Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade
 
Disciplina: HCV0132 - Metodologia de Pesquisa Social em Saúde II
Methodology of Social Research in Health II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Desenvolver para a/os futura/os profissionais em Saúde Pública uma abordagem epistêmica e metodológica de caráter compreensivo em relação às dinâmicas socioculturais envolvendo processos de saúde-doença. Aprofundar as capacidades científicas de análise e de argumentação com base em critérios teóricos e empíricos. Estimular uma abordagem profissional atenta às questões de representação e produção de conhecimento em saúde a partir da pesquisa social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
11028505 - Diego Madi Dias
 
Programa Resumido
Introdução à problemática da crise da representação nas Ciências Humanas (etnografia como gênero de escrita). Representações comuns e representações científicas. Amostragem e conceituação. Técnicas de pesquisa e tratamento de dados. Ética na pesquisa em saúde. Métodos de investigação aplicados ao saneamento. Grupo focal. Trajetórias sociais. Diferenças e desigualdades de "raça", sexualidade e gênero. Biopolítica e estratégias de produção da vida.
 
 
 
Programa
1. Crítica à representação: etnografia e escrita antropológica; 2. Representação sociais e evidências; 3. Recorte de pesquisa e produção de conceitos relevantes para a Saúde Pública; 4. Técnicas qualitativas de investigação e seus aspectos éticos; 5. Produção de dados na pesquisa social aplicada à Saúde Pública; 6. Juventude e aprendizado social da sexualidade / vida reprodutiva; 7. Diferenças e desigualdades na saúde coletiva; 8. Compensação e biopolítica (por uma antropologia imunitária).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários em sala de aula, exercícios no moodle, resenhas dos textos em sessões selecionadas; trabalho final de elaboração de um projeto de pesquisa a ser financiado por uma agência de fomento.
Critério
Aprendizado do conteúdo da disciplina e diretrizes do PPP. Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de situações envolvendo processos sociais de saúde-doença; Capacidade de avaliar e analisar processos de saúde-doença a partir de evidências de natureza qualitativa; Articulação da resposta com as correntes teóricas discutidas no curso através da bibliografia indicada; Argumentação com base em conceitos teóricos e horizonte de aplicação ou problematização empírica; Redação e organização lógica das idéias, com desenvolvimento satisfatório do argumento; Participação nas aulas com contribuições ao debate e apresentação oral de seminário.
Norma de Recuperação
Prova com toda a bibliografia do curso. A nota final será a nota obtida na prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. CLIFFORD, J. "Verdades parciais". CLIFFORD, J. & MARCUS, G. A escrita da cultura – Poética e política da etnografia. 2. RABINOW, P. "Representações são fatos sociais". CLIFFORD, J. & MARCUS, G. A escrita da cultura – Poética e política da etnografia. 3. BECKER, H. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 4. VÍCTORA, C. G.; KNAUTH, D.; HASSEN, M. N. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. 5. FONSECA, C. "Situando os comitês de ética em pesquisa: o sistema CEP (Brasil) em perspectiva". Horizontes Antropológicos v. 21 n. 44, 2015. 6. ZIONI, F & SOUZA, D. "Pesquisa Social: Métodos Aplicados ao Saneamento". Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole; 2018. 7. CARLINI-COTRIM, B. "Potencialidades da técnica qualitativa: grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias". Revista de Saúde Pública v. 30 n. 3, 1996. 8. HEILBORN, M. L.; AQUINO, E.; BOZON, M.; KNAUTH, D. Aprendizado da Sexualidade: reprodução e trajetórias sociais de jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Fiocruz / Garamond, 2006. 9. MOUTINHO, L. "Diferenças e desigualdades negociadas: raça, sexualidade e gênero em produções acadêmicas recentes". Cadernos Pagu n. 42, 2014. 10. PELÚCIO, L. "Marcadores Sociais da Diferença nas experiências travestis de enfrentamento à Aids". Saúde & Sociedade v. 20 n. 1, 2011. 11. BATISTA, L. E. "Masculinidade, raça/cor e saúde". Ciência & Saúde Coletiva v. 10 n. 1, 2005. 12. ESPOSITO, R. Immunitas: The Protection and Negation of Life. Cambridge: Polity Press, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para HCV0132

Clique para consultar o oferecimento para HCV0132

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP