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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0223 - Nutrição Aplicada à Atividade Física
Nutrition Applied to Physical Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de: a)Estimular adequadamente a prática de atividade física. b)Determinar os parâmetros mais indicados para avaliação do estado nutricional de praticantes de atividade física e interpretar seus resultados. c)Estabelecer as necessidades de energia e identificar as recomendações nutricionais para praticantes de atividade física. d)Compreender o papel da atividade física como fator de risco ou proteção para distúrbios nutricionais. e)Conhecer as indicações de uso e os potenciais riscos associados à suplementação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1506336 - Marcelo Macedo Rogero
1891410 - Sandra Maria Lima Ribeiro
 
Programa Resumido
Importância da atividade física para a saúde. Estudo do efeito da atividade física sobre as necessidades nutricionais. Planejamento dietético para praticantes de atividade física. Interface entre atividade física e distúrbios nutricionais
 
 
 
Programa
Introdução à disciplina; Fontes de energia para o exercício físico; Principais adaptações fisiológicas ao exercício físico; Testes de esforço (consumo máximo de oxigênio) e testes de repetições máximas: estimativa do gasto energético; Hidratação no exercício físico; Nutrientes e exercício: Carboidratos; Lipídios e ácidos graxos; proteínas e aminoácidos; Exercício físico e sistema imune; Genômica nutricional aplicada ao exercício físico; Prática profissional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino:
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio crítico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos estudantes. Trata-se de uma disciplina intensiva, de curta duração, que contará com aulas expositivas, exercícios e leitura da bibliografia básica e complementar.

Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: exercícios; prova e participação em sala de aula.
Critério
critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos:
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Coerência e fundamentação teórica na elaboração da resposta;
Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas;
Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente;
Organização lógica das ideias e argumentação apresentadas;
Ideias/posicionamento que expressam postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações ou casos;
Capacidade de aplicar conhecimentos na execução das atividades;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Demonstração de autonomia e colaboração na execução de tarefas;
Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Pontualidade na entrega de tarefas;
Responsabilidade com a própria educação.
Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
Haverá recuperação para esta disciplina conforme as normas da USP.
 
Bibliografia
     
1.McArdle WD, Katch FI, KatchVL, Taranto G. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2013.
2.Lancha Junior AH, Lancha-Pereira LO. Nutrição Aplicada à Atividade Motora. 2a. ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2012.
3.Lancha Junior AH, Campos PL, Rogeri PS. Suplementação Nutricional no Esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.
4.Gualano B, Tinucci T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Rev bras educ fís esporte 2011; 25: 37-43.
5.Teixeira PC et al. A prática de exercícios físicos em pacientes com transtornos alimentares. Rev psiquiatr clín.2009;36: 145-52.
 

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