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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade
 
Disciplina: HCV0124 - Saúde e Ciclos de Vida I
Health and Life Cycles I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Desenvolver entre os graduandos de Saúde Pública competências e habilidades para reconhecer as necessidade de saúde e implementar ações necessárias para o atendimento de mulheres no ciclo gravídico-puerperal, de criança menores de 9 anos e de adolescentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
412326 - Carmen Simone Grilo Diniz
931833 - Ivan Franca Junior
5331371 - Jefferson Drezett Ferreira
 
Programa Resumido
Análise do corpo, sua maturidade e construção social como determinante de sua expectativa de vida. Análise da tendência demográfica do país e sua influência na população Materno-Infantil. Características biológicas e psicossociais do crescimento e desenvolvimento humano. Saúde da Gestante. Principais patologias durante a gestação, parto e puerpério e sua relação com a mortalidade materna. Saúde perinatal. Saúde da criança no primeiro ano de vida. Mortalidade perinatal e infantil. Aleitamento materno. Doenças preveníveis por vacinação. Alimentação saudável no ciclo gravídico puerperal. Saúde da criança menor de 9 anos, principais agravos á saúde. Alimentação e hábitos saudáveis nos noves primeiros anos de vida.
 
 
 
Programa
-Ciclos de vida, saúde materna, da criança, do adolescente e Saúde Pública 
-Fisiologia e anatomia sexual e reprodutiva. 
-Gestação normal e patológica 
-Assistência à gestante de alto risco 
-Nutrição materna e da nutriz 
-Crescimento e desenvolvimento intra-uterino e restrição de crescimento intra-uterino 
-Aleitamento materno 
-Saúde Materna, gênero e sexualidade. 
-Puerpério e estresse pós-traumático 
-Violência na assistência á mulher no clico gravídivo-puerperal. 
-Contracepção e Infertilidade 
-Crescimento e Desenvolvimento da Criança 
-Saúde perinatal 
-Saúde integral da criança menor de um ano e sua influência na qualidade de vida do adulto. 
-Alimentação em menor de um ano. 
-Desenvolvimento e Saúde Mental 
-Principais problemas de Saúde da Criança 
-Saúde integral da criança menor de 9 anos 
-Sociedade moderna, saúde de menor de nove anos, nutrição e hábitos saudáveis e qualidade de vida 
-Acidente com menores de nove anos. 
-Imunização da criança e do adolescente 
-Saúde Integral do Adolescente (10 aos 19 anos) 
- Transformação do corpo (puberdade)- período e intensas transformações físicas, psiquicas e sociais: Imunização,Estilo de vida saudável- (alimentação, atividade física),Drogadição, Violência ,Saúde sexual e reprodutiva (desafio- DTS(s) e HIV/AIDS) e Saúde mental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita, seminários, trabalhos e grupo e assiduidade.
Critério
aproveitamento mínimo (média cinco). O aluno como média final entre 5 a 3 farão prova substituitva. O aluno que obtiver média final inferior a 3 estará automaticamente reprovado.
Norma de Recuperação
Prova substitutiva oral.
 
Bibliografia
     
1. Accioly E.; Saunders, C. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. Rio De Janeiro; Cultura Médica, 2009.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009. 112 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos e Atenção Básica, n. 23)
3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Saúde do adolescente: competências e habilidades / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2008.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-Natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. 162p. Disponível em: http://www.saude.gov.br
5. Carvalho MR, Tamez RN. Amamentação: Bases científicas. 2.ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. 430p.
6. Diniz SG; Chacham AS. O “corte por cima” e o “corte por baixo”: o abuso de cesáreas e episiotomias em São Paulo.Questões de Saúde Reprodutiva 2006;I(1):80-91.
7. Enkin M et (tradução) Guia para Atenção Efetiva na Gravidez e no Parto. Rio de Janeiro, 3 ed, Guanabara Koogan, 2005. 
8. Neme B. Obstetrícia básica. 3.ed. São Paulo: Sarvier; 2005.
9. Santos Neto ET dos et al . Políticas de saúde materna no Brasil: os nexos com indicadores de saúde materno-infantil. Saude soc., São Paulo, v. 17, n. 2, jun. 2008.
10. Vitolo Mr. Nutrição: Da Gestação A Adolescência. Rio de Janeiro, Ed Ernesto Reichmann, 2003.
11. Leone C. A Criança, o Adolescente e a Autonomia. Revista Bioética, 2009,v6(1).Http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/324/392
12. TANAKA, Ana Cristina D' Andretta . Mortalidade Materna no Brasil: análise dos obstáculos para sua redução. In: Isilia Aparecida Silva; Kleyde Ventrura de Souza:Íviv Emília de Oliveira Souza. (Org.). PROENF- Saúde Materna e Neonatal Ciclo1 Módulo 4. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2010, v. 4, p. 63-97.
13. Victora, C. G., et al. "Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios [Internet]. 2011." Saúde no Brasil 2.
14. Leal, Maria do Carmo, et al. "Intervenções obstétricas durante o trabalho de parto e parto em mulheres brasileiras de risco habitual." (2014).
15. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.300 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 26).
 

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