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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0112 - Introdução ao Pensamento Científico e sua Complexidade
Introduction to Scientific Thought and its Complexity

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2014

Objetivos
Introduzir o aluno à compreensão das rupturas epistemológicas que caracterizam o processo histórico gerador do sistema capitalista no mundo ocidental, e que possibilitou a emergência e consolidação da Ciência Moderna, sua concepção de pensamento científico e dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e lógicos que o sustentam. Promover a reflexão e debate sobre a Saúde Pública como campo de conhecimento disciplinar e interdisciplinar, que requerem, para a produção de conhecimento, disciplinas pertencentes às áreas das Ciências Naturais, Formais e Sociais e Humanas. Promover a reflexão e debate sobre exemplos de temas relativos a fenômenos complexos - característicos do campo - que apresentam desafios de natureza teórica, metodológica, assim como tecnológica para a geração de conhecimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8750457 - Cristiane da Silva Cabral
 
Programa Resumido
Trata-se de uma disciplina que procura, por um lado, apresentar e discutir temas relacionados ao processo histórico relativo à consolidação do pensamento científico, constitutivo da ciência moderna, seus fundamentos ontológicos, epistemológicos e lógicos. Por outro, como o campo da Saúde Pública incorpora esse modo científico de pensar, qual a contribuição das Ciências Formais, Naturais, assim como das Ciências Sociais e Humanas
 
 
 
Programa
1- Ciência, Tecnologia e Dilemas Éticos no Mundo Contemporâneo. Questões emergentes, relativas ao avanço e implicações da tecnociência, de interesse para a Saúde Pública como campo de conhecimento e de práticas.
2- Ciência, Filosofia e Senso Comum: caracterização das especificidades desses conhecimentos e. reflexões sobre a questão da ruptura epistemológica que passa a caracterizar o conhecimento gerado pelo paradigma da ciência moderna como único conhecimento verdadeiro.
3- A Ciência Moderna: surgimento, consolidação e fundamentos filosóficos do pensamento científico que a caracteriza.
4- Os lugares das Ciências Formais, Naturais e Sociais e Humanas no Paradigma da Ciência Moderna.
5- O problema da racionalidade e da objetividade nas Ciências Naturais e nas Ciências Sociais e Humanas.
6- Características e relações existentes entre linguagem científica, metodologia e tecnologia de pesquisa nos processos de investigação.
7- A pesquisa científica no campo da Saúde Pública e a questão dos desafios para a abordagem dos fenômenos complexos que lhes são característicos.
8- A Saúde Pública como campo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar e interdisciplinar: contribuição das Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Formais.
9- Passos e estratégias para a elaboração de Projetos de Pesquisa em Saúde Pública: do contexto da descoberta ao contexto da justificação.
10- Exemplificação de Temas e Problemas de Saúde Pública hoje: reflexões sobre a importância e desafios teóricos, metodológicos e tecnológicos para sua investigação disciplinar ou interdisciplinar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas estimulando a participação ativa do aluno , com diálogos reflexivos, leitura e elaboração de resenhas, trabalhos em grupo, seminários que possibilitem aprofundamento em temas específicos de interesse dos alunos.
Critério
Freqüência, Participação em classe, Resenhas, Apresentação de Seminário.
Norma de Recuperação
Será oferecida recuperação aos alunos que obtiverem média 30 e freqüência mínima de 70%
 
Bibliografia
     
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