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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Geociências
 
Mineralogia e Geotectônica
 
Disciplina: GMG0490 - Princípios de Interpretação da Geodiversidade
Principles of Geodiversity Interpretation

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
- Identificar a diversidade de materiais, formas e processos geológicos;
- Examinar a relação entre geodiversidade, patrimônio geológico e geoconservação;
- Conhecer procedimentos metodológicos para a elaboração de um plano de interpretação;
- Elaborar conteúdos interpretativos aplicados à geodiversidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1471721 - Maria da Gloria Motta Garcia
 
Programa Resumido
A primeira parte do curso será voltada ao entendimento de conceitos básicos, tais como geodiversidade, patrimônio geológico e geoconservação. Uma vez apresentados estes conceitos básicos, a segunda parte tratará dos princípios e métodos da interpretação e sua aplicação à geodiversidade e ao patrimônio geológico, com utilização de exemplos e atividades práticas. OBS: As aulas de campo programadas (num total de três) serão realizadas durante o período normal das aulas teóricas, em trilhas em parques no município e nas proximidades de São Paulo, portanto externos ao campus da USP.
 
 
 
Programa
Parte teórica:
1. Conceito de Geodiversidade. Geodiversidade em escala global. Geodiversidade em escala local.
2. Geodiversidade: valores e ameaças. Serviços ecossistêmicos da geodiversidade. Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geoconservação. A proteção do patrimônio geológico. Geodiversidade do Brasil.
3. Interpretação: conceito, histórico e objetivo. Os princípios de interpretação de Tilden. Tipos de interpretação. Técnicas de comunicação na interpretação.
4. Geodiversidade e patrimônio geológico em unidades de conservação. Relação entre geodiversidade e biodiversidade. A interpretação no contexto das unidades de conservação. Trilhas interpretativas.
5. Geoturismo. Tipos de públicos em Geoturismo. Geodiversidade e geoturismo em unidades de conservação.  Geoparques. Interpretação em UCs e em geoparques.
6. Etapas na elaboração de um plano interpretativo. Atividades e produtos da interpretação. Estudos de caso. Avaliação de estratégias de interpretação e valorização.

Parte prática:
1. Caracterização da geodiversidade de uma região selecionada.
2. Avaliação crítica de materiais interpretativos diversos.
3. Atividades de interpretação ambiental em trilhas ecoturísticas do município de São Paulo.
4. Elaboração de conteúdos e de material interpretativo.
5. Elaboração de plano de interpretação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teórico-práticas - Leitura de textos selecionados e discussão dirigida; - Aulas de campo; - Atividades práticas; - Trabalho final.
Critério
- Atividades práticas em sala de aula - Participação nos três trabalhos de campo - Apresentação dos trabalhos sobre cada atividade de campo - Trabalho final (plano de interpretação).
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Brilha J., 2005. Patrimônio Geológico e Geoconservação: a Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica. Palimage Editores, Viseu, 190p.
Gray M., 2013. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature (2a. edição). Wiley Blackwell, Chichester, England, 495p.
Moreira J.C., 2008. Patrimônio geológico em unidades de conservação: Atividades interpretativas, educativas e geoturísticas. Tese de Doutorado, UFSC, 428p.
Moreira J.C., 2011. Geoturismo e interpretação ambiental. Editora da UFPG, Ponta Grossa, 157p.
Nascimento M., Ruchkys U.A., Mantesso-Neto V., 2008. Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: Trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 86p.
Newsome D., Dowling R., 2010. Geotourism: the tourism of geology and landscapes. Goodfellow Publishers Ltd., Oxford, 246p.
Reynard E., Brilha J. 2018. Geoheritage: Assessment, Protection, and Management. Elsevier.
Tilden F, 1977. Interpreting our heritage (3a. Edição). Editora The University of North Carolina, 119p.
 

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