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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0220 - Intervenções Educativas em Alimentação e Nutrição
Nutrition Education Strategies

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Conhecer os principais aspectos constitutivos do processo educativo. 
Conhecer os modelos teóricos e as estratégias para as práticas educativas em saúde e nutrição.
Reconhecer os modelos educativos utilizados na prática profissional.
Identificar as possibilidades de intervenção educativa na prática da Nutrição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3514774 - Ana Paula Bortoletto Martins
 
Programa Resumido
Processo educativo. Modelos teóricos da Educação. Estratégias educativas. Etapas de planejamento e desenvolvimento de ações educativas.
 
 
 
Programa
Processo educativo: conceito e aspectos constitutivos. Diagnóstico compreensivo no planejamento de intervenções educativas. Modelos teóricos da Educação e suas implicações no planejamento e desenvolvimento de ações educativas. Estratégias educativas problematizadoras. Desafios para os processos educativos na sociedade contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino:
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aulas interativas; implementação de ações educativas; visitas.

Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; trabalhos em grupo.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos:
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas;
Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos;
Organização lógica das idéias e argumentação apresentadas;
Opinião pessoal com argumentação;
Ideias/posicionamentos que expressem postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações e ou casos;
Planejamento e/ou execução e/ou avaliação de programas de educação nutricional;
Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação
 
Bibliografia
     
1. Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. RJ: Guanabara Koogan, 2017. 2.Garcia RWD. Um enfoque simbólico do comer e da comida nas doenças. Rev Nutr PUCCAMP 1992; 5 (1): 70-80. 3.Motta GG, Boog MCF. Educação nutricional. 2. ed. São Paulo: IBRASA; 1987. 4. Poulain, J.P., Proença, R.P.C. and Diez-Garcia, R.W. In: Diez-Garcia RW, Cervato-Mancuso AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 5. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Brasília; 2006. [Cadernos de Atenção Básica, n° 16]. 6. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Brasília; 2006. [Cadernos de Atenção Básica, n° 15]. 7. Boog MCF. Educação em Nutrição: integrando experiências. Campinas: Komedi, 2013. 8. Ministério da Saúde; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016. 9. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. 10.Oliveira SI, Oliveira KS. Novas perspectivas em educação alimentar e nutricional. Psicol. USP, 19 (4): 495-504, 2008 11 Vincha KRR, Bógus CM, Cervato-Mancuso AM. Possibilidades de atuação profissional em grupos educativos de alimentação e nutrição. Interface-Comunicação, Saúde, Educação 24, e190028, 2020. 12. AM Canesqui & RW Garcia (Orgs). Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.
 

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