Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Epidemiologia
 
Disciplina: HEP0162 - Epidemiologia e Serviços de Saúde
Epidemiology and Health Services

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Discutir o uso da epidemiologia nos serviços de saúde, em particular o uso de Inquéritos de Saúde na análise das condições de saúde, elaboração das políticas públicas e gerência dos serviços de saúde
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5057761 - Marilia Cristina Prado Louvison
 
Programa Resumido
A epidemiologia vem ampliando a sua utilização nos serviços de saúde, deixando de ficar restrita a área de vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis e sendo cada vez mais incorporada ao processo de planejamento em saúde e na gerência dos serviços de saúde. É crescente também incorporação das informações coletadas em inquéritos de saúde, principalmente nos países industrializados, na elaboração das políticas públicas e no planejamento de saúde
 
 
 
Programa
Epidemiologia, políticas públicas e planejamento de saúde. Mensuração do estado de saúde. Desigualdade em saúde. Inquéritos de saúde: conceito e histórico. Etapas na realização dos inquéritos de saúde. Elaboração dos instrumentos para coleta dos dados. Organização e gerência dos trabalhos de campo. Codificação, digitação e criação de banco de dados. Elaboração e execução do plano amostral em amostras complexas. Análises de dados provenientes de amostra complexas. Divulgação dos resultados de inquéritos de saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho, leitura, exercícios

Critério
Freqüência. Participação nos seminários. Apresentação de seminários. Trabalho temático.
Norma de Recuperação
Prova substitutiva
 
Bibliografia
     
1.Dever GEA. A epidemiologia na administração dos serviços de saúde. São Paulo, Pioneira, 1988. Goldbaum M. Epidemiologia e serviços de saúde. Cad. Saúde Pública, 12(Supl.2):95-98,1996.
2.Armenian HK, Shapiro S. Epidemiology and Health Services. New York, Oxford University Press. Cesar CLG, Figueiredo GM, Westphal MF, Cardoso MRA, Costa MZ de A, Gattás VL. Morbidade referida e utilização de serviços de saúde em localidades urbanas brasileiras: metodologia. Rev.Saúde Pública, 30 (2): 153-60, 1996.
3.Cesar CLG, Tanaka OY. Inquérito domiciliar como instrumento de avaliação de serviços de saúde: um estudo de caso na região sudoeste da área metropolitana de São Paulo, 1989-1990. Cad. Saúde Pública, 12(Supl.2):59-70,1996.
4.Black D, Morris SN, Smith C, Townsend P. Inequalities in health; the Black report. New York, Penguin Books, 1982. Borrel C. Métodos utilizados no estudo das desigualdades sociais em saúde. In: Barata RB.(Org.) Condições de vida e situação de saúde/Organizado por Rita Barradas Barata- Rio de Janeiro: ABRASCO. p.167-195,1997.(Saúde e Movimento 4).
5.Habicht JP, Victora CG, Vaughan JP. Evaluation designs for adequacy, plausibility and probability of public health programme performance and impact. International Journal of Epidemiology 28(1): 10-18,1999.
6.Cesar CLG. Morbidade referida e utilização de serviços de saúde na Grande São Paulo. O perfil da desigualdade em saúde. [Tese de Livre Docência] São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 1997. Cesar, CLG; Laurenti R; Buchala, CM; Figueiredo, MG; Carvalho, WO; Caratin, CVS. Uso da Classificação Internacional de Doenças em inquéritos de saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v.4, n. 2, p. 120-130, 2001.
7.Silva NN da. Amostragem Probabilística: Um Curso Introdutório. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 1998.
8.Viacava F, Informações em saúde: a importância dos inquéritos populacionais. In: Acesso e uso de serviços de saúde no Brasil: uma análise da PNAD/98. Ciência & Saúde Coletiva 7(4): 607-618, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para HEP0162

Clique para consultar o oferecimento para HEP0162

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP