Planejar, elaborar e analisar cardápios para a coletividade.Aplicar as recomendações nutricionais considerando os aspectos sensoriais, psicossociais e institucionais.Planejar cardápio considerando os recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis.Reconhecer a gestão de cardápios como atividade do nutricionista.
Evolução da alimentação coletiva. Planejamento de cardápios para coletividades sadias em instituições. Sistemas de compras de gêneros alimentícios. Desenvolvimento de técnicas de padronização de preparações para a coletividade. Indicadores de qualidade da refeição.
Alimentação coletiva: histórico, conceitos e terminologias. Cardápios: definição, características e indicadores de qualidade. Especificação da qualidade de alimentos e gêneros alimentícios. Caracterização de produtos para a previsão de compras. Responsabilidade técnica do nutricionista na gestão de cardápios nos diferentes cenários de prática.
1.Abreu ES, Spinelli MGN, Pinto AM. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. São Paulo: Metha; 2009.2.Beck H, Puksic J, Villahermosa AM. Arte e ciência do serviço. São Paulo: Anhembi Morumbi; 2005Berozheimer R. Culinary Arts Institute encyclopedic cookbook. New York: Perigee Book; 1988.3.Larousse do Brasil. Larousse da cozinha prática. São Paulo: Larousse do Brasil; 2007.4.Proença RPC, et al. Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições. Florianópolis: UFSC; 2005.5.Silva SMCS, Bernardes SM. Cardápio: guia prático para a elaboração. 2.ed. São Paulo: Roca; 2008.6.Teichmann ITM. Cardápios: técnicas e criatividade. Caxias do Sul: EDUCS; 2007.7.Vasconcellos F, Cavalcanti E, Barbosa L. Menu: como montar um cardápio eficiente. São Paulo: Roca; 2002.8.Vaz CS. Alimentação de coletividade: uma abordagem gerencial. Brasília, DF, 2003.