Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Geociências
 
Mineralogia e Geotectônica
 
Disciplina: GMG0303 - Educação Patrimonial em Ambientes Naturais e Construídos
Heritage Education in Natural and Built Environments

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Introduzir conceitos de educação patrimonial e sua importância na preservação da herança cultural. Estabelecer relações entre professores, alunos e gerenciadores do patrimônio. Entender a relação entre ambiente histórico e natural e a necessidade de sua preservação para a humanidade e as gerações futuras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
146604 - Eliane Aparecida Del Lama
 
Programa Resumido
Conceitos em herança cultural. Causas de deterioração de rochas. Conservação e gerenciamento do patrimônio. Consciência patrimonial. Patrimônio mundial e brasileiro.
 
 
 
Programa
Conceitos em herança cultural. Patrimônio construído x patrimônio natural. Entendendo um local histórico. Causas de deterioração de rochas. Conservação e gerenciamento do patrimônio. Desenvolvimento sócio-econômico e turístico. Consciência patrimonial. Patrimônio mundial. Patrimônio brasileiro. Estudos de caso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
aulas teóricas e recursos multimídia.
Critério
trabalhos de pesquisa bibliográfica e apresentação de seminários.
Norma de Recuperação
Conforme a Resolução 3583, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
Brandi, c. 2004. Teoria da Restauração. Ateliê, São Paulo, 261p. Camargo, H. L. 2002. Patrimônio histórico e cultural. Editora Aleph, São Paulo, 103p. Choay, F. 2006. A alegoria do patrimônio. Editora UNESP, São Paulo, 288p. Funari, P. P., Pelegrini, S.C.A. 2006. Patrimônio histórico e cultural. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 72p. IPHAN. 1999. Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro. Ministério da Cultura - Programa Monumenta. 2005. Sítios históricos e conjuntos urbanos de monumentos nacionais: norte, nordeste, centro-oeste. Cadernos Técnicos 3, 456p. Ministério da Cultura - Programa Monumenta. 2005. Sítios históricos e conjuntos urbanos de monumentos nacionais: sudeste e sul. Cadernos Técnicos 4, 392p. Viñas, S.M. 2005. Contemporary theory of conservation. Elsevier, Great Britain, 239p. UNESCO - ICCROM. 2006. Introducing young people to the protection of heritage sites and historic cities. A practical guide for school teachers in the arab region, 116p.
 

Clique para consultar os requisitos para GMG0303

Clique para consultar o oferecimento para GMG0303

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP