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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0223 - Nutrição Aplicada à Atividade Física
Nutrition applied to physical activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso, o estudante deverá ser capaz de: 
a) Compreender o conceito de atividade física; 
b) Determinar os parâmetros mais indicados para avaliação do estado nutricional de praticantes de atividade física e interpretar seus resultados; 
c) Estabelecer as necessidades de energia e identificar as recomendações nutricionais para praticantes de atividade física; 
d) Compreender o papel da atividade física como fator de risco ou proteção para distúrbios nutricionais; 
e) Conhecer as indicações de uso e os potenciais riscos associados à suplementação nutricional.
 
At the end of the course, the student should be able to: a) Understand the concept of physical activity; b) Determine the most suitable parameters for assessing the nutritional status of practitioners of physical activity and interpret their results; c) Define energy needs and identify nutritional recommendations for practitioners of physical activity; d) Understand the role of physical activity as a risk or protective factor for nutritional disorders; e) Characterize the indications for use and the potential risks associated with nutritional supplementation.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1506336 - Marcelo Macedo Rogero
 
Programa Resumido
Definições conceituais: atividade física, exercício e físico e esporte. Adaptações agudas e crônicas ao exercício físico. Necessidades nutricionais para o exercício físico. Exercício físico e sistema imune. Planejamento dietético para praticantes de atividade física. OBS.: esta disciplina foi planejada para ser ofertada na modalidade de ensino à distância, conforme consta no item 3.1 do PPP.
 
Conceptual definitions: physical activity, exercise, physical fitness, and sport. Acute and chronic adaptations to exercise. Nutritional requirements for exercise. Exercise and the immune system. Dietary planning for individuals engaging in physical activity. Note: This course was designed to be offered in a distance learning format, as stated in item 3.1 of the Educational Project.
 
 
Programa
Conteúdo a ser desenvolvido na disciplina: Introdução Fontes de energia para o exercício físico; Principais adaptações fisiológicas ao exercício físico; Testes de esforço (consumo máximo de oxigênio) e testes de repetições máximas: estimativa do gasto energético; Hidratação no exercício físico; Nutrientes e exercício: carboidratos; lipídios e ácidos graxos; proteínas e aminoácidos; Exercício físico e sistema imune; Genômica nutricional aplicada ao exercício físico; Prática profissional.

A disciplina será oferecida no formato híbrido. As aulas ocorrerão no período da tarde, sendo apenas a primeira aula presencial, enquanto as demais aulas ocorrerão no formato de Ensino à Distância. O Moodle será utilizado como o ambiente virtual de aprendizado. A tutoria dos estudantes também se fará presente, por meio dos docentes, monitores/as e/ou estudantes PAE. As atividades que serão desenvolvidas de forma síncrona, contemplam sete aulas, com duração de 3 horas cada. Duas aulas serão assíncronas, nas quais os estudantes receberão, via plataforma Moodle, aulas gravadas referentes ao programa da disciplina. Nas aulas online, não há obrigatoriedade ou disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos estudantes. Os estudantes poderão assistir as aulas síncronas por meio do Google Meet, sendo que o convite para tal atividade será previamente encaminhado pelo docente responsável pela disciplina. As aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle, juntamente com a bibliografia recomendada para cada uma das aulas ministradas na disciplina. Os estudantes poderão interagir com o docente responsável pela disciplina durante a aula síncrona e por meio de e-mail. A frequência dos estudantes será obrigatória apenas na aula presencial (primeira aula).

Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial: 90%.
Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema presencial: 10%.
 
Content to be developed in the course: Introduction; Energy sources for physical exercise; Main physiological adaptations to physical exercise; Exercise tests (maximum oxygen consumption) and maximum repetition tests: estimation of energy expenditure; Hydration in physical exercise; Nutrients and Exercise: Carbohydrates; Lipids and fatty acids; proteins and amino acids; Physical exercise and the immune system; Nutritional genomics applied to physical exercise; Professional practice. The course will be offered in a hybrid format. Classes will take place in the afternoon, with only an initial face-to-face meeting, while the other classes will take place in the Distance Learning format. Moodle will be used as the virtual learning environment. The tutoring of students will also be present, through the teachers, monitors and/or PAE students. The activities that will be developed synchronously, include seven classes, lasting 3 hours each. Two classes will be asynchronous, in which students will receive, via the Moodle platform, recorded classes referring to the course program. In online classes, there is no requirement or availability of a camera and audio (microphone) by students. Students will be able to attend synchronous classes through Google Meet, and the invitation to such activity will be sent in advance by the teacher responsible for the discipline. The synchronous classes will be recorded and made available in Moodle, along with the recommended bibliography for each of the classes taught in the discipline. Students will be able to interact with the professor responsible for the discipline during the synchronous class and via email. Students will only be required to attend the face-to-face class (first class). Percentage of the course that will take place in the off-site system: 90%. Percentage of the course that will take place in the face-to-face system: 10%.
 
 
Avaliação
     
Método
Os estudantes serão avaliados por meio da resolução de estudos de caso e de testes de múltipla escolha, os quais serão disponibilizados na plataforma Moodle.
Critério
Após a liberação de cada aula gravada, serão também disponibilizados 5 testes referentes ao conteúdo abordado. Os testes serão disponibilizados na plataforma Moodle. Cada estudante terá 1 semana para responder aos testes. Cada teste terá o valor de 0,1 ponto. Serão disponibilizados 30 testes, totalizando 3,0 pontos na nota final. A avaliação final será realizada por meio da resolução de um estudo de caso, que incluirá todo o conteúdo abordado na disciplina. Essa avaliação será feita em grupos de 5 a 7 estudantes. A avaliação também será disponibilizada na plataforma Moodle. A prova totalizará 7 pontos na nota final. O estudante que não realizar a avaliação final poderá realizar a prova substitutiva mediante apresentação de atestado que envolve apenas situações de doença do aluno, ou, morte dos pais ou avós ou irmãos. A prova substitutiva envolverá todo conteúdo da disciplina, em data a combinar ao final do semestre.
Norma de Recuperação
A prova de recuperação ocorrerá apenas para quem obtiver média superior a 3,0. Essa prova engloba todo conteúdo da disciplina, em data a combinar pelos responsáveis. Caso aprovado na recuperação, a nota final será 5,0.
 
Bibliografia
     
Antônio Herbert Lancha Jr; Patrícia Lopes de Campos Ferraz; Patrícia Soares Rogeri, Suplementação Nutricional no Esporte, 2ª edição. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2022. Burke Louise; Deakin Vicki, Clinical Sports Nutrition, 5ª edition. McGraw Hill - Sports Medicine Series. North Ryde Australia, 2015. Cristiane Comineti; Marcelo Macedo Rogero; Maria Aderuza Horst, Genômica Nutricional dos fundamentos à Nutrição Molecular,1ª edição. Manole Editora Ltda. São Paulo, 2017. Julio Tirapegui, Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais, 3ª Edição. Editora Atheneu. São Paulo, 2013. Julio Tirapegui, Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física, 3ª edição. Editora Atheneu. São Paulo, 2021. Lancha Jr, Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora, 2ª edição. Editora Atheneu. São Paulo, 2012. Sandra Maria Lima Ribeiro; Camila Maria de Melo; Julio Tirapegui, Avaliação Nutritional: Teoria e Prática, 2ª edição. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2018. Stella Lucia Volpe; Sara Bernier Sabelawsk; Christopher R. Mohr, Nutrição para Praticantes de Atividades Físicas com Necessidades Dietéticas Especiais, 1ª edição. Editora Roca. São Paulo, 2009. William D. McArdle; Frank I. Katch; Vitor L. Katch, Nutrição para Esporte e o Exercício, 5ª edição, Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2021. William D. McArdle; Frank I. Katch; Vitor L. Katch, Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano, 8ª edição, Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2016. Simone Biesek; Letícia Azen Alves; Isabela Guerra, Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. 4ª edição, Manole Editora Ltda. São Paulo, 2022. Tacito Pessoa de Souza Junior; Benedito Pereira, Suplementação Esportiva – Auxílios Ergogênicos Nutricionais no Esporte e Exercício. Editora PHORTE. São Paulo, 2012. Tania Cristina Pithon-Curi, Fisiologia do exercício. Editora Guanabara Koogan, São Paulo, 2013.
 

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