handbook of
Economic Sociology, 2nd edition, Princeton/New York: Princeton University Press/Russell Sage
Foundation, 2005, cap.11, pp. 233-253.
SWEDBERG, Richard. “Sociologia econômica: hoje e amanhã”. Tempo Social, vol. 16, n. 2 (nov.
2004), pp. 7-34.
Zelizer, Viviana. The Purchase of Intimacy, Princeton: Princeton University Press, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para FSL0638

Clique para consultar o oferecimento para FSL0638

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP