Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Geologia Sedimentar e Ambiental
 
Disciplina: GSA0476 - Sismoestratigrafia
Seismic Stratigraphy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Habilitar os alunos na interpretação estratigráfica de seções sísmicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2052941 - Renato Paes de Almeida
 
Programa Resumido
Interpretação estratigráfica de seções sísmicas; Fundamentos sísmicos da sismoestratigrafia; Propriedades físicas das rochas; Sismofácies e sistemas deposicionais; Significado estratigráfico de refletores sísmicos; Superfícies com significado cronológico e padrões de terminação de refletores; Fundamentos da estratigrafia de seqüências - um modelo para as geometrias de grande escala; Diagramas espaço-temporais na análise de seções sísmicas; Aplicações da sismoestratigrafia: geologia de petróleo e análise de bacias.
 
 
 
Programa
Introdução ao método sísmico, histórico do método, propagação de ondas em meios sólidos, fundamentos sísmicos da sismoestratigrafia, aplicaçõòes do método; Aquisição e processamento de dados de sísmica de reflexão; Propriedades físicas das rochas, principais métodos de perfilagem de poços e sua aplicação na sismoestratigrafia; Resolução em seções sísmicas, resolução vertical e horizontal, significado estratigráfico de refletores sísmicos, significado cronológico de refletores sísmicos; Identificação e interpretação de estruturas tectônicas em seções sísmicas, caracterização de estilos estruturais, implicações erstratigráficas de eventos tectônicos; Sismofácies e sistemas deposicionais 1: sistemas deposicionais siliciclátiscos, caracterização de sistemas deposicionais de acordo com geometrias de corpos sedimentares em escala de resolução sísmica - elementos arquiteturais, sismofácies em seções 2D, caracterização de sistemas deposicionais em sísmica 3D; Sismofácies e sistemas deposicionais 2: sistemas deposicionais carbonáticos, principais atributos de rochas carbonáticas, classificação e reconhecimento de plataformas carbonáticas em seções sísmicas; Superfícies com siginficado cronológico e padrões de terminação de refletores; Fundamentos da estratigrafia de seqüências - um modelo para as geometrias de grande escala, espaço de acomodação e aporte sedimetnar, tratos de sistemas deposicionais e superfícies limitantes; Diagramas espaço-temporais na análise de seções sísmicas, reconhecimento de limites de seqüências, superfícies transgressivas e de inundação máxima, intervalos condensados e curvas de onlap; Controles externos na deposição e sua expresssão em seções sísmicas, eustasia e curvas de variação global do nível do mar, clima e aporte sedimentar, tectônica local, tectônica regional; Além das margens continentais: modelos de seqüências deposicionais em bacias tipo rift, bacias colisionais e transcorrentes, mecanismos e curvas de subsidência, integração de interpretações estruturais e estratigráficas em seções sísmicas; Aplicações da sismestratigrafia para a geologia do petróleo, integração com dados de poços, caracterização de sistemas petrolíferos, acompanhamento de campos de produção; Estratigrafia de seqüências e sismoestratigrafia das bacias da margem continental brasileira, evolução geológica, ciclos de sedimentação, evolução tectônica, origem, migração e acumulação de hidrocarbonetos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas; aulas práticas compreendendo a intepretação estratigráfica de linhas sísmicas em diferentes tipos de bacias sedimentares
Critério
Exercícios realizados em aulas prática e provas.
Norma de Recuperação
Conforme Resolução CoG nº 3583/89.
 
Bibliografia
     
BALLY, A. W. 1983. Seismic expression of structural styles - a picture and work atlas. Tulsa, American Association of Petroleum Geologists, Studies in Geology #15, 3v.
BALLY, A. W. 1988. Atlas of seismic stratigraphy. Tulsa, American Association of Petroleum Geologists, Studies in Geology #27, 2v.
POSAMENTIER, H. W. & VAIL, P. R. 1988. Eustatic controls on clastic deposition II - Sequence and systems tracts models, "in" WILGUS, C. K. et al., eds., Sea-level changes - an integrated approach. Society of Economic Geologists and Paleontologists, Special Publication 42, p.125-154.
ROKSANDIC, M. M. 1978. Seismic facies analysis concepts. Geophysical prospecting, 26:383-398.
 

Clique para consultar os requisitos para GSA0476

Clique para consultar o oferecimento para GSA0476

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP