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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Sociologia
 
Disciplina: FSL0654 - Raça, Desigualdade e Política no Brasil Contemporâneo
Race, Inequality and Politics in Contemporary Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos uma discussão acerca da interface entre raça e classe no Brasil e seus efeitos na construção de políticas de ações afirmativas. Será dada especial atenção à construção dos conceitos que envolve a temática em questão: raça, racismo, discriminação, classe social, desigualdades e políticas afirmativas, mecanismos de produção e reprodução das desigualdades, suas principais clivagens. Embora o curso verse sobre o caso brasileiro, o debate internacional sobre tema também será abordado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5274801 - Marcia Regina de Lima Silva
 
Programa Resumido
Proporcionar aos alunos uma discussão acerca da interface entre raça e classe no Brasil e seus efeitos na construção de políticas de ações afirmativas. Será dada especial atenção à construção dos conceitos que envolve a temática em questão: raça, racismo, discriminação, classe social, desigualdades e políticas afirmativas, mecanismos de produção e reprodução das desigualdades, suas principais clivagens. Embora o curso verse sobre o caso brasileiro, o debate internacional sobre tema também será abordado.
 
 
 
Programa
A disciplina está dividia em três módulos: I. Classe e desigualdade: perspectivas e
enfoques; II. Discriminação e desigualdades raciais III. Políticas de Ações Afirmativas: o
enfrentamento das desigualdades raciais no Brasil.
I - Classe e desigualdade: perspectivas e enfoques
1. Desigualdades sociais: processos e mecanismos
2. Classe social na perspectiva sociológica clássica: Karl Marx e Max Weber
3. Estratificação social e classe social na perspectiva sociológica contemporânea
II: Discriminação e desigualdades raciais
4. Conceitos de raça e racismo
5. Raça e classe no Brasil: A integração do negro na sociedade de classes, Florestan
Fernandes
6. Raça e classe no Brasil: Discriminação e desigualdades raciais no Brasil, Carlos
Hasenbalg
7. Características das desigualdades raciais no Brasil
8. Os estudos recentes sobre desigualdades raciais
III. Políticas de Ações Afirmativas: o enfrentamento das desigualdades raciais no
Brasil
9. Igualdade e justiça: o que é uma sociedade justa?
10. Redistribuição ou reconhecimento? Os dilemas das políticas contemporâneas
11. Políticas de Ações Afirmativas no Brasil I: sua construção
12. Políticas de Ações Afirmativas no Brasil II: os casos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, análise e discussão de textos previamente lidos pelos alunos ; Seminário programado.
Critério
Trabalho individual e entrega de resenhas.
Norma de Recuperação
O aluno que teve freqüência mínima de 70% e obtiver média final inferior a 5,0, mas superior a 3,0, poderá realizar as atividades de recuperação que consistirá de provas ou trabalhos programados a serem realizados entre do semestre letivo e o início do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
DAFLON, Verônica. (2007). Políticas de Reserva: o Modelo Indiano de Ação Afirmativa.
Dissertação de mestrado orientada por João Feres Júnior e defendida no Instituto Universitário de
Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) .
- Grusky, David. Social Stratification: class, race and gender in sociological perspective.
Westview Press, 1994.
- GUIMARÃES, Antônio S. Classes, Raça e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2000.
___________________. Como trabalhar com "raça" em sociologia. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 29, n. 01, p. 93-108, 2003.
Guimarães, Antonio S. "A desigualdade que anula a desigualdade: notas sobre a ação afirmativa
no Brasil". Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil - Estados Unidos. o. Jessé
Souza. Brasília, Paralelo 15: 233-243, 1997.
- FERNANDES, FLORESTAN. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. Volume 2.
_________________. Racismo e Antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e Desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte, Editora
UFMG, 2003.
Giddens, Anthony “Estrutura de classes das sociedades avançadas” Rio de Janeiro : Zahar, 1975.
Hasenbalg, Carlos, Silva, Nelson.V.& Lima,Márcia. Cor e Estratificação Social no Brasil. Rio de
Janeiro, Contra Capa, pp. 218-230, 1999
LIMA, Márcia. “Desigualdades raciais e políticas públicas: Ações Afirmativas no governo Lula”.
Novos Estudos- CEBRAP, 87, 2010.
__________________ (2013). “As novas políticas de inclusão escolar e as famílias: o caso dos
beneficiários do Programa Universidade para Todos”. In: Romanelli, Geraldo et al Família &
Escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: RJ, Vozes, 2013.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.
Marx, Karl O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Os pensadores - Karl Marx. São Paulo: Abril
Cultural,1974.
REIS, Elisa. “A desigualdade na visão das elites e do povo brasileiro”. In Scalon, Celi (org.).
Imagens da Desigualdade. Belo Horizonte: Editora da UFMG; Rio de Janeiro: UCAM, 2004.
Silva, Graziella Moraes Dias da. Ações afirmativas no Brasil e na África do Sul. Tempo soc.,
nov. 2006, vol.18, no.2, p.131-165.
TELLES, Edward “O Significado da Raça na Sociedade Brasileira”. Disponível em
http://www.princeton.edu/sociology/faculty/telles/. 2012 [2004].
THERBORN, Göran. Os campos de extermínio da desigualdade. Novos Estudos. CEBRAP,
São Paulo, n. 87, Julho, 2010.
TILLY, Charles. La desigualdad persistente. Buenos Aires: Manantial, 2000.
VAN PARIJS, Philipe. O que é uma sociedade justa? São Paulo, Ática, 1997..
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
 

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