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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0210 - Avaliação do Estado Nutricional
Nutritional assessment

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecer e aplicar os métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
Identificar seus usos e aplicações da antropometria e composição corporal na avaliação nutricional;
Realizar a avaliação do estado nutricional de indivíduos e grupos;
Desenvolver competências necessárias ao exercício profissional como responsabilidade, comunicação e postura ética.
 
To know and apply methods and techniques for assessing the nutritional status of individuals and population groups. Identify the uses and applications of anthropometry and body composition in nutritional assessment. Conduct the nutritional assessment of individuals and groups. Develop necessary competencies for professional practice, such as responsibility, communication, and ethical conduct.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2808630 - Wolney Lisbôa Conde
 
Programa Resumido
Antropometria e composição corporal. Avaliação do estado nutricional de grupos específicos.
 
Anthropometry and body composition. Nutritional assessment of specific groups.
 
 
Programa
Avaliação nutricional como processo. Técnicas antropométricas. Avaliação da composição corporal por diferentes técnicas: métodos densitométricos, isotópicos, de imagem, por bioimpedância elétrica. Avaliação nutricional de grupos específicos: crianças, adolescentes, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais, atletas, gestantes, pacientes hospitalizados.
 
Nutritional assessment as a process. Anthropometric techniques. Assessment of body composition using different techniques: densitometric, isotopic, imaging, and bioelectrical impedance methods. Nutritional assessment of specific groups: children, adolescents, adults, elderly individuals, people with special needs, athletes, pregnant women, hospitalized patients.
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; aulas práticas; estudo dirigido; trabalho em grupo A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; produção coletiva; seminários.
Critério
A avaliação tomará como critérios básicos: Frequência participativa; Uso apropriado de conceitos na organização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Organização lógica das ideias e argumentação apresentadas; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Capacidade de trabalhar em equipe; Participação com contribuições de debate. Os itens propostos na avaliação levarão em conta os objetivos da disciplina.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
World Health Organization. Physical status: the use and interpretation of anthropometry Report of a WHO Expert Committee. Geneba. 1995 http://www.who.int/childgrowth/publications/physical_status/en/ || Kac, Gilberto, RoselySichieri, and Denise Petrucci Gigante. Epidemiologia nutricional. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2007 (https://books.scielo.org/id/rrw5w). || Gibson, Rosalind S. Principles of nutritional assessment. Oxford universitypress, USA, 2005. || de Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes. Avaliação nutricional de coletividades. Editora da UFSC, 2007. || Kirkwood, Betty R. , Sterne, Jonathan A.C. Essentials Medical Statistics, 2003. || Rossi L, Caruso L, Galante AP. Avaliação nutricional: novas perspectivas. São Paulo: Roca Centro Universitário São Camilo; 2009.
 

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