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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0211 - Inquéritos Alimentares
Dietary Assessment

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Conhecer, planejar, organizar, executar a avaliação do consumo alimentar de indivíduos e grupos populacionais.
Realizar a avaliação do consumo alimentar de indivíduos e grupos.
Reconhecer a importância dos inquéritos alimentares como instrumento para avaliar o consumo alimentar de indivíduos e grupos.
Desenvolver métodos e técnicas para aquisição de informações sobre o consumo alimentar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3607878 - Ligia Araujo Martini
2143661 - Regina Mara Fisberg
 
Programa Resumido
Métodos e técnicas para a avaliação do consumo alimentar de indivíduos e de grupos populacionais. Análise qualitativa e quantitativa de dados de consumo alimentar.
 
 
 
Programa
Métodos de inquérito alimentar; Aplicação dos métodos de inquérito alimentar nos diferentes tipos de estudo; Validade, reprodutibilidade e fontes de erro; Inquéritos populacionais no Brasil; Análise qualitativa e quantitativa dos dados de consumo alimentar; Marcadores bioquímicos da ingestão alimentar; Análise e interpretação de dados de consumo alimentar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino:
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aulas interativas; leitura de textos científicos; exercícios; trabalho de campo.

Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; projeto.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos:
Coerência na explicitação de conceitos;
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Coerência e fundamentação teórica na elaboração da resposta;
Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas;
Organização lógica das idéias e argumentação apresentadas;
Realizar diagnósticos;
Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Capacidade de aplicar conhecimentos na execução das atividades;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Responsabilidade com a própria educação;
Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Dwyer JT. Avaliação do Consumo Alimentar. In: Shils et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. Barueri: Editora Manole; 2003. p. 1001-1006.
2.Fisberg RM, Colucci ACA, Morimoto JM, Marchioni DML. Questionário de frequência alimentar para adultos com base em estudo populacional. Rev Saúde Pública. 2008; 42(3): 550-554. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/2008nahead/6646.pdf
3.Fisberg RM, Marchioni DML, Colucci ACA. Avaliação do consumo alimentar e da ingestão de nutrientes na prática clínica. Arq Bras Endocrinol Metab. 2009; 53(5): 617-624. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/14.pdf
4.Fisberg RM, Slater B, Marchioni DML, Martini LA. Inquéritos alimentares: métodos e bases científicos. São Paulo: Editora Manole; 2005.
5.Gibson RS. Principles of nutritional assessment. New York: Oxford University Press; 2005. p.908.
6.Kac G, Sichieri R, Gigante D. Epidemiologia Nutricional. São Paulo: Fiocruz; 2007. p.579.
7.Lee RD, Niedman DC. Measuring diet. In: Nutritional Assessment. 3. ed. Mc Graw Hill; 2003. p. 73-110.
8.Willett W. Nutritional Epidemiology. New York: Oxford University Press; 1998. p.514.
 

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