Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade
 
Disciplina: HCV0131 - Metodologia de Pesquisa Social em Saúde I
Methodology of Social Research in Health I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Introduzir para a/os futura/os profissionais em Saúde Pública uma abordagem epistêmica e metodológica de caráter compreensivo em relação às dinâmicas socioculturais envolvendo processos de saúde-doença. Desenvolver as capacidades científicas de análise e de argumentação com base em critérios teóricos e empíricos. Estimular uma abordagem profissional atenta à necessidade de respostas interdisciplinares no campo da Saúde Pública.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
11028505 - Diego Madi Dias
 
Programa Resumido
Introdução aos aspectos metodológicos da pesquisa social em Saúde. A Saúde Pública como campo de investigação interdisciplinar. Saúde-doença como processo social. A construção do objeto de pesquisa ("demissão empirista"). Fabulação, histórias de vida e a "ilusão biográfica". Etnografia e trabalho de campo. Relação sujeito/objeto de pesquisa. Estudar o exótico e o familiar. Observação participante.
 
 
 
Programa
1. A Saúde Pública como campo de investigação interdisciplinar e a questão metodológica / Saúde-doença: uma aproximação antropológica; 2. Construção do objeto de pesquisa; 3. Etnografia e trabalho de campo; 4. leitura de etnografias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários em sala de aula, exercícios no moodle, resenhas dos textos das duas primeiras sessões; exercício final de descrição de casos envolvendo processos sociais de saúde-doença.
Critério
Aprendizado do conteúdo da disciplina e diretrizes do PPP. Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de situações envolvendo processos sociais de saúde-doença; Capacidade de avaliar e analisar processos de saúde-doença a partir de evidências de natureza qualitativa; Articulação da resposta com as correntes teóricas discutidas no curso através da bibliografia indicada; Argumentação com base em conceitos teóricos e horizonte de aplicação ou problematização empírica; Redação e organização lógica das ideias, com desenvolvimento satisfatório do argumento; Participação nas aulas com contribuições ao debate e apresentação oral de seminário.
Norma de Recuperação
Não se aplica.
 
Bibliografia
     
1. ALVARENGA, A. T. "A Saúde Pública como campo de investigação interdisciplinar e a questão metodológica". Saúde e Sociedade v.3 n.2 pp. 23-41, 1994. 2. LAURELL, A. C. "A saúde-doença como processo social". Revista Latinoamericana de Salud v. 2 pp. 7-25, 1982. 3. BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.C.; PASSERON, J.C. "A construção do objeto – O fato é construído: as formas da demissão empirista". Ofício de sociólogo. Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2005. 4. BOURDIEU, P. "A ilusão biográfica". AMADO, J. & FERREIRA, M. Usos e abusos da história oral - 8ª edição pp. 183-191, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 5. EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. 6. DAMATTA, R. "O ofício do etnólogo, ou como ter anthropological blues". Boletim do Museu Nacional, comunicação n. 1, 1974. 7. VELHO, G. "Observando o familiar". Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. 8. FOOTE WHYTE, W. Sociedade de esquina. A estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 [Street Corner Society, 1943] + FOOTE WHYTE, W. “Treinando a observação participante”. ZALUAR, A. (Org.). Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
 

Clique para consultar os requisitos para HCV0131

Clique para consultar o oferecimento para HCV0131

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP