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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Geociências
 
Geologia Sedimentar e Ambiental
 
Disciplina: GSA0409 - Geociências e Meio Ambiente
Geosciences and Environment

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno no entendimento do diagnóstico dos problemas ambientais e compreensão de suas causas e prognósticos de futuras consequências e o desenvolvimento de soluções para as intervenções humanas no ambiente. Fornecer ferramentas e subsídios para trabalhar essas questões no âmbito escolar. A parte prática da disciplina, composta de investigação em campo, tem como finalidade desenvolver a capacidade do aluno em identificar, caracterizar e avaliar impactos ambientais positivos e negativos de um determinado empreendimento ou intervenção numa área específica. Entender a importância da educação e de recursos didáticos na prevenção de desastres naturais e na preservação ambiental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6433394 - Camila Duelis Viana
5125648 - Nicolas Misailidis Strikis
1793352 - Veridiana Teixeira de Souza Martins
 
Programa Resumido
Parte 1: Processos naturais e a presença humana. 
Geociências e Meio Ambiente. Contexto histórico. Atmosfera: mudanças climáticas e variabilidade (passado, presente e futuro). 
Litosfera: terremotos e vulcanismo. Movimentos de massa. Riscos geológicos. Hidrosfera: aquíferos-intervenções do homem no ciclo das águas subterrâneas. Processos costeiros. Erosão e riscos. 
Biosfera: interferências do homem e alterações nos ambientes urbanos e nos processos naturais. Gerenciamento de resíduos sólidos. Técnicas utilizadas na elaboração de cartas geotécnicas. Tecnógenos. Estudo de casos brasileiros. 
Parte 2: Avaliação de impacto ambiental 
Conceitos básicos. Impactos ambientais. Diagnóstico ambiental. Metodologia de avaliação de impacto ambiental - legislação específica. Relatórios e projetos ambientais. Monitoramento ambiental. Estudos de caso. 
Disciplina com 4 aulas de campo aos sábados e domingos.
Nas duas partes os alunos devem discutir e desenvolver recursos didáticos voltados para o ensino formal e não formal e projetos de educação ambiental no contexto de avaliação de impacto ambiental.
 
 
 
Programa
Parte 1: Processos naturais e a presença humana. 
Geociências e Meio Ambiente. Contexto histórico. Atmosfera: mudanças climáticas e variabilidade (passado, presente e futuro). 
Litosfera: terremotos e vulcanismo. Movimentos de massa. Riscos geológicos. Hidrosfera: aquíferos-intervenções do homem no ciclo das águas subterrâneas. Processos costeiros. Erosão e riscos. 
Biosfera: interferências do homem e alterações nos ambientes urbanos e nos processos naturais. Gerenciamento de resíduos sólidos. Técnicas utilizadas na elaboração de cartas geotécnicas. Tecnógenos. Estudo de casos brasileiros. 
Parte 2: Avaliação de impacto ambiental 
Conceitos básicos. Impactos ambientais. Diagnóstico ambiental. Metodologia de avaliação de impacto ambiental - legislação específica. Relatórios e projetos ambientais. Monitoramento ambiental. Estudos de caso. 
Disciplina com 4 aulas de campo aos sábados e domingos. 
Nas duas partes os alunos devem discutir e desenvolver recursos didáticos voltados para o ensino formal e não formal e projetos de educação ambiental no contexto de avaliação de impacto ambiental.
CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 30 HORAS.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas. Aulas práticas. Trabalhos de campo.
Critério
Provas, exercícios, trabalhos, relatórios das aulas de campo e leituras de texto e discussões em sala de aula.
Norma de Recuperação
Provas. A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Série Meio Ambiente) 

BACCI, D. L. C.; MARTINS, V. T. S. 
O ensino de temas ambientais na formação de educadores em geociências e educação ambiental: mudanças climáticas no passado e presente da terra In: Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica.1 ed.Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2013, p. 100-120. 
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788582030257

DOW K.. DOWNING, T.E. O Atlas da Mudança Climática. O mapeamento completo do maior desafio do planeta. São Paulo. Publifolha. 2007. 

FLAWN, P.T. Environmental geology: conservation, land use, planning and resource management. New York: Harper & Row Pub., 1970. 313p. 

Gunther, W. M. R; Ciccotti, L.; Rodrigues, A. C. (org.) Desatres: múltiplas Abordagens e desafios. 1a ed. Rio de janeiro Elsevier, 2017.

KELLER, E.A. Environmental geology. 8ª ed. Columbus: Upper Saddle River, N.J : Prentice Hall, 2000.562 p. 

MACHADO, R. (Org.) As Ciências da Terra e sua importância para a Humanidade. SBG. 2008. 

MARCOVICH, J. Para entender o futuro. 2006. EDUSP. 

OLIVEIRA, A.M.S. (1990) Limites ambientais do desenvolvimento: geociências aplicadas, uma abordagem tecnológica da biosfera. São Paulo: ABGE. Artigo Técnico. 

MARTINS, V. T. S.; BACCI, D. L. C.; Gramani, M.F.; BOGGIANI, P. C.; FIGUEIREDO, FT.; VARGAS, D. K.; GOTO, E. A.; Silva, MF; HIRATA, M.; MORAIS, N. L.; PISSATO, E. 
Ensino e Pesquisa para Prevenção de Acidentes e Desastres Naturais (Capítulo 11) In: Geociências e Educação Ambiental.1, 2015, p. 1-1031. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9788567996530 

MARUYAMA, S. Aquecimento Global?. Tradução Kenitiro Suguio. Oficina de Textos. São Paulo, 2009 

RUIZ, M.D. & GUIDICINI, G. Introdução. In: OLIVEIRA, A.M.S. & BRITO, S.N.A (Eds.). Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), 1998. p.01-05. 

SANCHEZ, L.E. Avaliação de Impacto Ambiental.Conceito e Métodos. Ed. Oficina de Textos. 2006. 

SOUZA, C.R.G. et al. Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto. Holos, Editora, 2005. 

SANTOS, A.R. A grande barreira da Serra do Mar: da trilha dos Tupiniquins à Rodovia dos Imigrantes. São Paulo. O nome da Rosa. 2004. 

SVMA - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Atlas ambiental do Município de São Paulo - o verde, o território, o ser humano: diagnóstico e bases para a definição de políticas públicas para áreas verdes no Município de São Paulo / coordenação de Patrícia Marra Sepe e Harmi Takiya. 2004. 

TOMINAGA, L.; Santoro, J.; Amaral, R.(org). Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo, Instituto Geológico, 2009. 

VALENCIO, N.; SIENA, M.; MARCHEZINI, V.; GONÇALVES, J. C. (orgs.). Sociologia dos desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: RiMa Editora, 2009. 280p 

VEIGA, J. E. (org.). Aquecimento global: frias contendas científicas. São Paulo: Senac, 2008.
 

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