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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0111 - Saúde Pública e Questões Contemporâneas: Política Pública, História e Cultura

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 31/12/2012

Objetivos
1.Refletir sobre a Saúde Pública, numa perspectiva histórica, como campo de conhecimento e de práticas culturais.
2.Identificar questões relevantes para a saúde das coletividades, consideradas ou não na formulação de políticas públicas e programas de intervenção na realidade brasileira.
3.Refletir sobre a importância da formação do profissional de Saúde Publica numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar.
4.Introduzir o trabalho de campo como uma oportunidade de vivência dos alunos no campo de investigação e intervenção em Saúde Pública.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
131031 - Edemilson Antunes de Campos
59402 - Maria da Penha Costa Vasconcellos
2089692 - Rubens de Camargo Ferreira Adorno
 
Programa Resumido
O recorte temporal dessa disciplina abarca o século XX de uma perspectiva histórica e cultural, com ênfase nas políticas públicas voltadas para saúde. Nesse sentido procura ressaltar que as práticas culturais manifestam aproximações e tensões entre agentes sociais formuladores de políticas públicas, como pelo público a quem essas políticas se destinam. Preocupa-se também em analisar as implicações colocadas pelas transformações do mundo contemporâneo enfatizando a importância estratégica na formação de profissionais em Saúde Pública, pelo setor público, particularmente, voltadas à realidade brasileira.
 
 
 
Programa
1.Breve história da saúde pública brasileira
2.Influência dos pensamentos europeus e da América do Norte na saúde pública brasileira
3.A concepção sistêmica na administração, planejamento e gestão sanitária na perspectiva das Ciências Sociais.
4.Saúde Pública: legislação, instrumentos e ações específicas.
5.A produção acadêmica historiográfica sobre a Saúde Pública no Brasil
6.Subjetividade, cultura, sociabilidade nas práticas sanitárias e de proteção à saúde das coletividades.
7.Analise visual: saúde pública e iconografia
8.Cultura e hábitos sociais: relevância nos processos de intervenção especifica do campo da Saúde Pública.
9.Trabalho de campo
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Será realizada a partir do aproveitamento dos alunos verificado nas atividades decorrentes da participação e realização do trabalho de campo, das atividades teóricas e práticas desenvolvidas ao longo da disciplina
Critério
Participação nas atividades de classe, pesquisa e seminários.
Trabalhos em grupo e individual.
Trabalho de Campo
Trabalho escrito resultante do Seminário e de Trabalho de Campo
Norma de Recuperação
A recuperação consistirá na elaboração, pelo aluno, de trabalho escrito sobre temática do curso, a ser apresentado e defendido junto ao responsável pela disciplina.
 
Bibliografia
     
HOCHMAN Gilberto e ARMUS Diego, Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe. FIOCRUZ. RJ, 2004. FARRELL, Janette. A assustadora história das partes e epidemias. Ditorial Prestígio. SP, 2003.CZERESNIA, Dina contágio à transmissão: ciência e cultura na gênese do conhecimento epidemiológico. FIOCRUZ, 1997. ROCHA Heloisa Helena P. A Higienização dos costumes. FAPESP/Mercado das Letras. SP, 2003.RIBEIRO Maria Alice R. História sem fim....inventário da saúde pública. Editora UNESP, 1993. DÉOUX Suzanne e Pierre. Instituto Paulo Freire. Porto, 1996. FRANCO Laércio J e PASSOS Afonso Dinis C. Manole, SP, 2005.CONSTITUIÇÃO República Federetiva do Brasil, 1988. SCLIAR Moacir et all Saúde Pública, histórias, política e revolta. Cortez, 2002. VASCONCELLOS, Maria da Penha (org) Memórias da Saúde Pública: A fotogradia como testemunha. HUCITEC/ABRASCO, 1995.
 

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