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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0653 - Moralidade, Opinião Pública e Marcadores Sociais da Diferença
Morality, Public Opinion and Social Markers of Difference

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa oferecer aos alunos/as de Ciências Sociais elementos teóricos e empíricos para
uma reflexão crítica sobre a reprodução social de preconceitos e discriminações com base em
marcadores sociais da diferença, e sobre a moralidade de valores e atitudes que sustentam a
misoginia, o racismo e a homofobia no Brasil contemporâneo. Com foco em questões de gênero,
“raça” e sexualidade, irá abordar o processo de constituição e mensuração de percepções da
opinião pública, problematizando a tensão entre os ideais universalistas de igualdade e
dignidade, expressos na noção clássica de Direitos Humanos, e a demanda multiculturalista e de
reconhecimento de identidades sexuais e raciais que afloram na modernidade tardia. Visa ainda
exercitar os/as alunos/as em práticas de pesquisa empírica, orientando-os para a construção
e/ou para a manipulação de dados quantitativos e qualitativos já produzidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2339505 - Gustavo Venturi Junior
 
Programa Resumido
A disciplina visa oferecer aos alunos/as de Ciências Sociais elementos teóricos e empíricos para
uma reflexão crítica sobre a reprodução social de preconceitos e discriminações com base em
marcadores sociais da diferença, e sobre a moralidade de valores e atitudes que sustentam a
misoginia, o racismo e a homofobia no Brasil contemporâneo. Com foco em questões de gênero,
“raça” e sexualidade, irá abordar o processo de constituição e mensuração de percepções da
opinião pública, problematizando a tensão entre os ideais universalistas de igualdade e
dignidade, expressos na noção clássica de Direitos Humanos, e a demanda multiculturalista e de
reconhecimento de identidades sexuais e raciais que afloram na modernidade tardia. Visa ainda
exercitar os/as alunos/as em práticas de pesquisa empírica, orientando-os para a construção
e/ou para a manipulação de dados quantitativos e qualitativos já produzidos.
 
 
 
Programa
- Direitos humanos e a filogênese da moralidade na ótica de J. Piaget e L. Kohlberg
- Patriarcado, machismo, sexismo e misoginia; o feminismo e suas ondas
- Racismo “científico”, interpessoal e institucional
- Identidades x orientações sexuais; preconceito x discriminação homofóbica
- Insterseccionalidades entre gênero, “raça” e orientação sexual: desigualdades objetivas e
subjetividades
- Percepções e expressões da opinião pública sobre discriminação de gênero, “raça” e
Sexualidades
- Produção e uso de surveys, de dados secundários quantitativos e qualitativos sobre o
conteúdo focado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão teórica: aulas expositivas, seminários e orientação de leituras. Prática de pesquisa: coleta de dados primários e/ou secundários, análise e elaboração de relatório de pesquisa.
Critério
Prova individual em sala de aula.
Planejamento e realização do exercício de pesquisa, individual ou em grupo.
Norma de Recuperação
Prova individual escrita sobre a matéria dada, ao final de semestre (segundo o calendário letivo vigente), aos que, tendo tido frequência mínima de 70%, atingirem média 3,0 (três) nas avaliações [(prova + exercício de pesquisa) /2].
 
Bibliografia
     
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