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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Epidemiologia
 
Disciplina: HEP0159 - Metodologia de Pesquisa Quantitativa
Methodology of Quantitative Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 14/07/2020

Objetivos
Oferecer ao graduando informações sobre: 
1. a estrutura do conhecimento científico e os referenciais teóricos que orientam a pesquisa em ciências da saúde; 
2. estratégias de medidas, criação de variáveis e organização de bases de dados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
751930 - Julio Cesar Rodrigues Pereira
 
Programa Resumido
O curso proposto é uma tentativa de oferecer ao graduando a oportunidade de estudar, discutir e praticar os procedimentos relativos à concepção e desenvolvimento de um estudo científico, dando conta de questões relativas à delimitação de objeto de estudo, coleta de informações e sua subseqüente análise. Metodologia deve enfocar o referencial teórico e conceitual do processo de produção científica e incluir uma habilitação para dar representação simbólica aos diferentes aspectos de um dado fenômeno que se queira estudar
 
 
 
Programa
1. Teoria do conhecimento científico
1.1. Reconhecimento do objeto, relações entre ontologia e semântica
1.2. Os paradigmas racional e empírico
1.3. Verdade, crença e justificativa como estrutura do conhecimento científico; 
1.4. Paradoxos e relações entre conhecimento e desconhecimento.
2. Princípios lógicos da investigação científica
2.1. A lógica clássica e a construção de tabelas de verdade
2.2. Lógica simbólica: constantes, variáveis, operadores, afirmações, relações
2.3. Lógicas alternativas: tri-valorada de Lukasiewicz e lógica fuzzy. 
3. Mensuração, concepção de variáveis, organização de bases de dados
3.1. Métrica, precisão, acurácia e incerteza
3.2. Variáveis segundo a natureza da medida e a função na análise
3.3. Elaboração de dicionário de variáveis e plano de análise para processamento de dados
3.4. Bases de dados simples e banco relacionais, entrada e consistência de dados
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho, leitura, exercícios
Critério
levará em conta: assiduidade, pontualidade, participação nos seminários e nas aulas práticas.
Norma de Recuperação
Prova substitutiva
 
Bibliografia
     
1. Eco H. Kant e o ornitorrinco. Tradução de Ana T. B. Vieira. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.
2. Bunge M. Tratado de filosofia básica. São Paulo: EDUSP, 1976.
3. Costa NCA. O conhecimento científico. São Paulo: Discurso Editorial, 1997. 4. Wallace WA. Causality and scientific explanation. Volume 2: Classical and contemporary science. The University of Michigan: Ann Arbor, 1974.
4. Barrow JD. Impossibility: the limits of science and the science of limits. London: Oxford University Press, 1998.
5. Kegley CW, Kegley JA. Introduction to Logic. Columbus, Ohio: Charles E. Merrill Publishing Co., 1978.
6. Langer SK. An introduction to symbolic logic. 3rd Edition. New York: Dover Publications Inc., 1967.
7. Klir GJ, Yuan B. Fuzzy sets and fuzzy logic. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall PTR, 1995.
8. Frude N. A guide to SPSS/PC+. London: MacMillan Education Ltd, 1987. 15. Bauman KE. Research methods for community health and welfare. Oxford: Oxford University Press, 1980.
9. Armstrong D, Calnan M, Grace J. Research methods for general practitioners. Oxford: Oxford University Press, 1990.
10. Contandriopoulos AP, Champagne F, Potvin L, Denis JL, Boyle P. Saber preparar uma pesquisa. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 1994. 12. Kaplan A. A conduta na pesquisa. São Paulo: EDUSP, 1969.
 

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