Introduzir conceitos de educação patrimonial e sua importância na preservação da herança cultural. Estabelecer relações entre professores, alunos e gerenciadores do patrimônio. Entender a relação entre ambiente histórico e natural e a necessidade de sua preservação para a humanidade e as gerações futuras.
Conceitos em herança cultural. Causas de deterioração de rochas. Conservação e gerenciamento do patrimônio. Consciência patrimonial. Patrimônio mundial e brasileiro.
Conceitos em herança cultural. Patrimônio construído x patrimônio natural. Entendendo um local histórico. Causas de deterioração de rochas. Conservação e gerenciamento do patrimônio. Desenvolvimento sócio-econômico e turístico. Consciência patrimonial. Patrimônio mundial. Patrimônio brasileiro. Estudos de caso.
Brandi, c. 2004. Teoria da Restauração. Ateliê, São Paulo, 261p. Camargo, H. L. 2002. Patrimônio histórico e cultural. Editora Aleph, São Paulo, 103p. Choay, F. 2006. A alegoria do patrimônio. Editora UNESP, São Paulo, 288p. Funari, P. P., Pelegrini, S.C.A. 2006. Patrimônio histórico e cultural. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 72p. IPHAN. 1999. Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro. Ministério da Cultura - Programa Monumenta. 2005. Sítios históricos e conjuntos urbanos de monumentos nacionais: norte, nordeste, centro-oeste. Cadernos Técnicos 3, 456p. Ministério da Cultura - Programa Monumenta. 2005. Sítios históricos e conjuntos urbanos de monumentos nacionais: sudeste e sul. Cadernos Técnicos 4, 392p. Viñas, S.M. 2005. Contemporary theory of conservation. Elsevier, Great Britain, 239p. UNESCO - ICCROM. 2006. Introducing young people to the protection of heritage sites and historic cities. A practical guide for school teachers in the arab region, 116p.