Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0650 - Introdução à Sociologia da Música (Música e Sociedade)
Introduction to Sociology of Music (Music and Society)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
A disciplina pretende oferecer uma introdução à sociologia da música, considerando-a como uma especialidade no interior da sociologia da arte e da cultura. Para tanto, procura identificar a especificidade da música, da produção de discursos sonoros organizados considerados música  e de obras de arte musical - o que significa, em mesma medida, identificar a especificidade dos modelos teóricos e analíticos necessários para uma tratamento do tema e problema.
O enfoque é ao mesmo tempo sistemático e histórico, contemplando ainda estudos de caso: pretende-se identificar a gênese e a história dessa especialidade, seus principais conceitos e métodos, assim como evidenciar, em estudos concretos, seus potenciais analíticos e cognitivos.
A disciplina pretende menos um mapeamento do âmbito temático do que de uma entrada, dentre inúmeras possíveis, no tema, operando seleção considerável, cuja contraparte é possibilitar uma análise mais detida (ma non troppo) dos enfoques escolhidos.
Ademais, a assim chamada sociologia é entendida aqui em sentido amplo; o núcleo forte da disciplina discutirá os temas e problemas propostos tendo em vista modelos de explicação e/ou constituição sociológica do objeto, com grau variável de abstração e, conseqüentemente, com aportes diferenciados no registro da teoria social. Tanto quanto possível, procura-se mobilizar os tópicos selecionados para pensar a teoria social e, em contrapartida, a teoria social para discutir esses tópicos.

O curso é dirigido a alunos/as com interesse no campo de problematização.
A participação na disciplina exige interesse e disponibilidade para leitura. Textos que deverão ser obrigatoriamente lidos estão disponíveis apenas em inglês; por essa razão, a disciplina é aconselhada apenas a alunos/as que se disponham a trabalhar com textos em língua estrangeira.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina pretende oferecer uma introdução à sociologia da música, considerando-a como uma especialidade no interior da sociologia da arte e da cultura. Para tanto, procura identificar a especificidade da música, da produção de discursos sonoros organizados considerados música  e de obras de arte musical - o que significa, em mesma medida, identificar a especificidade dos modelos teóricos e analíticos necessários para uma tratamento do tema e problema.
O enfoque é ao mesmo tempo sistemático e histórico, contemplando ainda estudos de caso: pretende-se identificar a gênese e a história dessa especialidade, seus principais conceitos e métodos, assim como evidenciar, em estudos concretos, seus potenciais analíticos e cognitivos.
A disciplina pretende menos um mapeamento do âmbito temático do que de uma entrada, dentre inúmeras possíveis, no tema, operando seleção considerável, cuja contraparte é possibilitar uma análise mais detida (ma non troppo) dos enfoques escolhidos.
Ademais, a assim chamada sociologia é entendida aqui em sentido amplo; o núcleo forte da disciplina discutirá os temas e problemas propostos tendo em vista modelos de explicação e/ou constituição sociológica do objeto, com grau variável de abstração e, conseqüentemente, com aportes diferenciados no registro da teoria social. Tanto quanto possível, procura-se mobilizar os tópicos selecionados para pensar a teoria social e, em contrapartida, a teoria social para discutir esses tópicos.

O curso é dirigido a alunos/as com interesse no campo de problematização.
A participação na disciplina exige interesse e disponibilidade para leitura. Textos que deverão ser obrigatoriamente lidos estão disponíveis apenas em inglês; por essa razão, a disciplina é aconselhada apenas a alunos/as que se disponham a trabalhar com textos em língua estrangeira.
 
 
 
Programa
Sociologia da música / música e sociedade

1. Sociologia da música, musicologia comparada, etnomusicologia.
2. Clássicos da sociologia da música.
3. Desenvolvimentos da sociologia da música.
4. Produção.
5. Circulação - distribuição.
6. Consumo - recepção.
7. Tecnologia.
8. Músico, ouvinte - a sociedade da música.
9. A música da sociedade.
10. Economia da música.
11. Música, memória e imaginação sociais.
12. Música e sentido.
13. Rito, jogo, som, mito.

(Talvez os tópicos sejam abordados em outra ordem; é também possível que os tópicos sejam selecionados, com vistas a um tratamento mais detido)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e aulas baseadas em discussão de textos previamente lidos pelos/as alunos/as; seminários.
Critério
Excelência acadêmica.
Baseados nas atividades discentes supra. Provas, fichamentos, trabalhos, seminários. A presença é obrigatória em todas as aulas.
Norma de Recuperação
"O aluno que obtiver freqüência superior a 70% e obtiver média final inferior a 5,0, mas superior a 3,0, poderá realizar uma prova de recuperação"
 
Bibliografia
     
Adorno, Theodor W. Gesammelte Schriften. Frankfurt/M, Suhrkamp, 1972 ss.
Adorno, Theodor W. Current of music. Frankfurt/M, Suhrkamp, 2006.
Adorno, Theodor W. "Idéias para a sociologia da música" in W. Benjamin, M. Horkheimer, T.W. Adorno e J .Habermas, Textos escolhidos. 2a. ed., São Paulo, Abril, Col. "Os pensadores", 1983, pp. 259-268.
Adorno, Theodor W. Introdução à sociologia da música. São Paulo, Unesp, 2011.
Attali, Jacques. Bruits. Essai sur la économia politique de la musique. Paris, PUF, 1977.
Bailey, Peter (Ed.). Music Hall: The Business of Pleasure. Open UP, 1986.
Ballantine, Christopher. Musicand its social meaning. New York, Gordon & Breach, 1984.
Becker, Howard. Art Worlds.
Bekker, Paul. Das deutsche Musikleben. Berlin, Schuster & Löffler, 1917.
Bennett, Andy; Shank, Barry; Toymbee, Jason (Eds.). The Popular Music Reader. 3rd ed., London, Routledge, 2005.
Bennet, Andy; Peterson, Richard. Music Scenes. Local, Translocal, and Virtual. Nashville, Vanderbuilt UP, 2004.
Besseler, Heinrich. Aufsätze zur Musikästhetik und Musikgeschichte. Leipzig, Reclam, 1978.
Blacking, John. How musical is man? University of Washington Press, 1973.
Blacking, John. Music, culture & experience. University of Chicago Press, 1995.
Blaukopf, Kurt. Musik im Wandel der Gesellschaft. München, DTV, 1984.
Blaukopf, Kurt. "Tonsysteme und ihre gesellschaftliche Geltung in Max Webers Musiksoziologie" in International Review of Music Aesthetics and Sociology, vol. I, n. 2, 1970.
Blaukopf, Kurt. Musiksoziologie. Eine Einführung in die Grundbegriffe mit besondere Berücksichtigung der Soziologie der Tonsysteme. 2a. ed., A. Niggli, 1972.
Blaukopf, Kurt. "Zur Aktualität Max Webers Musiksoziologie" in Der Monat, XVI, abril 1964.
Blaukopf, Kurt. "Raumakustik. Probleme der Musiksoziologie" in Die Musikforschung, XV, 1962, pp. 237 ss.
Blaukopf, Kurt. Verbete "Weber, Max" in BLUME, F. (Ed). Die Musik in Geschichte und Gegenwart. Kassel/Bassel, Bärenreiter, 1949-1979.
Blaukopf, Kurt. Unterwegs zur Musiksoziologie. Auf der Suche nach Heimat und Standort. Graz, 1998.
Boehmer, Konrad. Verbete "Weber, Max" in S. Sadie (Ed). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 6a. ed., Londres, Macmillan, 1980.
Braun, Christoph. Max Webers Musiksoziologie. Laaber, Laaber, 1992.
Bohlman, Philip V. "Musicology as a Political Act" in The Journal of Musicology, Vol. XI/4, 1993, pp. 411-436.
Bohlman, Philip V. World Music. A Very Short Introduction. Oxford UP, 2002.
Bontinck, Irmgard (Hg.). wege zu einer Wiener Schule der Musiksoziologie. Konvergenz der Disziplinen und emprisiche Tradition. Wien, Guthmann, 1996.
Born, Georgina; Hesmondhalgh, David (Eds.). Western Music ansd Its Others: Difference, Representation, ans Appropriation in Music. University of California Press, 2000.
Bühl, Walter L. Musiksoziologie. Bern etc., P. Lang, 2004.
Burnett, Robert. The Global Jukebox. The International Music Industry. London, Routledge, 1996.
Carvalho, Mario V. "Politics of Identity and Counter-Hegemony: Lopes-Graça and the Concept of National Music", in: Music & Politics, 6/1 (2012): 1-12.
Carvalho, Mario V. «La sociologie de la musique en quête de son objet», in: Critique, 639-640, Agosto/Setembro 2000: 790-803.
Carvalho, Mario V. «Sociology of Music as Self-Critical Musicology», in: Musicology and Sister Disciplines – Past, Present, Future(ed. David Greer), Oxford, Oxford University Press, 2000: 342-366.
Carvalho, Mário V. "As ciências musicais na transição de paradigma" in Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, No. 14, 2001, pp. 214-233.
Carvalho, Mário V. "Sociologia da Música — Elementos para uma retrospectiva e para uma definição das suas tarefas actuais" in Penélope, No. 6, 1991, pp. 11-19; republicado in Revista Portuguesa de Musicologia, Vo. I, 1991, pp. 37-44.
Clayton, Martin; Herbert, Trevor; Middleton, Richard (Eds.). The Cultural Study of Music. New ed., London, Routledge, 2003.
DeNora, Tia. Music in everyday life. Cambridge, Cambridge University Press, 2000.
DeNora, Tia. After Adorno: Rethinking Music Sociology. Cambridge UP, 2003.
Desmond, Mark. John H. Mueller - Ein Pionier der Musiksoziologie. Wien, 1985.
Ehrlich, Cyril. The Music Profession in Britain since the Eighteenth Century: A Social History. Oxford UP, 1989.
Engel, Gerhard. Zur Logik de Musiksoziologie. Tübingen, Mohr Siebeck, 1990.
Engel, Hans. Musik und Gesellschaft. Bausteine zu einer Musiksoziologie. Berlin, Max Hesse, 1960.
Etzkorn, K.P. (Ed.). Music and society. The later writings of Paul Honigsheim. New York etc., J. Wilen & Sons, 1973.
Farnsworth, Paul. Musical Taste: It's Measurement and Cultural Nature. Stanford UP, 1950.
Frith, Simon. Performing Rites: On the Value of Popular Music. Harvard UP, 1998.
Frith, Simon. The Sociology of Rock. London, Constable, 1978.
Frith, Simon. Taking Popular Music Seriously. Ashgate, 2007.
Frith, Simon; Goodwin, Andrew (Eds.). On Record: Rock, Pop, and the Written Word. London, Routledge, 2000.
Frith, Simon; Straw, Wiil; Street, John (Eds.). The Cambridge Companion to Pop and Rock. Cambridge UP, 2001.
Gronow, Pekka; Saunio, llpo. An International History of the Recording Industry. London, Cassel, 1998.
Haselauer, Elisabeth. Handbuch der Musiksoziologie. Wien, Bohlau, 1980.
Haselauer, Elisabeth. Musiksoziologische Studie nach Emile Durkheim. München, Doblinger, 1977.
Hennion, Antoine. La passion musicale. Ed. revue, Paris, Métailié, 2007.
Hennion, Antoine. Les profissionnels du disque. Paris, Métailié, 1991
Hesmondhalg, David. The Cultural Industries. London, Sage, 2002.
Inhetveen, Katharina. Musiksoziologie in der Bundesrepublik Deutschland. Opladen, Westdeutscher, 1997.
Kaden, Christian. Musiksoziologie. Berlin, Verlag Neue Musik, 1984.
Kaden, Christian (Hg.). Soziale Horizonte von Musik - Ein kommentiertes Lesebuch zur Musiksoziologie. Kassel, Baerenreiter,
Kaden, Christian. Verbete "Musiksoziologie" in Musik in Geschichte und Gegenwart. Hg. L. Finscher, Kassel, Bärenreiter.
Karbusicky, Vladimir. Empirische Musiksoziologie. Wiesbaden, Breitkopf & Härtel, 1975.
Kneif, Tibor. Musiksoziologie. Laaber, Laaber, 1975.
Kneif, Tibor (Hg.). Texte zur Musiksoziologie. Arno Volk, 1975.
Leppert, Richard. the Sight of Sound: Music, Representation, and the History of the Body. University of California Press, 1995.
Longhurst, Brian. Popular Music & Society. 2a. ed. John Wiley & Sons, 2007. 978-0745631639
MacDonald, Raymond; Hargreaves, David; Miell, Dorothy (Eds.). Musical Identities. Oxford, Oxford UP, 2002.
Martin, Peter. Sounds & Society. Themes in the Sociology of Music. Manchester, Manchester UP, 1995.
Martorella, Rosanne. The Sociology of Opera. Praeger, 1982.
Merriam, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston, Northwestern University Press, 1964.
Middleton, Richard. Studying Popular Music. Open UP, 1990.
Middleton, Richard. Voicing the Popular: On the Subjects of Popular Music. London, Routledge, 2006.
Mignon, Patrick; Hennion, Antoine (Eds.). Rock. De l'histoire au mythe. Paris, Anthropos, 1991.
Motte-Haber, Helga; Neuhoff, Hans (Hg.). Musiksoziologie. Laaber, Laaber, 2007.
Mueller, John H. The American Symphony Orchestra. A Social History of Musical Taste. Bloomington, Indiana UP, 1951.
Negus, Keith. Music Genres and Corporate Cultures. London, routledge, 1999.
Nettl, Bruno. The Study of Ethnomusicology. Twenty-nine Issues and Concepts. 2nd. ed., Urbana e Chicago, University of Illinois Press, 2005.
Nettl, Bruno. Netll's elephant. On the History of Ethnomusicology. Urbana e Chicago, University of Illinois Press, 2010.
Newton, Francis. Une sociologie du jazz. Paris, Flammarion, 1966.
North, Adrian; Hargreaves, David (Eds.). The Social Psychology of Music. Oxford, Oxford UP, 1997.
Parzer, Michael (Hg.). Musiksoziologie remixed. Impulse aus dem aktuellen kulturwissenschaftlichen Diskurs. Wien, Institut für musiksoziologie, 2004.
Perrenoud, Marc (Ed.). Terrains de la musique: Approches socio-anthropologiques du fait musical contemporain. Paris, L'Harmattan, 2006.
Peterson, Richard A. Creating Country Music: Fabricating Authenticity. Chicago, Chicago UP, 1999.
Rehorick, David; Weeks, Peter (Eds.). Sociology of Music: Selected Readings. 2nd ed., New Brunswick, Imaging, 2005.
Ruhmennhöller, Peter. Einführung in die Musiksoziologie. Wilhelmshaven, Heinrichshofen, 1978.
Sanjek, Russell. Pennies from Heaven: The American Popular Music Business in the Twentieth Century. New York, Da Capo, 1996.
Schramm, Holger. Mood-Management durch Musik. Die alltägliche Nutzung von Musik zur Regulierung von Stimmungen. Köln, Halem, 2005.
Seeger, Charles. "Toward a Unitary Field Theory for Musicology" in Studies in Musicology (1935-1975). Berkeley etc., University of California Press, 1977, pp. 102-138.
Shepherd, John. Verbete "Sociology of music" in Grove Music Online.
Shepherd, John; Virden, Phil; Vulliamy, Graham. Whose Music? A Sociology of Musical Languages. Transaction, 1980.
Shepherd, John; Wicke, Peter. Music and Cultural Theory. Polity, 1997.
Shepherd, John. Music As Social Text. Polity, 1991.
Shepherd, John et allii. (Eds.). Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World. London, Continnum, 2003 ss.
Silbermann, Alphons. Wovon lebt die Musik? Die Prinzipien der Musiksoziologie. Regensburg, Bosse, 1957.
Silbermann, Alphons. "Max Webers musikalischer Exkurs" in Kölner Zeitschrift für Soziologie und Sozialpsychologie, 1963, Sondrheft 7, pp. 448-469.
Silbermann, Alphons. "Die Stellung der Musiksoziologie innerhalb der Soziologie und Musikwissenschaft" in Kölner Zeitschrift für Soziologie und Sozialpsychologie, vol. X, H. 1, 1958.
Silbermann, Alphons. "Die Pole der Musiksoziologie" in Kölner Zeitschrift für Soziologie und Sozialpsychologie, vol. XV, 1963.
Silbermann, Alphons. Empirische Kunstsoziologie. Stuttgart, Enke, 1973.
Silbermann, Alphons. Der musikalische Sozialisierungsprozess. Eine soziologiesche Untersuchung bei Schülern - Eltern - Musiklehrern. Köln, Greve, 1976.
Supicic, Ivo. Musique et societé. Perspectives pour une sociologie de la musique. Zagreb, 1971. Trad. inglesa: Music in Society: A Guide to the Sociology of Music. Stuyvesannt, Pendragon, 1987.
Turino, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago, University of Chicago Press, 2008.
Ulrich, Danja. Mobile Musik: Die mobile iPod-Hörkultur und ihre gesellschaftlichen und ästhetischen Konsequenzen. Diplomica, 2012. 978-3842881259
Weber. Max. Zur Musiksoziologie. Nachlaß 1921. Hg. C. Braun. Tübingen, Mohr Siebeck, 2004. Trad.: Os fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo, Edusp, 1995.
Weber, William. The Great Transformation of Musical Taste: Concert Programming from Haydn to Brahms. Cambridge UP, 2009.
Weber, William. Music and Middle CLass: The Social Structure of Concert Life in London, Paris and Vienna 1830 and 1848. 2nd. ed., Ashgate, 2004.
Weber, William (Ed.). The Musician as Entrepeneur, 1700-1914: Managers, Charlatans, and Idealists. Indiana UP, 2004.
Wicke, Peter. Rock Music: Culture, Aesthetics and Sociology. Cambridge, Cambridge UP, 1990.
Wicke, Peter. Von Mozart zu Madonna. Eine Kulturgeschichte der Popmusik. Leipzig, Kiepenhauer, 1998.

Mais a bibliografia indicada em Shepherd, John. Verbete "Sociology of music" in Grove Music Online. Acesso pelo Sibi-USP.
 

Clique para consultar os requisitos para FSL0650

Clique para consultar o oferecimento para FSL0650

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP