Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Geologia Sedimentar e Ambiental
 
Disciplina: GSA0312 - Hidrogeologia e Recursos Hídricos
Hydrogeology and Water Resources

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Ensinar ao aluno os fundamentos da hidrgeologia, sobretudo no que tange a: a) os conceitos de fluxo da água subterrânea e suas relações com o ciclo hidrológico; b) a contaminação de solos e aquíferos e o transporte de substâncias em subsuperfície; c) o projeto e construção de obras de captação subterrâneas; d) a gestão das águas subterrâneas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1802970 - Ricardo Cesar Aoki Hirata
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Conceitos básicos em hidrogeologia: propriedades hidráulicas de solos, sedimentos e rochas; tipos e classificação de aquíferos. 2. Movimento da água subterrânea e a Lei de Darcy: energias envolvidas no movimento da água; conceito de fluxo subterrâneo; tipo de permeabilidades e porosidades; água na zona não saturada. 3. Cartografia hidrogeológica: sistemas regionais e locais de fluxo; interação corpos de água superficial-aquífero; zonas de recarga e descarga; interferências antrópicas e naturais no fluxo da água em aquíferos. 4. Projeto, construção, manutenção de poços tubulares profundos e poços de monitoramento de quantidade e qualidade: fases da implantação de captação subterrânea, métodos de perfuração de poços, cuidados sanitários e contaminação do poço. 5. Testes de aquíferos e caracterização hidráulica de obras de captação: técnicas de estimação das características hidráulicas de poços e aquíferos, princípios do rebaixamento hidráulico, interferência entre captações; estabelecimento de vazão ótima em poços. 6. Gestão da quantidade e exploração de aquíferos: estimativas de recarga de aquíferos; fluxo de base; balanço hidrológico de bacias; intrusão salina; monitoramento da exploração de aquíferos, exploração intensiva e vazão sustentável; outorga de captação. 7. Geoquímica da água subterrânea: características físico-químicas das águas, relação água-rocha, padrão de potabilidade, métodos de coleta de amostras e análises. 8. Transporte e comportamento de contaminantes em subsuperfície: fontes de contaminação, fenômenos que controlam o comportamento e o transporte de substâncias químicas em fase miscível e não miscível em solos e água subterrânea. 9. Gestão de qualidade dos recursos hídricos subterrâneos: vulnerabilidade de aquíferos à contaminação, cadastro de fontes poluentes, riscos humano e ambiental, remediação de solo e aquífero, monitoramento da qualidade das águas e solo, estratégias de proteção das águas subterrâneas e gestão dos recursos hídricos subterrâneos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas téoricas, aulas práticas, exercícios e atividades de campo (aulas de campo).
Critério
Provas teóricas e práticas, exercícios e relatórios.
Norma de Recuperação
Provas teóricas e práticas sobre todo o conteúdo programático ministrado, incluindo aquelas das atividades em campo. A nota final (Nf) será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2, onde Ma = média final da disciplina e Nr = nota da prova de recuperação. Considera-se aprovado o aluno que Ma > ou = 5,0; ou quando Ma < 5, 0 e > ou = 3,0, o aluno tiver Nf > ou = 5,0.
 
Bibliografia
     
FEITOSA, F. et al (Editores), 2008. Hidrogeologia: conceitos e aplicações. 3 Ed. CPRM. Rio de Janeiro, 812p.; CUSTÓDIO, E. & LLAMAS, R. 1981. Hidrologia Subterrânea. Volumes 1 e 2. Ed. Omega. Barcelona; CLEARY, R. 1989. Águas Subterrâneas. In: Engenharia Hidrológica, Vol. 2, Cap. 5, Coleção ABRH, Ed. UERJ; FETTER, C. 1990. Applied Hidrogeology. 4 Edição, Prentice Hall, Inc. 598p.; FREEZE, R.A. & CHERRY, J. 1979. Groundwater, Prentice Hall, 604p.; JOHSON DIVISION 1978. Água Subterrânea e Poços Tubulares, Ed. CETESB, 482p.; HIRATA, R.; VIVIANI, J.; HIRATA, H. 2009. A água como recurso. In: Teixeira, W; Fairchild, T; Toledo, M. Taioli, F. (Orgs.). Decifrando a Terra. 2 ed. São Paulo, v.1, p. 448-485,
 

Clique para consultar os requisitos para GSA0312

Clique para consultar o oferecimento para GSA0312

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP