Identificar as dimensões de gestão do cuidado alimentar e nutricional em suas múltiplas conexões; Discutir o fazer clínico e a organização de ações de cuidado em alimentação e nutrição na perspectiva da integralidade, do trabalho interprofissional em saúde e da interseccionalidade.
Dimensões da gestão do cuidado em saúde, alimentação e nutrição. Trabalho em saúde na perspectiva da integralidade e da interprofissionalidade. Organização de ações de cuidado em alimentação e nutrição.
Trabalho em saúde: necessidades, tecnologias e cuidado; Dimensões da gestão do cuidado; Fazer clínico do nutricionista em perspectiva interseccional e implicada; Clínica ampliada e compartilhada e projeto terapêutico singular; Integralidade e equipe interprofissional; Interface com políticas públicas, redes de atenção e linhas de cuidado relacionadas à alimentação e à nutrição.
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Matriz para organização dos cuidados em alimentação e nutrição na atenção primária à saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2022. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/matriz_organizacao_cuidados_alimentacao_aps.pdf. 4. Cecílio LCO, Lacaz FAC. O trabalho em saúde. Centro Brasileiro de Estudos em Saúde. Rio de Janeiro; 2012. 5. Demétrio F. A crise das práticas nutricionais em saúde-doença-cuidado e a possibilidade de construção de uma nutrição clínica ampliada e compartilhada. In: Souza MKB, Tavares JSC (Org). Temas em saúde coletiva: gestão e atenção no SUS em debate. Cruz das Almas (BA): Editora UFRB; 2014. p. 167-203. 6. Furtado JP. Arranjos institucionais e gestão da clínica: princípios da interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. 2009; 1: 1-11. Referências complementares poderão ser oportunamente indicadas durante o semestre.