O curso está dividido em dois módulos. O primeiro módulo trata de conceitos fundamentais em Geologia Estrutural e tem como principais objetivos: - descrever o modo como os materiais rochosos estão estruturados - analisar os processos deformacionais que formam estas estruturas em termos de esforços e geometria. O segundo modulo busca a aplicação dos conceitos de geologia estrutural em campo e a capacitação do aluno em técnicas de aquisição e análise de dados de campo utilizados em diversas áreas das Geociências.
Estruturas primárias e tectônicas em rochas sedimentares e ígneas. Esforço e deformação nas rochas. Deformação rúptil: juntas e falhas. Deformação dúctil: dobras, foliações e lineações. Orientação de planos no espaço. Espessura e largura aparente e verdadeira de camadas. Estruturas em mapas geológicos. Construção de blocos diagramas. Técnicas de construção de caderneta de campo. Mapas e perfis geológicos. Elementos de um mapa geológico. Exercícios geométricos. Direção e mergulho de camadas. Notações. Estruturas rúpteis e dúcteis e modelos. Exercícios de Geo-orientação. Levantamento e interpretação de seções geológicas. Uso da bússola geológica. Práticas de Campo relacionadas com a formação de professores, focando na interdisciplinaridade e na elaboração de aulas de estudo do meio, para ensino formal e não formal.
Estruturas primárias e tectônicas em rochas sedimentares e ígneas. Esforço e deformação nas rochas. Deformação rúptil: juntas e falhas. Deformação dúctil: dobras, foliações e lineações. Orientação de planos no espaço. Espessura e largura aparente e verdadeira de camadas. Estruturas em mapas geológicos. Construção de blocos diagramas. Técnicas de construção de caderneta de campo. Mapas e perfis geológicos. Elementos de um mapa geológico. Exercícios geométricos. Direção e mergulho de camadas. Notações. Estruturas rúpteis e dúcteis e modelos. Exercícios de Geo-orientação. Levantamento e interpretação de seções geológicas. Uso da bússola geológica. Práticas de Campo relacionadas com a formação de professores, focando na interdisciplinaridade e na elaboração de aulas de estudo do meio, para ensino formal e não formal. CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 30 HORAS.
BOLTON, T., 1989. Geological maps: their solution and interpretation. Cambridge University Press; DAVIS, G. H. & REYNOLDS, S.J. 1996 Structural Geology of Rocks and Regions. John Wiley and Sons. FOSSEN, H. 2012. Geologia Estrutural. Editora Oficina de Textos, 584p. LOCZY, L. & LADEIRA, E. 1976. Geologia Estrutural e Introdução à Geotectônica. Edgard Blucher Ltda. MALTMAN, A., 1990. Geological Maps – An Introduction. Van Nostrand Reinhold, New York; Marques L., Praia J. 2009 Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terra e Didatica, 5(1):10-26 NUMMER, A.R. et al., 2011. Georientação: uma proposta de disciplina esportiva e de introdução ao mapeamento geológico. Terrae Didatica, 7(2): 75-85; NUMMER, A.R. & CARNEIRO, C.R., 2003. O desenho Geológico. Terrae Didatica, 1(1); OMS, O., VICENS, E., OBRADOR, A., 2002. Introducción al mapa geológico (1): topografia e fundamentos. Monografías Enseñanza de lãs Ciencias de La Tierra, Espanha; PRESS, F., SIEVER, R., GROTZINGER, J., THOMAS, J.H., 2001. Para Entender a Terra. Editora Artmed, 656 p. RAGAN, D., 1968. Structural Geology: an introduction to geometrical technique, John Wiley & Sons. VIVEIRO, AA.; DINIZ, R.E.S. (2009) Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em tela. Vol. 2, n. 1, 2009. WEIJERMARS, R., 2011. Structural geology and map interpretation. Alboran Science Publishing.