Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Mineralogia e Geotectônica
 
Disciplina: GMG0220 - Mineralogia
Mineralogy

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2000 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno aos princípios do estudo dos minerais, habilitando-o a reconhecer e caracterizar adequadamente os minerais mais importantes na natureza, em estudos macro e microscópicos, a partir de suas propriedades físicas e químicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
918296 - Gaston Eduardo Enrich Rojas
 
Programa Resumido
Conceitos fundamentais da mineralogia. Estudo da estrutura, composição química e propriedades físicas dos minerais. Classificação dos minerais. O microscópio petrográfico e as propriedades ópticas dos minerais. Estudo microscópico dos principais grupos de minerais.
 
 
 
Programa
Definições e conceitos fundamentais da Mineralogia. Propriedades físicas dos minerais. Interações entre ondas eletromagnéticas e matéria cristalina. Métodos analíticos em Mineralogia.
Classificação dos minerais. Estruturas, composição química e identificação de elementos nativos, sulfetos, halóides, óxidos e hidróxidos, carbonatos, fosfatos, sulfatos e demais não silicatos. Cálculo de fórmulas estruturais. Projeção da composição de minerais em diagramas binários e ternários. Diagramas de fase (óxidos, sulfetos, carbonatos). Diagrama P-T, T-X e T-fO2 para sistemas minerais selecionados.
Classificação estrutural dos silicatos. Identificação macroscópica dos principais silicatos. Nesossilicatos: grupos da granada e da olivina; polimorfos do Al2SiO5. Sorossilicatos. Ciclossilicatos: turmalinas, berilo. Filossilicatos: estruturas, classificação, séries di e tri-octaédricas. Micas e argilo-minerais. Inossilicatos: piroxênios e anfibólios-estruturas, composição química, classificação. Tectossilicatos. Feldspatos: series dos plagioclásios e dos feldspatos alcalinos. Polimorfismo e solução sólida. Minerais do grupo da sílica: polimorfismo, ocorrência, variedades gemológicas e micro-cristalinas. Zeólitas e feldspatóides. Cálculos de fórmulas estruturais de silicatos.
A luz. Fenômenos ópticos. Índice de refração. Dupla refração. Polarização. Isotropia e Anisotropia. Substâncias uniaxiais e biaxiais. O microscópio petrográfico. Propriedades ópticas observáveis a ortoscopia com polarizadores descruzados. Indicatriz uniaxial e biaxial. Interferência da luz. Observação de minerais a ortoscopia com polarizadores cruzados. Compensadores. Conoscopia. Figuras uniaxiais e biaxiais.
Caracterização microscópica dos principais minerais formadores de rochas: piroxênios, anfibólios, micas, quartzo, calcedônia, feldspatos alcalinos, plagioclásios, feldspatóides, zeólitas, cordierita, escapolita, olivinas, andaluzita, cianita, sillimanita, carbonatos, granadas, espinélios, wollastonita, zircão, apatita, epidoto, turmalina, titanita.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-práticas. Estudo macro e microscópico de minerais.
Critério
Provas teóricas e práticas / trabalhos práticos / seminários.
Norma de Recuperação
A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2;
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Deer, Howie e Zussmann. An introduction to the rock-forming minerals, 2a. ed., 1992
Klein, C., Hurlbut, C.S. Manual of Mineralogy, 21a. edição, 1993.
Nesse, D. Introduction to Optical Mineralogy, 1986.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Troeger, W.E., Optical determination of rock-forming minerals, 1979.
 

Clique para consultar os requisitos para GMG0220

Clique para consultar o oferecimento para GMG0220

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP