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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Geociências
 
Geologia Sedimentar e Ambiental
 
Disciplina: GSA0217 - Ambientes de Sedimentação
Sedimentary Environments

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Fornecer os conceitos básicos da Sedimentologia e Estratigrafia, no âmbito de processos e produtos e suas relações com os principais tipos de ambientes de sedimentação. Compreensão dos processos da dinâmica externa da Terra, para criação de práticas pedagógicas no ensino de ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2520988 - Christine Laure Marie Bourotte
1279386 - Paulo Cesar Boggiani
 
Programa Resumido
1) Tipos de sedimentos; 2) aula prática com rochas sedimentares; 3) arenitos; 4) minerais pesados 5) carbonatos e sedimentos associados; 6) evaporitos e sedimentos químicos; 7) textura de sedimentos e geologia de reservatórios (porosidade e permeabilidade); 8) Processos e produtos em sedimentologia; 9) Introdução aos ambientes de sedimentação; 10) transporte e sedimentação; 11) estruturas sedimentares; 11) Ambientes de sedimentação e Sistemas Deposicionais; 12) Ambientes de sedimentação continentais, transacionais e marinhos; 13) Sedimentação e tectônica; 14) Princípios da estratigrafia; 15) Código de Nomenclatura estratigráfica; 16) Correlações estratigráficas e 17) Usos e aplicações da Sedimentologia e Estratigrafia com duas aulas-de-campo (sábado ou domingo), uma para Serra do Mar e Baixada Santista, sobre origem e tipos de sedimentos e outra para a Bacia do Paraná, para estudo e interpretação de ambientes de sedimentação. Discussão de metodologias de ensino desses conteúdos são trabalhados nas aulas práticas das disciplinas.
 
 
 
Programa
1) Tipos de sedimentos; 2) aula prática com rochas sedimentares; 3) arenitos; 4) minerais pesados 5) carbonatos e sedimentos associados; 6) evaporitos e sedimentos químicos; 7) textura de sedimentos e geologia de reservatórios (porosidade e permeabilidade); 8) Processos e produtos em sedimentologia; 9) Introdução aos ambientes de sedimentação; 10) transporte e sedimentação; 11) estruturas sedimentares; 11) Ambientes de sedimentação e Sistemas Deposicionais; 12) Ambientes de sedimentação continentais, transacionais e marinhos; 13) Sedimentação e tectônica; 14) Princípios da estratigrafia; 15) Código de Nomenclatura estratigráfica; 16) Correlações estratigráficas e 17) Usos e aplicações da Sedimentologia e Estratigrafia com duas aulas-de-campo (sábado ou domingo), uma para Serra do Mar e Baixada Santista, sobre origem e tipos de sedimentos e outra para a Bacia do Paraná, para estudo e interpretação de ambientes de sedimentação. Discussão de metodologias de ensino desses conteúdos são trabalhados nas aulas práticas das disciplinas. CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 15 HORAS.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas. Aulas práticas.
Critério
Provas teóricas e práticas.
Norma de Recuperação
Prova. A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     
BOUROTTE, C.; Toledo, M.C.M. ; Duleba, W. ; ARAMAQUI, G. T. , CAMPOS, L. G. D. ; VIANA, P. J. . Kit didático 'da rocha ao grão...de areia'. Terrae Didatica (Impresso), v. 10, p. 298-304, 2014. Laporte, L.F. 1969. Ambientes Antigos de Sedimentação. Série de Textos Básicos de Geociências, Editora Edgard Blücher e EDUSP, 45 p. Mendes, J.C. 1984. Elementos de Estratigrafia. Editora Queiroz, 566 p. Nombela N.A. (2005). ¡VAMOS A LA PLAYA! DINÁMICA SEDIMENTARIA EN PLAYAS, Enseñanza de Ias Ciencias de Ia Tierra, (13.2), 138-147. Suguio, K. 1973. Introdução à Sedimentologia. Editora Edgard Blücher e EDUSP, 317 p. Suguio, K. 1994. Rochas Sedimentares. Editora Edgard Blücher e EDUSP, 500p. Suguio, K. 2003. Geologia Sedimentar. Editora Edgard Blücher /EDUSP, 400 p. Teixeira, W. Toledo, M.C. M. de Fairchild, T.R., Taioli, F. 2000. Decifrando a Terra. 557 p. Toledo, M.C.M. ; TAKAYAMA, C. H. ; BOUROTTE, C.. Intemperismo simulado em animação gráfica. Terrae Didatica (Impresso), v 10, p. 351-356, 2014. Tucker, M.E. 1981. Sedimentary Petrology: an Introduction. Blacwell Science, Oxford. Valente N.L. (2006). EL COLOR DE LOS SEDIMENTOS. COMO Y PORQUÉ. Enseñanza de Ias Ciencias de Ia Tierra, (14.1), 26-28.
 

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