Proporcionar aos alunos uma discussão acerca da interface entre raça e classe no Brasil e seus efeitos na construção de políticas de ações afirmativas. Será dada especial atenção à construção dos conceitos que envolve a temática em questão: raça, racismo, discriminação, classe social, desigualdades e políticas afirmativas, mecanismos de produção e reprodução das desigualdades, suas principais clivagens. Embora o curso verse sobre o caso brasileiro, o debate internacional sobre tema também será abordado.
A disciplina está dividia em três módulos: I. Classe e desigualdade: perspectivas eenfoques; II. Discriminação e desigualdades raciais III. Políticas de Ações Afirmativas: oenfrentamento das desigualdades raciais no Brasil.I - Classe e desigualdade: perspectivas e enfoques1. Desigualdades sociais: processos e mecanismos2. Classe social na perspectiva sociológica clássica: Karl Marx e Max Weber3. Estratificação social e classe social na perspectiva sociológica contemporâneaII: Discriminação e desigualdades raciais4. Conceitos de raça e racismo5. Raça e classe no Brasil: A integração do negro na sociedade de classes, FlorestanFernandes6. Raça e classe no Brasil: Discriminação e desigualdades raciais no Brasil, CarlosHasenbalg7. Características das desigualdades raciais no Brasil8. Os estudos recentes sobre desigualdades raciaisIII. Políticas de Ações Afirmativas: o enfrentamento das desigualdades raciais noBrasil9. Igualdade e justiça: o que é uma sociedade justa?10. Redistribuição ou reconhecimento? Os dilemas das políticas contemporâneas11. Políticas de Ações Afirmativas no Brasil I: sua construção12. Políticas de Ações Afirmativas no Brasil II: os casos
DAFLON, Verônica. (2007). Políticas de Reserva: o Modelo Indiano de Ação Afirmativa.Dissertação de mestrado orientada por João Feres Júnior e defendida no Instituto Universitário dePesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) .- Grusky, David. Social Stratification: class, race and gender in sociological perspective.Westview Press, 1994.- GUIMARÃES, Antônio S. Classes, Raça e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2000.___________________. Como trabalhar com "raça" em sociologia. Educação e Pesquisa, SãoPaulo, v. 29, n. 01, p. 93-108, 2003.Guimarães, Antonio S. "A desigualdade que anula a desigualdade: notas sobre a ação afirmativano Brasil". Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil - Estados Unidos. o. JesséSouza. Brasília, Paralelo 15: 233-243, 1997.- FERNANDES, FLORESTAN. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. Volume 2._________________. Racismo e Antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.HASENBALG, Carlos. Discriminação e Desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte, EditoraUFMG, 2003.Giddens, Anthony “Estrutura de classes das sociedades avançadas” Rio de Janeiro : Zahar, 1975.Hasenbalg, Carlos, Silva, Nelson.V.& Lima,Márcia. Cor e Estratificação Social no Brasil. Rio deJaneiro, Contra Capa, pp. 218-230, 1999LIMA, Márcia. “Desigualdades raciais e políticas públicas: Ações Afirmativas no governo Lula”.Novos Estudos- CEBRAP, 87, 2010.__________________ (2013). “As novas políticas de inclusão escolar e as famílias: o caso dosbeneficiários do Programa Universidade para Todos”. In: Romanelli, Geraldo et al Família &Escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: RJ, Vozes, 2013.MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.Marx, Karl O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Os pensadores - Karl Marx. São Paulo: AbrilCultural,1974.REIS, Elisa. “A desigualdade na visão das elites e do povo brasileiro”. In Scalon, Celi (org.).Imagens da Desigualdade. Belo Horizonte: Editora da UFMG; Rio de Janeiro: UCAM, 2004.Silva, Graziella Moraes Dias da. Ações afirmativas no Brasil e na África do Sul. Tempo soc.,nov. 2006, vol.18, no.2, p.131-165.TELLES, Edward “O Significado da Raça na Sociedade Brasileira”. Disponível emhttp://www.princeton.edu/sociology/faculty/telles/. 2012 [2004].THERBORN, Göran. Os campos de extermínio da desigualdade. Novos Estudos. CEBRAP,São Paulo, n. 87, Julho, 2010.TILLY, Charles. La desigualdad persistente. Buenos Aires: Manantial, 2000.VAN PARIJS, Philipe. O que é uma sociedade justa? São Paulo, Ática, 1997..WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.