Informa??es da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0121 - Informacão Bibliográfica em Saúde Pública
Bibliographic Information in Public Health

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2016

Objetivos
Capacitar o aluno no acesso à informação especializada, técnica e científica, de interesse para a área de saúde pública e orientá-lo no uso dessa informação, a partir da hierarquização e organização crítica da informação visando a sua divulgação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
615336 - Angela Maria Belloni Cuenca
 
Programa Resumido
A disciplina visa a orientar o aluno no acesso à informação especializada, técnica e científica, de interesse para a área de saúde pública abordando temas como os principais sistemas de comunicação científica em nível nacional e mundial, tipos e características da literatura publicada em saúde pública, uso da Biblioteca da FSP, das bases de dados LILACS e MEDLINE, além das bibliotecas virtuais em saúde. Da mesma forma, orientar o aluno na construção de um texto acadêmico a partir das informações obtidas nas diversas fontes de informação, ou seja, a prática da elaboração de um trabalho acadêmico. Ao final, o aluno deve ser capaz de elaborar um texto de natureza acadêmica com os resultados de busca obtido no uso das publicações indexadas nos sistemas de informação.
 
 
 
Programa
A Pesquisa na Universidade e a Saúde Pública como campo de investigação; Conhecimentos básicos sobre temas de pesquisa em saúde pública: sua definição e delimitação; Características das publicações em saúde pública; Introdução ao sistema de comunicação científica; Acesso à informação especializada em saúde pública; Hierarquização e organização crítica das informações; Documentação no texto e normalização bibliográfica; Estruturação e apresentação de trabalhos acadêmicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas são teóricas e práticas, integradas com outras disciplinas, a depender do interesse do curso. A matéria é dividida em: aulas formais, exercícios práticos em base de dados, treinamento e orientação do trabalho acadêmico e seminários.
Critério
Trabalhos práticos realizados. Envolvimento e interesse do aluno na elaboração do trabalho. Conteúdo, redação e apresentação do trabalho de atualização bibliográfica.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Cuenca AMB et al. Informação em saúde pública e atualização do conhecimento. In: Rocha A de A, Cesar CLG, editores. Saúde pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu; 2008. 2. Cuenca AMB et al. A biblioteca virtual e o acesso às informações científicas e acadêmicas. Rev USP 2008; (80): 72-83 3. Castells M. A sociedade em rede. Madrid: Alianza; 2009. 4. Darnton R. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São: Companhia das Letras; 2010. 5. Meadows AJ. A comunicação científica. Brasília: Ed. Briquet de Lemos; 1999 6. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Biblioteca CIR. Guia de apresentação de teses [on line]. 2ª ed. São Paulo; 2015. Disponível em http://www.biblioteca.fsp.usp.br/guia. Informações e sites na Internet Biblioteca //CIR: Centro de Informação e Referência em Saúde Pública. -http://www.bibcir.fsp.usp.br> Biblioteca Virtual em Saúde Pública - http://www.saudepublica.bvs.br Biblioteca Virtual em Saúde - http://www.bireme.br 7. Volpato GL. Método lógico para redação científica. Botucatu: Best Writing; 2010
 

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