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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0209 - Dietética
Dietetics

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Reconhecer as dimensões históricas, socioculturais e comportamentais da alimentação; Desenvolver senso crítico sobre as diferentes correntes teóricas acerca da alimentação saudável; Aplicar os conceitos de Dietética, os guias alimentares e as recomendações nutricionais à introdução do planejamento dietético do indivíduo.
 
Recognize the historical dimensions, sociocultural and behavioral aspects of eating; Develop critical thinking about different theoretical perspectives about healthy eating; Apply the concepts of Dietetics, food guides and nutrient recommendations for the introduction of dietary planning of the individual.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2970406 - Fernanda Baeza Scagliusi
 
Programa Resumido
Aspectos históricos, socioculturais e comportamentais da alimentação. Guias alimentares e recomendações nutricionais. Introdução ao planejamento dietético individual.
 
Historical, socio-cultural and behavioral aspects of eating. Dietary guidelines and nutrient recommendations. Introduction to individual dietary planning.
 
 
Programa
História da alimentação brasileira. Alimentação e identidade cultura. Visão biopsicossocial sobre alimentação saudável. Guias alimentares. Recomendações de nutrientes. Introdução ao planejamento dietético individual.
 
History of Brazilian food. Food and cultural identity. Biopsychosocial view of healthy eating. Food guides. Nutrients’ recommendations. Introduction to individual dietary planning.
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do desempenho do estudante, que tem como foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: resumos; exercícios; apresentação de um estudo de caso final.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do projeto pedagógico do curso. A avaliação tomará como critérios básicos: - Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); - Coerência e fundamentação teórica na elaboração da resposta; - Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; - Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; - Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos; - Organização lógica das ideias e argumentação apresentadas; - Ideias/posicionamentos que expressam postura crítica, humanista e ética frente a situações ou casos; - Utilização de visão ampliada sobre o ser humano e sua alimentação, em todas as etapas do planejamento dietético; - Capacidade de valorizar a dimensão sociocultural e subjetiva da alimentação no planejamento dietético. - Capacidade de aplicar conhecimentos na execução das atividades; - Capacidade de trabalhar em equipe; - Demonstração de autonomia e colaboração na execução de tarefas; - Pontualidade na entrega de tarefas; - Participação ativa nas discussões.
Norma de Recuperação
O aluno que necessitar de recuperação poderá realizar prova ou trabalho. Caso aprovado na recuperação, a nota final será 5.
 
Bibliografia
     
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª. Ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes: Applications in Dietary Planning. Subcommittee on Interpretation and Uses of Dietary Reference Intakes and the Standing Committee on the Scientific Evaluation of Dietary Reference Intakes. Washington: National Academy Press; 2003. Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fat, Fatty Acids, Cholesterol, Protein, and Amino Acids (Macronutrients). A Report of the Panel on Macronutrients, Subcommittees on Upper Reference Levels of Nutrients and Interpretation and Uses of Dietary Reference Intakes, and the Standing Committee on the Scientific Evaluation of Dietary Reference Intakes. Washington: National Academy Press; 2005. Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Dietary reference intakes - Applications in dietary assessment: a report of the Subcommittees on Interpretation and Uses of Dietary Reference Intakes and Upper Reference Levels of Nutrients, and the Standing Committee on the Scientific Evaluation of Dietary Reference Intakes, Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Washington: National Academy Press; 2000. WHO - World Health Organization. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of a joint WHO/FAO expert consultation. Geneva: WHO; 2003. [WHO Technical Report Series, 916]. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/trs/who_trs_916.pdf WHO - World Health Organization. Preparation and use of food-based dietary guidelines. Report of a Joint WHO/FAO Expert Consultation. Geneva: WHO; 1998 [WHO Technical Report Series, 880]. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/trs/WHO_TRS_880.pdf Vasconcelos F. Menu: como montar um cardápio eficiente. São Paulo: Roca; 2002. Willett WC, Stampfer M. Fundamentos de uma dieta saudável. In: Shils ME et al. Nutrição moderna na saúde e na doença. 10ª. Ed. Barueri: Manole; 2009. pp. 1745-58. Monteiro CA. The big issue is ultra-processing. Journal of the World Public Health Nutrition Association 2010; 1(6): 237-69. Silva SMCS, Mura JDP. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca, 2010. Shils et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 10. ed. Barueri: Manole; 2008. Maciel ME. Uma cozinha à brasileira. Estudos Históricos 2004; 33: 25-39. Maciel ME. Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin? Horizontes Antropológicos 2001; 16: 145-156. Diez-Garcia RW, Cervato-Mancuso AM. Mudanças alimentares e educação nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2011. Miranda DS, Cornelli G. Cultura e Alimentação: saberes alimentares e sabores culturais. São Paulo: Edições SESCSP; 2007.
 

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