Fornecer os conceitos básicos da Sedimentologia e Estratigrafia, no âmbito de processos e produtos e suas relações com os principais tipos de ambientes de sedimentação. Compreensão dos processos da dinâmica externa da Terra, para criação de práticas pedagógicas no ensino de ciências.
1) Tipos de sedimentos; 2) aula prática com rochas sedimentares; 3) arenitos; 4) minerais pesados 5) carbonatos e sedimentos associados; 6) evaporitos e sedimentos químicos; 7) textura de sedimentos e geologia de reservatórios (porosidade e permeabilidade); 8) Processos e produtos em sedimentologia; 9) Introdução aos ambientes de sedimentação; 10) transporte e sedimentação; 11) estruturas sedimentares; 11) Ambientes de sedimentação e Sistemas Deposicionais; 12) Ambientes de sedimentação continentais, transacionais e marinhos; 13) Sedimentação e tectônica; 14) Princípios da estratigrafia; 15) Código de Nomenclatura estratigráfica; 16) Correlações estratigráficas e 17) Usos e aplicações da Sedimentologia e Estratigrafia com duas aulas-de-campo (sábado ou domingo), uma para Serra do Mar e Baixada Santista, sobre origem e tipos de sedimentos e outra para a Bacia do Paraná, para estudo e interpretação de ambientes de sedimentação. Discussão de metodologias de ensino desses conteúdos são trabalhados nas aulas práticas das disciplinas.
1) Tipos de sedimentos; 2) aula prática com rochas sedimentares; 3) arenitos; 4) minerais pesados 5) carbonatos e sedimentos associados; 6) evaporitos e sedimentos químicos; 7) textura de sedimentos e geologia de reservatórios (porosidade e permeabilidade); 8) Processos e produtos em sedimentologia; 9) Introdução aos ambientes de sedimentação; 10) transporte e sedimentação; 11) estruturas sedimentares; 11) Ambientes de sedimentação e Sistemas Deposicionais; 12) Ambientes de sedimentação continentais, transacionais e marinhos; 13) Sedimentação e tectônica; 14) Princípios da estratigrafia; 15) Código de Nomenclatura estratigráfica; 16) Correlações estratigráficas e 17) Usos e aplicações da Sedimentologia e Estratigrafia com duas aulas-de-campo (sábado ou domingo), uma para Serra do Mar e Baixada Santista, sobre origem e tipos de sedimentos e outra para a Bacia do Paraná, para estudo e interpretação de ambientes de sedimentação. Discussão de metodologias de ensino desses conteúdos são trabalhados nas aulas práticas das disciplinas. CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 15 HORAS.
BOUROTTE, C.; Toledo, M.C.M. ; Duleba, W. ; ARAMAQUI, G. T. , CAMPOS, L. G. D. ; VIANA, P. J. . Kit didático 'da rocha ao grão...de areia'. Terrae Didatica (Impresso), v. 10, p. 298-304, 2014. Laporte, L.F. 1969. Ambientes Antigos de Sedimentação. Série de Textos Básicos de Geociências, Editora Edgard Blücher e EDUSP, 45 p. Mendes, J.C. 1984. Elementos de Estratigrafia. Editora Queiroz, 566 p. Nombela N.A. (2005). ¡VAMOS A LA PLAYA! DINÁMICA SEDIMENTARIA EN PLAYAS, Enseñanza de Ias Ciencias de Ia Tierra, (13.2), 138-147. Suguio, K. 1973. Introdução à Sedimentologia. Editora Edgard Blücher e EDUSP, 317 p. Suguio, K. 1994. Rochas Sedimentares. Editora Edgard Blücher e EDUSP, 500p. Suguio, K. 2003. Geologia Sedimentar. Editora Edgard Blücher /EDUSP, 400 p. Teixeira, W. Toledo, M.C. M. de Fairchild, T.R., Taioli, F. 2000. Decifrando a Terra. 557 p. Toledo, M.C.M. ; TAKAYAMA, C. H. ; BOUROTTE, C.. Intemperismo simulado em animação gráfica. Terrae Didatica (Impresso), v 10, p. 351-356, 2014. Tucker, M.E. 1981. Sedimentary Petrology: an Introduction. Blacwell Science, Oxford. Valente N.L. (2006). EL COLOR DE LOS SEDIMENTOS. COMO Y PORQUÉ. Enseñanza de Ias Ciencias de Ia Tierra, (14.1), 26-28.