Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Epidemiologia
 
Disciplina: HEP0174 - Epidemiologia das Doenças Infecciosas
Infeccious Diseases Epidemiology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Familiarizar os alunos com a aplicação do método epidemiológico no estudo das doenças infecciosas e promover discussões sobre os diferentes fatores envolvidos na emergência e reemergência de doenças infecciosas, com a finalidade de fortalecer seus conhecimentos sobre os referenciais teóricos utilizados na elaboração e avaliação de estratégias de controle, bem como nas atividades de vigilância desse grupo de doenças.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
73322 - Eliseu Alves Waldman
 
Programa Resumido
O curso está estruturado em aulas teóricas, aulas práticas com resolução de exercícios e elaboração de texto sobre tema de interesse da disciplina. O programa abrangerá conceitos básicos da epidemiologia e uma introdução à epidemiologia das doenças infecciosas. A parte prática do programa dará ênfase a aplicação do método epidemiológico ao estudo de doenças infecciosas.
 
 
 
Programa
Bases Biológicas da Epidemiologia das Doenças Infecciosas. - Transmissão e medidas de transmissibilidade. - A transição epidemiológica e as doenças infecciosas - Doenças infecciosas emergentes e reemergentes e suas implicações em saúde global. - Controle e erradicação de doenças infecciosas - Avaliação de intervenções de longo prazo aplicadas ao controle de moléstias infecciosas (referenciais teóricos). - Estudos epidemiológicos observacionais aplicados ao estudo das doenças infecciosas e na avaliação da eficácia/efetividade e segurança de vacinas. - Vigilância de Doenças Infecciosas - Investigações de surto. Organização e análise de dados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas
- Laboratório para resolução de exercícios
- Trabalho escrito
- Prova escrita
Critério
- Avaliação da participação nas atividades teóricas e práticas (peso 2): os alunos serão avaliados considerando-se critérios de assiduidade às aulas teóricas e práticas; cumprimento de tarefas; interesse em explorar bibliografia; discussão da resolução dos exercícios.
- Elaboração de texto sobre tema de interesse da disciplina (peso 3)
- Prova escrita (peso 5)
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a nota obtida na prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Giesecke J. Modern infectious disease epidemiology. London, Arnold. 2nd Edition. 2002.
2. Ewald PW. Evolution of infectious diseases. New York, Oxford University Press. 1994.
3. Friss R & Sellers TA. Epidemiology for public health practice. Boston, Jones and Bartlett Publishere.Third Edition. 2004.
4. Greeg, MB. Field epidemiology. Oxford University Press, New York, Oxford, 2002.
5. Halloran ME , Longini Jr. IM, Struchiner CJ. Design and Analysis of Vaccine Studies. Springer. New York . 2009.
6. Kenrad E Nelson, Carolyn Masters Williams. Infectious Disease Epidemiology. 2nd Edtion. Boston. Jones and Bartlett Publishers. 2007.
7. Nkuchia M. M'ikanatha (Editor), Ruth Lynfield (Editor), Chris A. Van Beneden (Editor), Henriette de Valk (Editor). Infectious Disease Surveillance. Oxford. Blackwell Publishing. 2007.
8. Riley L W. Molecular Epidemiology Of Infectious Diseases: Principles And Practices. ASM Press, Washington, DC, 2004.
9. Rodrigues LC & Smith PG. Use of the case-control approach in vaccine evaluation: efficacy and adverse effects. Epidemiol Rev 1999; 21(1): 56-72.
10. Weber DL & Thomas JC. Epidemiologic methods for the study of infectious diseases. Oxford University Press, New
 

Clique para consultar os requisitos para HEP0174

Clique para consultar o oferecimento para HEP0174

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP