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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Epidemiologia
 
Disciplina: HEP0176 - Epidemiologia
Epidemiology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Conhecer os métodos epidemiológicos aplicáveis ao campo da nutrição e saúde pública.  
Reconhecer a epidemiologia como instrumento para a formulação de políticas públicas na área de alimentação e nutrição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
225241 - Dirce Maria Trevisan Zanetta
775033 - Jose Leopoldo Ferreira Antunes
 
Programa Resumido
Conceitos básicos de epidemiologia. Método epidemiológico e delineamento de estudos observacionais no campo da saúde e nutrição.
 
 
 
Programa
Conceitos básicos de epidemiologia; Mensuração da ocorrência das doenças; Mensuração da validade e da reprodutividade; O método epidemiológico; Delineamento de estudos epidemiológicos; Indicadores de risco e causas de doenças; Princípios básicos de análise epidemiológica; Vigilância epidemiológica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, auto aperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; exposição de experiências; exercícios individuais e em grupo; estudo dirigido; trabalho em grupo. Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Coerência e fundamentação teórica na elaboração da resposta; Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Execução tarefas considerando as atribuições dos membros da equipe; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Basic Epidemiology. 2. ed. Geneve: WHO; 2010.

2. Gregg, MB. Field epidemiology. New York/Oxford: Oxford University Press; 2002. 

3. Celentano DR, Szklo M. Gordis Epidemiology. 6a ed. Elsevier; 2019. 

4. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady D, Hearst N, Newman TB. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2003. 

5. Porta M. A dictionary of Epidemiology. 6th ed. New York: Oxford University Press; 2014.

6. Medronho RA, Bloch KV, Luiz RR, Werneck GL. Epidemiologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2008. 

7. Pearce N. A Short introduction to epidemiology. 2. ed. New Zeland: Centre for Public Health Research – Massey University Wellington Campus; 2005 

8. Almeira Filho N, Barreto ML. Epidemiologia & Saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
 

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