Valorizar o conceito fundamental de saúde ambiental, bem como as políticas públicas inter setoriais na perspectiva sócio ambiental. Colocará ênfase na elaboração de projetos e ou ações de intervenção estimulando o desenvolvimento de iniciativas dos alunos e desenvolvimento de habilidades na construção de soluções inovadoras. Discutir e propor estratégias de gestão e vigilância da qualidade ambiental na interface com a saúde humana. Analisar as inter-relações nas políticas públicas nos campos da saúde, trabalho, ambiente, clima, energia, habitação, saneamento, transporte entre outros, objetivando o desenvolvimento científico e o equacionamento de questões enfrentadas pelas comunidades.
Elaboração de projetos e ou ações de intervenção estimulando o desenvolvimento de iniciativas dos alunos e desenvolvimento de habilidades na construção de soluções inovadoras.
Políticas e estratégias de intervenções socioambientais. Discussão de casos. Estratégias preventivas e gestão de riscos relacionados ao trabalho. Elaboração de projetos de intervenção na perspectiva interdisciplinar considerando as ciências ambientais, biológicas e sociais. Metodologias de pesquisa-intervenção. Desenvolvimento de trabalhos em grupo e monografias em temas relacionados aos conteúdos das unidades I e II,a exemplo de: intervenção sobre exposição humana a contaminantes ambientais; educação ambiental; serviços ambientais; mobilidade urbana; saúde do trabalhador; alterações climáticas; legislações pertinentes às questões relativas ao campo socioambiental; políticas públicas socioambientais; gestão socioambiental;controle e participação social.
1- Creswell, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; Tradução Magda Lopes. – 3 ed. – Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010. 2- Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas, São Paulo, 2002. 3- Marconi, MA; Lakatos. EM. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. 4-Querol MP; Jackson Filho JM, Cassandre MP. Change Laboratory: Uma Proposta Metodológica Para Pesquisa E Desenvolvimento Da Aprendizagem Organizacional. Administração: Ensino e Pesquisa • Rio de Janeiro • v. 12 • n. 4 • p. 609-640 • Out/Nov/Dez. 2011. Acesso: http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_993.pdf