Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0203 - Educação Nutricional
Nutrition Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:
"Compreender a importância da Educação Nutricional;
"Reconhecer modelos e teorias aplicadas em programa e projetos de educação nutricional;
"Planejar e desenvolver atividades educativas na área da Nutrição e Alimentação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51202 - Ana Maria Cervato Mancuso
2774202 - Ana Maria Dianezi Gambardella
 
Programa Resumido
Educação Nutricional: conceitos e aplicações. Modelos e teorias aplicadas em projetos e programas. Planejamento e análise de atividades educativas
 
 
 
Programa
Educação Nutricional: conceitos e Objetivos. Programas e projetos educativos aplicados na área de Alimentação e Nutrição.O que pode auxiliar o processo de Educação Nutricional. Discussão de modelos e teorias aplicadas em Educação Nutricional. Barreiras e Estratégias educativas em Educação Nutricional. Planejamento de atividades educativas. Relato de experiências. Desenvolvimento de atividades educativas em Nutrição.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas interativas
- Implementação de ações educativas
- Visita técnica
Critério
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos;
Planejamento de programas de educação nutricional;
Desempenho que evidencie postura crítica, humanista e ética no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Participação com contribuições de debate
Norma de Recuperação
A nota será a média das notas final (inferior a cinco) e a da recuperação.
 
Bibliografia
     
Aranceta-Bartrina J. Educación nutricional. In: Serra-Majem Ll, Aranceta-Bartrina J, Mataix-Verdú J. Nutrición y salud pública: métodos, bases científicas y aplicaciones. Barcelona: Masson; 1995
Boog MCF. Educação nutricional: passado, presente, futuro. R. Nutr PUCCAMP, Campinas 1997;10 (1): 5-1 FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Guia Metodológico de Comunicação Social em Nutrição. Roma: FAO; 1999.
Contento I Nutrition education: linking research, theory and practice. Jones & Bartlett Learning; 2007.)
"Garcia RWD. Um enfoque simbólico do comer e da comida nas doenças. R. Nutr PUCCAMP, Campinas 1992; 5 (1): 70-80.
Diez-Garcia, R W; Cervato-Mancuso, A.M. Mudanças alimentares e educação nutricional. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2011
Motta GG, Boog MCF. Educação nutricional, 2ª ed. São Paulo: IBRASA; 1987.
Linden S. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela; 2005
Oliveira SI, Oliveira KS. Novas perspectivas em educação alimentar e nutricional. Psicol. USP [online]. 2008; 19 (4): 495-504.
Rodrigues, EM, Soares FPTP, Boog MCF. Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional. Rev Nutr. 2005; 18 (1): 119-128.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2. ed. Brasília, DF, 2008. [Série B. Textos Básicos para a Saúde].
 

Clique para consultar os requisitos para HNT0203

Clique para consultar o oferecimento para HNT0203

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP