A disciplina visa alcançar dois objetivos, um de ampliar a formação teórica e outro de consolidar a capacitação para a produção de análises. Em primeiro lugar, pretende-se abordar em maior profundidade temas que estejam na ordem do dia da agenda analítica desse campo, sintonizando o conteúdo programático a ser ofertado com a produção mais recente da Sociologia Econômica em nível international. Quatro grandes áreas temáticas inspirarão a escolha dos conteúdos a serem focalizados a cada nova oferta da disciplina. São elas: (i) os modos como se constroem os embricamentos entre as atividades econômicas e as dimensões estruturais, cognitivas, políticas e culturais da vida social; (ii) as institucionalidades que garantem o funcionamento de mercados em meio à incerteza; (iii) os modos pelos quais as teorias e modelos econômicos exercem efeitos de performatividade sobre os agentes no mercado; (iv) os elos entre vida privada, intimidade e atividade econômica. Em segundo lugar, pretende-se desenvolver, entre os que frequentem a disciplina, a habilidade para a pesquisa e produção de conhecimentos nessa área específica do saber, elegendo um objeto empírico pertinente para a realização de um exercício de análise sob a supervisão do docente responsável.
(Dado o caráter flexível da disciplina de “Tópicos especiais” e o seu alvo de sintonia com os debates mais recentes da agenda internacional do campo, espera-se que a cada semestre o docente focalize e aprofunde um conjunto específico de temas. Alguns são sugeridos nessa indicação abaixo. Os dois primeiros temas têm caráter introdutório, visando atualizar o lastro comum de conhecimento entre os alunos) Parte 1 – A sociologia da vida econômica: trajetória e grandes campos de debate. Breve retomada 1. Os elos entre economia e sociedade à luz do pensamento clássico: troca, mercados e modernidade 2. A reivindicação de uma “nova sociologia econômica”: A virada do pós-1970 Parte II – Os embricamentos estruturais, cognitivos, políticos e culturais da economia 3. O mercado como estrutura social: redes sociais e atividade econômica 4. O mercado como “campo”: explorando as relações de poder e controle 5. Lidando com os significados no estudo das relações econômicas Parte III – Mercados, mercantilização e institucionalidades 6. Mercado e mercantilização 7. Dinheiro, dinheiros e institucionalização das trocas mercantis 8. Os pressupostos institucionais do funcionamento dos mercados: lidando com risco e incerteza Parte IV – A performatividade e os agentes 8. Retomando a noção de agência na vida economica: ator, dispositivos e performatividade 9. Da economia à Economia: as teorias/modelos econômicos e seus efeitos de performatividade Parte V – A economia na intimidade 10. As relações econômicas na intimidade 11. Gênero e atividade econômica 12. As várias formas do dinheiro sob distintas relações sociais
APPADURAI, Arjun (ed.). The Social life of Things: commodities in cultural perspective. New York: Cambridge University Press, 1986. BECKERT, Jens; ASPERS, Patrick (eds.). The Worth of Goods. Oxford: Oxford University Press, 2011. ASPERS, Patrick; DODD, Nigel (eds.) Re-Imagining Economic Sociology. Oxford: Oxford University Press, cap. 2, 2015. BOURDIEU, Pierre. Les Structures Sociales de L’Economie. Paris: Seuil, 2000. CALLON, Michel (ed.) The Laws of the Markets. Oxford: Blackwell, 1998, p. 1-57. CALLON, Michel; MILLO, Yuval; MUNIESA, Fabian. Market Devices. Oxford: Blackwell, 2007. ÇALISKAN, Koray; CALLON, Michel. Economization, part 1: shifting attention from the economy towards processes of economization. Economy and Society 38(3), p. 369-398, 2009. FLIGSTEIN, Neil. The Architecture of Markets: An Economic Sociology of Twenty-First- Century Capitalist Societies. Princeton: Princeton University Press, 2002. FOURCADE, Marion. Cents and Sensibility: Economic Valuation and the Nature of “Nature”. American Journal of Sociology, 116(6): 1721-1777, 2011. GRANOVETTER, Mark. Economic action and social structure: The problem of embeddedness. American Journal of Sociology, 91(3): 481-510, 1985. KARPIK, Lucien. Valuing the Unique: The Economics of Singularities. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2010. MAUSS, Marcel. The Gift: the form and reason for exchange in archaic societies. London: Routledge, 2005[1923-4]. MACKENZIE, Donald; MUNIESA, Fabian; SIU, Lucia (eds.). Do Economists Make Markets? On the Performativity of Economics. Princeton: Princeton University Press, 2008. NEIBURG, Federico. Os Sentidos Sociais da Economia. In: DUARTE, Luiz Fernando Dias (org.) Horizontes das Ciências Sociais no Brasil – Antropologia. São Paulo: ANPOCS/Barcarolla/ Discurso Editorial, p. 225-258, 2010. POLANYI, Karl. The Economy as Instituted Process. In: POLANYI, Karl; ARENSBERG, Conrad; PEARSON, Harry. Trade and Market in the Early Empires. Glencoe, IL: Free Press, 1957, p. 243-269. SMELSER, Neil J.; SWEDBERG, Richard. (eds.), The Handbook of Economic Sociology. 2a ed. Princeton, Oxford e New York: Princeton University Press e Russell Sage Foundation, 2005. STEINER, Phillipe. L'École Durkheimienne et l’Économie: Sociologie, Religion et Connaissance. Paris: Librairie Droz, 2005a. SWEDBERG, Richard. Max Weber and the Idea of Economic Sociology. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2000. WHITE, Harrison C. Markets from Networks: Socioeconomic Models of Production. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2002. ZELIZER, Viviana. The Social Meaning of Money: Pin Money, Paychecks, Poor Relief, and Other Currencies. New York: Basic Books, 1994.