A disciplina visa a fornecer uma formação básica sobre a estrutura e o processo do conhecimento na produção teórica das Ciências Sociais, com o propósito de capacitar os alunos para tarefas de crítica de fundamentos metodológicos e reorientação de estratégias teóricas e técnicas de investigação. Objetivando a formação de professores, o curso tem como objetivos específicos a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio da realização de atividades de interpretação e análise de textos, imagens e vídeos, bem como de produção textual (verbal e escrita); b) explorar questões, conteúdos, materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens etc.) relacionados ao curso de forma a instrumentalizá-los como docentes c) estabelecer como rotina o acesso às tecnologias de informação e comunicação na interface do ensino-aprendizagem (por exemplo, uso da plataforma moodle, disponibilização de materiais em nuvem e a exposição de conteúdos com apoio de recursos multimídia.
O programa trata, em sua primeira parte (A), do instrumental de reconstrução necessário para a análise e reconstrução metodológica. Na segunda parte (B), aborda-se, basicamente, as teorias do conceito e da explicação. A orientação seguida trabalha com problemas da metodologia analítica, confrontando-a, quando for o caso, com as metodologias hermenêutico-fenomenológica e dialética.
A. Instrumental de Reconstrução: 1. Lógica, Epistemologia e Metodologia Teórica e Fundamental. Reconstruções Metodológicas e Teoria da Ciência. 2. Semiótica, Linguagem e Semântica como instrumentos da Metodologia Analítica. B. Análise de Reconstruções Metodológicas de Processos de Investigação Social, com ênfase nos fundamentos lógicos, epistemológicos e ontológicos: 1. da construção de conceitos, esquemas conceituais e teorias; 2. das explicações científicas nas Ciências Sociais; 2a. explicações causais, leis e predições; 2b. explicações teleológicas e funcionais; 2c. explicações genéticas; 2d. a abordagem hermenêutico-dialética e a teoria da explicação científica.
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