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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Nutrição
 
Disciplina: HNT0225 - Interpretação de Exames Laboratoriais para a Nutrição
Laboratory tests interpretation for nutrition

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de interpretar os exames laboratoriais necessários à avaliação, à prescrição e à evolução do estado nutricional do paciente.
 
At the end of the course, the student should be able to to interpret the laboratory tests necessary for the evaluation, prescription and evolution of nutritional status of the patient.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1506336 - Marcelo Macedo Rogero
 
Programa Resumido
Introdução e fundamentação dos principais exames laboratoriais utilizados na prática clínica do nutricionista. Caracterização dos procedimentos relacionados à colheita do sangue. Estudo da Hemopoese. Interpretação do hemograma completo, de exames indicadores do estado proteico visceral e do estado nutricional relativo a micronutrientes e de biomarcadores relacionados à resposta inflamatória e ao metabolismo da glicose e de lipídios. Aplicação de testes de nutrigenética e de avaliação da imunocompetência.
 
Introduction and theoretical foundation of the main laboratory tests used in the clinical practice of a nutritionist. Characterization of procedures related to blood collection. Study of Hematopoiesis. Interpretation of complete blood count, tests indicating visceral protein status and nutritional status relative to micronutrients, and biomarkers related to inflammatory response and glucose and lipid metabolism. Application of nutrigenetic tests and evaluation of immunocompetence.
 
 
Programa
Conteúdo a ser desenvolvido na disciplina: 1. Visão geral do sangue: composição e tipos de coleta 2. Hemograma a. Leucograma (contagem global e diferencial) b. Eritrograma + reticulócitos c. Metabolismo da hemoglobina 3. Perfil lipídico a. Colesterol total e frações b. Triaciglicerois c. Apo A d. Apo B e. LDL oxidada f. Lp(a) 4. Metabolismo da glicose a. Glicemia de jejum b. Hemoglobina glicada c. Frutosamina d. Insulinemia e. HOMA-IR f. Peptídeo C 5. Exames Laboratoriais relacionados à Avaliação da Imunocompetência a. IgA b. IgG c. IgM d. Quantificação de Linfócitos CD4/CD8 e. Resposta linfoproliferativa f. IgA salivar 6. Proteínas Hepáticas a. Albumina b. Pré-albumina c. Transferrina d. Proteína ligante de retinol 7. Enzimas hepáticas a. ALT e AST b. GGT 8. Biomarcadores relacionados ao Risco Cardiovascular a. Fibrinogênio b. Proteína C reativa de alta sensibilidade c.

Proteína sérica amiloide A d. IL-6/IL-10 e. Adiponectina f. Leptina g. MCP-1 h. sVCAM-1/sICAM-1 9. Biomarcadores relativos ao estado nutricional de Selênio 10. Biomarcadores relativos ao estado nutricional de Zinco 11. Vitamina C 12. Creatinina 13. Ureia 14. Alumínio plasmático 15. Chumbo sangue total 16. Cortisol 17. Testes de Nutrigenética
A disciplina será oferecida no formato híbrido. O Moodle será utilizado como o ambiente virtual de aprendizado. A tutoria dos estudantes também se fará presente, por meio do docente, monitores/as e/ou estudantes PAE. Uma aula será desenvolvida via remota, de forma síncrona, e as demais aulas de forma presencial. Na aula online, não há obrigatoriedade ou disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos estudantes. Os estudantes poderão assistir a aula síncrona por meio do Google Meet, sendo que o convite para tal atividade será previamente encaminhado pelo docente responsável pela disciplina. A aula síncrona será gravada e disponibilizada no Moodle, juntamente com a bibliografia recomendada. Os estudantes poderão interagir com o docente responsável pela disciplina durante as três aulas presenciais, na aula síncrona e por meio de e-mail. A frequência dos estudantes não será obrigatória na aula síncrona.

Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial: 25%.
Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema presencial: 75%.
 
Content to be developed in the course: 1. Overview of blood: composition and collection 2. Hemogram: a. Global and differential leukocyte counts c. Erythrogram + reticulocytes c. Hemoglobin metabolism 3. Lipid profile: a. Total cholesterol and fractions b. Triglycerides c. Apo A d. Apo B e. Oxidized low-density lipoprotein f. Lp (a) 4. Glucose metabolism: a. Fasting glycemia b. Glycated hemoglobin c. Fructosamine d. Insulin levels e. HOMA-IR f. C-peptide 5. Laboratory tests related to the evaluation of Immunocompetence: a. IgA b. IG G c. IgM d. CD4 and CD8 lymphocyte subset values e. Lymphoproliferative response f. Salivary IgA 6. Liver Proteins: a. Albumin b. Prealbumin c. Transferrin d. Retinol Binding Protein 7. Hepatic enzymes: a. alanine aminotransferase (ALT) and Aspartate transaminase (AST). b. GGT 8. Biomarkers related to Cardiovascular Risk: a. Fibrinogen b. high-sensitivity CRP (hs-CRP) c. serum amyloid A d. IL-6 / IL-10 e. Adiponectin f. Leptin g. MCP-1 h. sVCAM-1 / sICAM-1 9. Biomarkers related to the nutritional status of Selenium 10. Biomarkers related to the nutritional status of Zinc 11. Vitamin C 12. Creatinine 13. Urea 14. Plasma Aluminum 15. Total blood lead 16. Cortisol 17. Nutrigenetic Tests. The course will be offered in a hybrid format. Moodle will be used as the virtual learning environment. The tutoring of students will also be present, through the teacher, monitors and/or PAE students. One class will be developed via remote, synchronously, and the other classes in person. In online class, there is no requirement or availability of camera and audio (microphone) by students. Students will be able to attend synchronous class through Google Meet, and the invitation to such activity will be sent in advance by the teacher responsible for the discipline. The synchronous class will be recorded and made available in Moodle, along with the recommended bibliography. Students will be able to interact with the professor responsible for the discipline during the 3 face-to-face classes, in the synchronous class and via email. Student attendance will not be mandatory in synchronous classes. Percentage of the course that will take place in the off-site system: 25%. Percentage of the course that will take place in the face-to-face system: 75%.
 
 
Avaliação
     
Método
Os estudantes serão avaliados por meio da resolução de estudos de caso e de testes de múltipla escolha, os quais serão disponibilizados na plataforma Moodle.
Critério
Serão disponibilizados testes de múltipla escolha referentes aos conteúdos abordados. Os testes serão disponibilizados na plataforma Moodle. Cada teste terá o valor de 0,20 ponto. Serão disponibilizados 20 testes, totalizando 4,0 pontos na média final. Além dos testes, os estudantes serão avaliados por meio de uma prova, na qual serão abordados estudos de caso. A prova será realizada em grupo (4 a 5 estudantes por grupo). O estudante que não realizar a prova, poderá realizar prova substitutiva mediante apresentação de atestado que envolve apenas situações de doença do aluno, ou, morte dos pais ou avós ou irmãos. A prova substitutiva envolverá todo conteúdo da disciplina, em data a combinar ao final do semestre.
Norma de Recuperação
A prova de recuperação ocorrerá apenas para quem obtiver média superior a 3,0. Essa prova engloba todo conteúdo da disciplina, em data a combinar pelos responsáveis. Caso aprovado na recuperação, a nota final será 5,0.
 
Bibliografia
     
Calixto-Lima, Larissa; Reis, Nelzir Trindade. Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2014. 490 p. Costa, Maria José de Carvalho. Interpretação de exames bioquímicos para o nutricionista. São Paulo: Atheneu, 2009. 113 p. Da Silva, Paulo Henrique; Alves, Hemerson Bertassoni; Comar, Samuel Ricardo. Hematologia Laboratorial. Porto Alegre: Editora Artmed, 2015. 434 p. Da Silva, Sandra Maria Chemin Seabra; Mura, Joana D’arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 3ª ed. São Paulo: Editora Paya, 2016. 1256 p. De Jesus, Rosângela Passos; de Oliveira, Lucivalda Magalhães; Lyra, Luiz Guilherme Costa. Nutrição e hepatologia: Abordagem terapêutica clínica e cirúrgica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2014. 480 p. Devlin, Thomas M. Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations. 7ª ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011. Failace, Renato. Hemograma: Manual de interpretação. 6ª ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2015. 482 p. Lee, Robert D.; Nieman, David C. Nutritional assessment. 5ª ed. New York: McGraw Hill Education, 2010. 580 p. Lorenzi, Therezinha Ferreira. Atlas de hematologia clínica hematológica ilustrada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 659 p. Rossi L, Caruso L, Galante AP. Avaliação nutricional: novas perspectivas. São Paulo: Roca/Centro Universitário São Camilo; 2017. Shils ME, Olson JA, Shike M, Ross AC. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 10a ed., São Paulo: Editora Manole; 2009. Tirapegui J, Ribeiro SML Avaliação nutricional: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2018. Vannucchi H, Marchini J. Nutrição e metabolismo: nutrição clínica. Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan; 2007. Waitzberg DL. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 5a ed., São Paulo: Atheneu; 2017 (1 e 2). Williamson, Mary; Snyder, Michael. Interpretação de exames laboratoriais. 10ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2016. 1244 p. Rao, L.V., Snyder, L.M. Interpretação de exames laboratoriais. 11. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2022. Baynes, J.W. Bioquímica médica. 5. ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2019
 

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