A disciplina visa alcançar dois objetivos, um de ampliar a formação teórica e outro de consolidar a capacitação para a produção de análises. Em primeiro lugar, pretende-se abordar em maior profundidade temas que estejam na ordem do dia da agenda analítica desse campo, sintonizando o conteúdo programático a ser ofertado com a produção internacional mais recente no campo de estudos da Sociologia dos Mercados de Trabalho. Quatro dominios temáticos servirão de inspiração para o detalhamento dos conteúdos programáticos a cada nova oferta, a saber: (i) a especificidade da circulação mercantil do trabalho; (ii) a transformação na estrutura dos mercados de trabalho (sua construção institucional; mudança na estrutura ocupacional; carreiras, hierarquias ocupacionais e mobilidade social; novas configurações da relação de emprego); (ii) mercado de trabalho, desigualdades e formas de discriminação; (ii) mecanismos mercantis e não-mercantis mobilizados na ação dos indivíduos em busca de inserção no mercado de trabalho. Em segundo lugar, pretende-se desenvolver, entre os que frequentem a disciplina, a habilidade para a pesquisa e produção de conhecimentos nessa área específica do saber, elegendo um objeto empírico pertinente para a realização de um exercício de análise sob a supervisão do docente responsável.
(Dado o caráter flexível da disciplina de “Tópicos especiais” e o seu alvo de sintonia com os debates mais recentes da agenda internacional do campo, espera-se que a cada semestre o docente focalize e aprofunde um conjunto específico de temas. Alguns são sugeridos nessa indicação abaixo. Os dois primeiros temas têm caráter introdutório, visando atualizar o lastro comum de conhecimento entre os alunos) Parte I – A sociologia dos mercados de trabalho: trajetória e grandes campos de debate. Breve retomada 1. Troca, mercados e modernidade 2. O trabalho, uma mercadoria especial? Parte II – Mudança socioeconômica e dinâmica da transformação na estrutura dos mercados de trabalho 3. A construção institucional dos mercados de trabalho 4. Mudança econômica e transformações na estrutura ocupacional: a macro-sociologia dos mercados de trabalho 5. Mercados de trabalho e heterogeneidade estrutural: o debate latino-americano sobre informalidade, pobreza urbana e mercado de trabalho 6. As novas configurações da relação de emprego: o debate sobre relações atípicas de emprego e precarização do trabalho Parte III – Mercado de trabalho, desigualdades e formas de discriminação 7. Qualificação e credenciais no mercado de trabalho 8. Desigualdades e discriminação no acesso e na retribuição auferida pelo trabalho: padrões e formas de mensuração Parte IV – Na ante-sala das relações de troca: capitais, experiências e representações 9. Autonomização de status e transição de ingresso ao mercado de trabalho: o debate sobre a passagem da escola ao trabalho 10. Redes sociais, acesso e mobilidade no trabalho: explorando os mecanismos não mercantis na operação dos mercados 11. A procura de trabalho, um objeto estratégico para o olhar sociológico 12. O desemprego e sua sociologia
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