Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de entender os mecanismos fisiopatológicos das doenças gastrointestinais e subsequentes demandas relacionadas ao estado nutricional das pessoas. Identificar as condutas dietoterápicas no tratamento dessas doenças. Planejar dietas terapêuticas. Reconhecer o papel do nutricionista na equipe de saúde.
Conceito, objetivos e princípios da dietoterapia. Avaliação nutricional na prática clínica. Modificações fundamentais das dietas. Mecanismos fisiopatológicos das doenças do sistema digestório e da subnutrição. Planejamento dietoterápico nas doenças do sistema digestório e na subnutrição. O nutricionista na equipe de saúde.
Conteúdo a ser desenvolvido na disciplina: Dietoterapia: conceito, objetivos e princípios. Avaliação nutricional na prática clínica. Desnutrição, sarcopenia e caquexia na prática clínica. Planejamento dietoterápico: anamnese alimentar, modificações da dieta normal. Nutrição enteral. Mecanismos fisiopatológicos e dietoterapia das doenças da boca, glândulas salivares e esôfago; doenças do estômago: dispepsias, úlceras, gastrectomia; doenças do intestino: má absorção, doenças inflamatórias intestinais, obstipação e megacólon, ileostomia e colostomia; síndrome do intestino curto, doença celíaca; doenças das vias biliares e pâncreas; doenças do fígado; carências nutricionais de vitaminas e minerais, subnutrição, sarcopenia. O nutricionista na equipe de saúde. A disciplina será oferecida no formato híbrido. O Moodle será utilizado como o ambiente virtual de aprendizado. A tutoria dos estudantes também se fará presente, por meio da docente, monitores/as e/ou estudantes PAE. As atividades que serão desenvolvidas via remota, de forma assíncrona, contemplam oito aulas. Nas aulas assíncronas, os estudantes receberão, via plataforma Moodle, aulas gravadas referentes ao programa da disciplina. Os estudantes receberão, via plataforma Moodle, a bibliografia recomendada para cada uma das aulas ministradas na disciplina. Os estudantes poderão interagir com o docente responsável pela disciplina durante a aulas presencias e por meio de e-mail. A frequência dos estudantes será obrigatória apenas nas aulas presenciais. Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial: 30%. Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema presencial: 70%.
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