Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0222 - Estágio de Prática Profissional
Nutrition Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 0 h ( Estágio: 900 h )
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Ao final do(s) estágio(s) (da(s) disciplina(s), o(s) aluno(s) deverá (ão) ser capaz(es) de:

- Identificar as atribuições próprias do nutricionista, de acordo com cada área de atuação.
- Identificar e analisar os desafios da atuação profissional
- Reconhecer a importância da conduta ética nas relações estabelecidas nos diferentes cenários de prática profissional.
- Reconhecer-se como nutricionista
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65100 - Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres
3607878 - Ligia Araujo Martini
1403193 - Marly Augusto Cardoso
 
Programa Resumido
Essa disciplina, do eixo “Trabalho, ciência e cultura” do Curso de Nutrição da FSP/USP, é essencialmente prática e desenvolvida nas áreas, atualmente predominantes da atuação do nutricionista: Nutrição clínica, abrangendo – diagnóstico nutricional, nutrição na atenção básica, cuidado nutricional individual, educação e comunicação para saúde e nutrição; Nutrição em saúde pública, abrangendo - cuidado nutricional coletivo; educação e comunicação para saúde e nutrição; e Gestão de sistemas de produção de refeições, abrangendo: segurança alimentar e nutricional, vigilância sanitária de alimentos, educação e comunicação em nutrição. Os alunos, sob supervisão de nutricionistas, das instituições concedentes de estágio, realizam atividades inerentes ao exercício da futura profissão, de acordo com cada área.
 
 
 
Programa
Desenvolvimento dos estágios:
Os estágios têm carga horária total de 900 horas e estão organizados sob a forma de uma “disciplina guarda-chuva”. No primeiro semestre, os alunos deverão cumprir o cronograma semestral que prevê que 570 horas são para o estágio na instituição concedente e 30 horas para elaboração de relatórios e outras atividades acadêmicas, na Faculdade de Saúde Pública. As instituições concedentes de estágio são selecionadas e credenciadas pela Coordenação de Estágios do Departamento de Nutrição da FSP que, em conjunto com os nutricionistas das instituições concedentes, estabelecem as formas de seleção dos alunos, plano de estágio e definição de horários.
A disciplina HNT 0222 ESTÁGIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL deve permitir aos alunos o alcance dos seguintes objetivos:

Nutrição Clínica:
Compreender o processo do cuidado nutricional por meio da observação e acompanhamento da prática profissional dos nutricionistas que atuam em unidades de internação e ambulatórios especializados, além de cozinhas experimentais e metabólicas de hospitais públicos, de ensino.

Nutrição em Saúde Pública:
Compreender os diferentes métodos e técnicas de diagnóstico e de intervenção nutricional de grupos, comunidades e populações. Conhecer as ações, programas e políticas locais na atenção nutricional coletiva, na alimentação escolar e na segurança alimentar e nutricional.

Nutrição em unidades de alimentação e nutrição:
Compreender o processo de gestão dos sistemas de produção de alimentos e refeições e realizar, sob supervisão, atividades relacionadas a vigilância sanitária de alimentos, a segurança alimentar, a análise e desenvolvimento de preparações e formulações alimentares e a prática profissional dos nutricionistas que atuam em unidades de alimentação e nutrição.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Pelos docentes responsáveis: avaliação de Relatório, apresentado pelos alunos, após estágio em cada uma das áreas, contendo descrição das atividades realizadas durante o estágio, acompanhada de análise crítica, sugestões e recomendações. Após avaliação do relatório, o aluno será APROVADO ou REPROVADO, dispensando valor numérico de nota.
- Pelos nutricionistas supervisores: avaliação de desempenho dos alunos, de acordo com critérios pré-estabelecidos, apresentados na Ficha de Avaliação.
Critério
Os alunos serão aprovados na disciplina Estágio de Prática Profissional, após conclusão e aprovação dos estágios nas três áreas, considerando avaliação pelos docentes responsáveis e pelos nutricionistas supervisores.

•O Relatório de Atividades será avaliado de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão de Estágio formada pelos professores responsáveis pela disciplina e pelos nutricionistas responsáveis pelos estágios.
•Cumprimento das atividades exigidas e da carga horária.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
Responsabilidade pela Disciplina
A Comissão de Estágio é a responsável pela condução da disciplina sendo que aos nutricionistas da Comissão cabe a elaboração do cronograma e a distribuição dos alunos ao longo do ano, em sistema de rodízio. Aos docentes, indicados anualmente pelo Conselho do Departamento, em número de 3 (ou 6?) cabe a orientação acadêmica dos alunos, a avaliação de relatórios de áreas e a participação em reuniões de acordo com o cronograma anual da disciplina.
 
Bibliografia
     
Não há.
 

Clique para consultar os requisitos para HNT0222

Clique para consultar o oferecimento para HNT0222

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP