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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0212 - Planejamento Dietético
Dietary Planning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Elaborar planejamentos dietéticos para indivíduos em diferentes etapas do ciclo vital; Aplicar recomendações alimentares e nutricionais considerando a alimentação como fenômeno psicobiossociocultural, bem como recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis; Reconhecer o planejamento dietético em sua inserção na atividade privativa do nutricionista de prescrição dietética.
 
To elaborate dietary plans for individuals at different stages of the life cycle; To apply dietary and nutritional recommendations considering food as a psychobiosociocultural phenomenon, as well as the availability of human, financial and material resources; To recognize the dietary planning in its insertion in the private activity of prescription of nutritionists.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5170712 - Bárbara Hatzlhoffer Lourenço
11516187 - Renata Costa de Miranda
 
Programa Resumido
Planejamento dietético. Uso contextualizado de recomendações alimentares e nutricionais. Especificidades psicobiossocioculturais, alimentares e nutricionais de indivíduos em diferentes etapas do ciclo vital.
 
Dietary planning. Contextual use of food and nutritional recommendations. Psychobiosociocultural, food and nutritional specificities of individuals at different stages of the life cycle.
 
 
Programa
Planejamento dietético, promoção da alimentação adequada e saudável e produção do cuidado nutricional. Aspectos contextuais e ferramentas para o planejamento dietético em articulação com o Guia Alimentar para a População Brasileira. Escuta qualificada, anamnese e vínculo para o planejamento dietético. Especificidades psicobiossocioculturais, alimentares e nutricionais de indivíduos em diferentes etapas do ciclo vital: adultos, crianças e adolescentes, gestantes e nutrizes, idosos. Planejamento dietético para vegetarianos e praticantes de atividade física.
 
Dietary planning, promotion of adequate and healthy eating and production of nutritional care. Contextual aspects and tools for dietary planning in articulation with the Food-based Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Qualified listening, anamnesis and bonding to dietary planning. Psychobiossociocultural, food and nutritional specificities of individuals in different stages of the life cycle: adults, children and adolescents, pregnant and lactating women, elderly. Dietary planning for vegetarians and physical activity practitioners.
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do desempenho do estudante foca as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (conhecimento, habilidades, atitudes) e será realizada por meio dos seguintes instrumentos: exercícios e produções individuais e coletivas de planejamentos dietéticos; apresentação de estudo de caso
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do projeto pedagógico do curso. A avaliação tomará como critérios básicos: capacidade de problematização, avaliação, análise e tomada de decisão em relação a determinado caso ou situação (simulada ou real), com uso apropriado de conceitos e evidências científicas; argumentação e articulação de respostas coerentes e fundamentadas em correntes teóricas analisadas, bibliografia indicada/pertinente e/ou dados empíricos; organização lógica de ideias e posicionamentos apresentados, os quais expressem postura crítica, humanista e ética ante a situações ou casos; aplicação de conhecimentos com visão ampliada sobre o ser humano, valorizando a dimensão sociocultural e subjetiva da alimentação em todas as etapas do planejamento dietético; capacidade de trabalhar em equipe; demonstração de autonomia e colaboração na execução de tarefas; pontualidade na entrega de tarefas; participação ativa nas discussões.
Norma de Recuperação
O aluno que necessitar de recuperação poderá realizar prova ou trabalho. Caso aprovado na recuperação, a nota final será 5.
 
Bibliografia
     
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª Ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf /2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf World Health Organization. Nutrient requirements and dietary guidelines. Disponível em: http://www.who.int/nutrition/publications/nutrient/en/ Institute of Medicine. National Research Council. Dietary reference intakes for energy, carbohydrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein, and amino acids (macronutrients). Washington, DC: The National Academies Press; 2005. Institute of Medicine. National Research Council. Dietary reference intakes: applications in dietary assessment. Washington, DC: The National Academies Press; 2000. Institute of Medicine. National Research Council. Dietary reference intakes: applications in dietary planning. Washington, DC: The National Academies Press; 2003. Scagliusi FB. Elementos para anamnese: abordagem de aspectos objetivos e subjetivos. In: Ribeiro SML, Melo CM, Tirapegui J. Avaliação nutricional: teoria e prática. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2018. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. Caderno de atenção básica nº 33. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2ª Ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2015. Caderno de atenção básica nº 23. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Organização Pan Americana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília: Ministério da Saúde; 2002. Pan American Health Organization/World Health Organization. Guiding principles for complementary feeding of the breastfed child. Washington DC: Pan American Health Organization/World Health Organization; 2003. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. Caderno de atenção básica nº 32. Institute of Medicine. National Research Council. Weight gain during pregnancy: reexamining the guidelines. Washington, DC: The National Academies Press, 2009. Procter SB, Campbell CG. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: nutrition and lifestyle for a healthy pregnancy outcome. J Acad Nutr Diet 2014; 114: 1099-103. World Health Organization. Guideline: implementing effective actions for improving adolescent nutrition. Genebra: World Health Organization; 2018. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2009. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caderneta de saúde da pessoa idosa. 4ª Ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2017. Bernstein M, Munos N, Academy of Nutrition and Dietetics. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: food and nutrition for older adults – promoting health and wellness. J Acad Nutr Diet 2012; 112: 1255-77. Academy of Nutrition and Dietetics. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: vegetarian diets. J Acad Nutr Diet 2016; 116: 1970-80. Gualano B, Tinucci T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 2011; 25: 37-43. Academy of Nutrition and Dietetics. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: nutrition and athletic performance. J Acad Nutr Diet 2016; 116: 501-28. Referências complementares poderão ser oportunamente indicadas durante o semestre.
 

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