O objetivo dessa disciplina é o de fornecer subsídios teóricos para uma reflexão das imagens em geral, e das proporcionadas pelo cinema documental em particular, como dimensão do social, caracterizando-se suas peculiaridades e sua irredutibilidade a outras esferas de constituição das sociedades. Os vários subtemas do programa constituem os múltiplos recortes que permitirão as várias abordagens e ângulos de aproximação a essa questão.Trata-se de abordar o social a partir de uma perspectiva que permita pensá-lo enquanto fundante de uma visualidade que inscreve diferentes temporalidades históricas e portanto diferentes patamares de significação. Essa perspectiva deve construir, ao longo do curso, a noção de problematização como aquela que, ao temporalizar as várias imagens permitirá a compreensão das proposições de sentido, suas quebras e possibilidades interpretativas.
A primeira parte do curso discute a constituição do cinema documental, em suas várias acepções de origem: o cinema documentário, o filme etnográfico, o documentário social, passando pela discussão dos primeiros cineastas como Flaherty, Reis, Vertov, Grierson, Ivens. Na segunda parte, discute-se as modificações advindas nos anos 40-50, com a politização das imagens e sua posterior academização, em autores como Riefenstahl e Rouch. Na terceira parte, discute-se os caminhos do cinema documental contemporâneo com ênfase nas experiências brasileiras.1- Cinema e Sociedade 6 - O documentário como problema2 - Arte e Significado 7 - Espaço e Percepção3 - Imagem e Realidade 8 - Tempo e "duração"4 - Imagem e Representação 9 - Filme antropológico e sociológico: problematização5 - A Constituição do Imaginário 10 - Interpretação e Significação
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