A disciplina objetiva fortalecer as habilidades culinárias dos alunos do curso de nutrição para realização de diferentes preparações culinárias destinadas ao aconselhamento e cuidado com a saúde nutricional e alimentar em situações que envolvem restrições nutricionais e alterações da consistência resultantes do diagnóstico de doenças.
A disciplina oferecerá conteúdos sobre a importância dos procedimentos e técnicas culinária para a preparação de dietas com alteração/modificação das fibras alimentares; Dietas para fins especiais – modificadas em sua composição nutricional; Dietas Hipossódica e Dietas Hipocalêmica; Saúde Intestinal e Controle Glicêmico, Dieta Obstipante, Laxativa e Diabetes Dieta enteral artesanal. Informações necessárias para orientação nutricional de indivíduos que necessitem receber uma alimentação com alterações na consistência e/ou composição nutricional.
1º - Dietas com alteração/modificação da fibra alimentar Dietas de rotina – modificadas em sua consistência: Geral, Branda, Leve, Pastosa e líquida Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão conhecer a degradação mecânica (abrandamento por cocção, branqueamento, processamento e peneiramento, descascamento), tratamento químico (emprego de ácido), e métodos de fermentação, preparo e utilização de farinhas, cereais, mucilagens e biomassa. O uso adequado de espessantes 2º - Dietas especiais – modificadas em sua composição nutricional - Dietas Hipossódica = relacionadas com baixo teor de sódio. Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão conhecer e aplicar técnicas para o preparo de caldo de legumes caseiro, uso de ervas especiarias como alternativas ao sal, preparo de marinadas e molhos caseiros com baixo teor de sódio. Combinando sabores – indicações de ervas e temperos para diferentes alimentos. Adequação de quantidade de ervas secas em relação ao uso de ervas frescas. Uso de limão, vinagre e molhos artesanais. - Dietas Hipocalemica = com baixo teor de potássio Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão identificar de alimentos de acordo com teor de potássio, métodos de cocção (calor úmido – cocção em água), descascamento (lixiviação caseira) e método de cocção dupla em vegetais e raízes tuberosas para redução de potássio 3º - Saúde Intestinal e Controle Glicêmico Dieta Obstipante, Laxativa e Diabetes Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão conhecer e desenvolver cardápios com foco na integridade da microbiota intestinal, reconhecendo diferentes tipos de fibras alimentares e seus alimentos fonte. Bem como reconhecer e saber utilizar técnicas culinárias, os alimentos fonte de carboidratos complexos, com baixo índice glicêmico, substitutos do açúcar refinado e compensadores do sabor doce (fontes de frutose ou açúcares a partir do amido: Yacon) 4º - Dieta enteral artesanal Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão conhecer os cuidados com a higiene no preparo e administração; Processos de preparo: subdivisão, cocção em calor úmido, liquidificação, tamisação em peneira fina. Bem como identificar e controlar os pontos críticos de controle no processo produtivo, como binômio tempo x temperatura, lote, validade, identificação/rotulagem. Dietas líquidas artesanais adaptadas para sonda. Fórmulas à base de cereais e leite. Uso de módulos nutricionais (albumina, whey protein etc) 5ª Avaliação da disciplina - Dieta Sustentável no ambiente hospitalar (segundo FAO/OMS) *(leitura e seminário) - Improvisação Culinária (elaboração de um cardápio a partir da seleção de um estudo de caso: (hipertenso, disfágico, Nutrição Enteral alérgico a glúten, Criança de 8 meses (introdução alimentar) etc.) O grupo deverá montar um cardápio de almoço ou jantar completo (prato principal guarnição, prato base e sobremesa)
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