Oferecer ao graduando informações sobre: 1. a estrutura do conhecimento científico e os referenciais teóricos que orientam a pesquisa em ciências da saúde; 2. estratégias de medidas, criação de variáveis e organização de bases de dados.
O curso proposto é uma tentativa de oferecer ao graduando a oportunidade de estudar, discutir e praticar os procedimentos relativos à concepção e desenvolvimento de um estudo científico, dando conta de questões relativas à delimitação de objeto de estudo, coleta de informações e sua subseqüente análise. Metodologia deve enfocar o referencial teórico e conceitual do processo de produção científica e incluir uma habilitação para dar representação simbólica aos diferentes aspectos de um dado fenômeno que se queira estudar
1. Teoria do conhecimento científico 1.1. Reconhecimento do objeto, relações entre ontologia e semântica 1.2. Os paradigmas racional e empírico 1.3. Verdade, crença e justificativa como estrutura do conhecimento científico; 1.4. Paradoxos e relações entre conhecimento e desconhecimento. 2. Princípios lógicos da investigação científica 2.1. A lógica clássica e a construção de tabelas de verdade 2.2. Lógica simbólica: constantes, variáveis, operadores, afirmações, relações 2.3. Lógicas alternativas: tri-valorada de Lukasiewicz e lógica fuzzy. 3. Mensuração, concepção de variáveis, organização de bases de dados 3.1. Métrica, precisão, acurácia e incerteza 3.2. Variáveis segundo a natureza da medida e a função na análise 3.3. Elaboração de dicionário de variáveis e plano de análise para processamento de dados 3.4. Bases de dados simples e banco relacionais, entrada e consistência de dados
1. Eco H. Kant e o ornitorrinco. Tradução de Ana T. B. Vieira. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.2. Bunge M. Tratado de filosofia básica. São Paulo: EDUSP, 1976.3. Costa NCA. O conhecimento científico. São Paulo: Discurso Editorial, 1997. 4. Wallace WA. Causality and scientific explanation. Volume 2: Classical and contemporary science. The University of Michigan: Ann Arbor, 1974.4. Barrow JD. Impossibility: the limits of science and the science of limits. London: Oxford University Press, 1998.5. Kegley CW, Kegley JA. Introduction to Logic. Columbus, Ohio: Charles E. Merrill Publishing Co., 1978.6. Langer SK. An introduction to symbolic logic. 3rd Edition. New York: Dover Publications Inc., 1967.7. Klir GJ, Yuan B. Fuzzy sets and fuzzy logic. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall PTR, 1995.8. Frude N. A guide to SPSS/PC+. London: MacMillan Education Ltd, 1987. 15. Bauman KE. Research methods for community health and welfare. Oxford: Oxford University Press, 1980.9. Armstrong D, Calnan M, Grace J. Research methods for general practitioners. Oxford: Oxford University Press, 1990.10. Contandriopoulos AP, Champagne F, Potvin L, Denis JL, Boyle P. Saber preparar uma pesquisa. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 1994. 12. Kaplan A. A conduta na pesquisa. São Paulo: EDUSP, 1969.