Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Geologia Sedimentar e Ambiental
 
Disciplina: GSA0441 - Obras de Captação e Monitoramento de Águas Subterrâneas
Water and monitoring wells for groundwater

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2000 Desativação:

Objetivos
Proporcionar fundamentos sobre características construtivas e especificações de projeto para construção de obras de captação e de monitoração de aqüífero.
 
 
 
Programa Resumido
Proporcionar fundamentos sobre características constru tivas e especificações de projeto para construção de obras de captação e de monitoramento de aqüífero.
 
 
 
Programa
Revisão dos fundamentos da hidrogeologia moderna: tipos de aqüíferos, características da zona não saturada e saturada. Ambientes físico-químicos. Funções dos aqüíferos. Características construtivas de poços de produção e de monitoração. Obras de captação horizontais. Poços rasos escavados, perfurados e cavados. Tipos de equipamentos e métodos construtivos. Critérios de seleção dos métodos de perfuração. Métodos de perfuração e completação de poços profundos: métodos e percussão, método rotativo de circulação direta e inversa; perfuratrizes mistas; tendências do desenvolvimento tecnológico. Especificações de revestimentos e filtros; critérios de seleção; dimensionamento de filtros e pré-filtros; técnicas de desenvolvimento mecânico e químico. Testes de produção; curva característica, definição de vazão máxima; avaliação das perdas de carga. Testes de aqüíferos: método do regime de equilíbrio, equações de Dupuit e Thiem. Método do regime transitório de Theis, Jacob, Walton, Hantush. Utilização prática dos parâmetros hidrodinâmicos: cálculo do raio de influência, cálculo da evolução do nível dinâmico. Dimensionamento de bombas: utilização abacos de curvas características. Perímetros de proteção e selo sanitário: fundamentos bio-físico-químicos; métodos de cálculo: situação a nível internacional. Métodos de manutenção e de desinfecção de poços de produção. Métodos de purga de poços e monitoração. Normas brasileiras de projeto e construção de poço de produção e de monitoração. Normas para exploração de águas subterrâneas no Estado de São Paulo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas
Critério
Provas, exercícios e seminários.
Norma de Recuperação
Realização e defesa de um trabalho relacionado com o conteúdo programático da disciplina, 15 dias antes da data de retificação de matrícula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ANDERSON, M. P., (1984). "Moment of contaminants in Groundwater: Groundwater Transport, Advection and Dispersion", "in" Groundwater Contamination. Washington, D.C., National.
BOULDING, J. R. (1995). "Soil, Vaduse Zone and Groundwater Contamination. Assessment, Prevention and Remediation", Lewis Publishers, London.
FREEZE, R. A.; CHERRY, J. A. (1979). "Groundwater". Conglewood Cliffs. New Jersey. Prentice-Hall Inc.
PORTO, R. L. al.; BRANCO, S. M.; CLEARY, R. W.; COIMBRA, R. M.; EIGER, S.; DE LUCAS, S. J.; NOGUEIRA, V. P. Q.; PORTO, M. F. A. (1991). "Hidrogeologia Ambiental", ABRH. EDUSP, São Paulo.
 

Clique para consultar os requisitos para GSA0441

Clique para consultar o oferecimento para GSA0441

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP