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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0220 - Intervenções Educativas em Alimentação e Nutrição
Nutrition Education Strategies

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Conhecer os principais aspectos constitutivos do processo educativo.
Conhecer os modelos teóricos e as estratégias para as práticas educativas em saúde e nutrição.
Reconhecer os modelos educativos utilizados na prática profissional.
Identificar as possibilidades de intervenção educativa na prática da Nutrição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51202 - Ana Maria Cervato Mancuso
 
Programa Resumido
Processo educativo. Modelos teóricos da Educação. Estratégias educativas. Etapas de planejamento e desenvolvimento de ações educativas.
 
 
 
Programa
Processo educativo: conceito e aspectos constitutivos. Modelos teóricos da Educação e suas implicações com o planejamento e desenvolvimento de ações educativas. Estratégias educativas: exposição dialogada, trabalho em grupo, grupos de discussão, solução de problemas, grupo de verbalização e observação, dramatização, estudo de caso, júri simulado, oficina, estudo do meio. Delimitação de problemas de saúde para o planejamento de intervenções educativas. Desafios para os processos educativos na sociedade contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino:
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aulas interativas; implementação de ações educativas; visitas.

Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; trabalhos em grupo.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos:
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas;
Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos;
Organização lógica das idéias e argumentação apresentadas;
Opinião pessoal com argumentação;
Ideias/posicionamentos que expressem postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações e ou casos;
Planejamento e/ou execução e/ou avaliação de programas de educação nutricional;
Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação
 
Bibliografia
     
1.Berkenbrock VJ. Dinâmicas para encontros de grupo: para apresentação, intervalo, autoconhecimento e conhecimento mútuo, amigo oculto, despertar, avaliação e encerramento. 2. ed. Petrópolis: Vozes; 2004.
2.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Brasília; 2006. [Cadernos de Atenção Básica, n° 16].
3.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Brasília; 2006. [Cadernos de Atenção Básica, n° 15].
4.Contento I. Nutrition education: linking research, theory and practice. Jones & Bartlett Learning; 2007. Disponível em: http://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=zEZzexu98nEC&oi=fnd&pg=PR10&dq=contento+nutrition+education&ots=L7H3Ok3ZMM&sig=mp0tfmkCMnRnQQlO-GrfJEH2el8#v=onepage&q&f=false
5.FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Guia Metodológico de Comunicação Social em Nutrição. Roma: FAO; 1999. Disponível em: http://www.fao.org/docrep/003/T0807P/T0807P00.HTM
6.Faria W. Teorias de ensino e planejamento pedagógico: ensino não direito, ensino libertário, ensino por descoberta, ensino personalizado. EPU; 1987.
7.Ferreira OMC, Silva Jr PD. Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: EPU; 1986.
8.Linden S. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela; 2005.
9.Motta GG, Boog MCF. Educação nutricional. 2. ed. São Paulo: IBRASA; 1987.
10.Oliveira SI, Oliveira KS. Novas perspectivas em educação alimentar e nutricional. Psicol. USP [online]. 2008; 19 (4): 495-504. Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/psicousp/v19n4/v19n4a08.pdf
 

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