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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade
 
Disciplina: HCV0129 - Ciclos de Vida I
Life Cycles I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: gestantes e nutrizes e crianças.
Conhecer os aspectos biopsicossociais da saúde da mulher com a interface da gestação e lactação.
Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para gestantes, nutrizes e crianças.
Reconhecer a inserção do nutricionista dentro das políticas e programas.
 
Introduction to the psychosocial aspects of the life stages: women of childbearing age, pregnant and lactating women and children. Knowing the biopsychosocial aspects of women's health with the interface of pregnancy and lactation. Knowing the policies and programs of comprehensive care to women's health, including pregnant women, nursing mothers, and children. The role of the nutritionist in women’s, maternal and child health policies and programs.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
412326 - Carmen Simone Grilo Diniz
5331371 - Jefferson Drezett Ferreira
 
Programa Resumido
Características biológicas e psicossociais do crescimento e desenvolvimento humano: saúde da gestante e criança. Políticas e programas de atenção integral à saúde de gestantes, nutrizes e crianças.
 
Introduction to the biological, psychological and social dimensions of human reproduction, growth and development: women's health, maternal health and children health. Policies and programs of comprehensive care to women's health, pregnant women, nursing mothers and children.
 
 
Programa
Introdução aos ciclos de vida. A transição epidemiológica, demográfica, nutricional e de gênero.
Concepção e contracepção: aspectos biológicos, históricos e de gênero. Saúde da Mulher no Brasil. O programa de atenção integral à saúde da mulher (PAISM)
Gravidez normal e crescimento intrauterino. Assistência pré-natal. A Rede Cegonha. Grupos de apoio a gestantes. Planos de parto. Parentalidade, maternidade e paternidade.
Trabalho de parto e parto. Evidências científicas sobre a assistência. Modelos de assistência ao parto no Brasil. Locais de assistência. Profissionais da assistência.
Amamentação: fisiologia. Promoção e proteção do aleitamento materno: recomendações básicas. Alojamento conjunto. Relactação e bancos de leite. 
Puerpério e sua assistência. Promoção da saúde física e psicossocial da mulher no pós-parto. Retenção de peso no pós-parto: prevenção e manejo.
Crescimento e desenvolvimento fisiológico. 
Ações básicas da saúde da criança. 
Principais problemas de saúde da criança. 
Programas de atenção à saúde da criança, no âmbito da Política de Saúde
 
Introduction to life cycles. The epidemiological, demographic, nutritional and gender transitions. Conception and contraception: biological, historical and gender aspects. Women's Health in Brazil. The comprehensive care program for women's health (PAISM) Normal pregnancy and intrauterine growth. Prenatal care. The Stork Network. support groups of pregnant women. birth plans. Parenting, maternity and paternity. of labor and delivery. Scientific evidence of the assistance. delivery care models in Brazil. care facilities. Professional assistance. Breastfeeding: physiology. Promotion and protection of breastfeeding: basic recommendations. Rooming. Relactation and milk banks. Puerperium and assistance. Promotion of physical and psychosocial health of women in the postpartum period. weight retention in the postpartum: prevention and management. Physiological growth and development. Basic actions of the child's health. Main child health problems. Children's health and care programs within health policies.
 
 
Avaliação
     
Método
Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: seminários; produções individuais e/ou coletivas.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Coerência e fundamentação teórica na elaboração da resposta; Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Capacidade de trabalhar em equipe; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf
Enkin M, et al. Guia de atenção efetiva na gravidez e no parto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. [Araújo CL, tradutor].
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Leal M. do C., Pereira A. P. E., Domingues R. M. S. et al. Intervenções na assistência ao parto em mulheres de baixo risco no Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2014:S17–S32.
Victora C. G., Aquino E. M., Leal M. do C. et al. Saúde da Mulher e da criança no Brasil: progressos e desafios. The Lancet. 2011:1863–1876. doi: 10.1016/S0140-6736(11)60138-4
Conceição JAN. Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994
Stern D. O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992
Farhat CK. Imunizações: fundamentos e práticas. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008
Marcondes, E. et al. Pediatria básica: geral e neonatal. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2002.
Flehmig I. Desenvolvimento Normal e Seus Desvios no Lactente. São Paulo: Atheneu:1987.
 

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